Há tempos deixei de abastecer este Blog, mesmo assim ele continua ativo, servindo de inspiração para muitos professores. Se você chegou até aqui, saiba que os conteúdos aqui postados são aulas que preparei para mim. Eu não quis guardar minhas experiências, pois sei que a maioria dos professores não têm muito tempo. Aproveite. Blog criado em 18/09/2006

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26 de outubro de 2009

Lista da Normalidade - continuação


25) Em um meio de transporte público, jamais olhar diretamente nos olhos de uma pessoa, caso contrário isso pode ser interpretado como um sinal de sedução.

26) Quando entrar no elevador, manter o corpo voltado para a porta de saída, e fingir que é a única pessoa lá dentro, por mais lotado que esteja.

27) Jamais rir alto em um restaurante, por melhor que seja a história.

28) No hemisfério norte, usar sempre a roupa combinando com a estação do ano; braços de fora na primavera (por mais frio que esteja e casaco de lã no outono (por mais quente que esteja).

29) No hemisfério sul, encher a árvore de natal de algodão, mesmo que o inverno nada tenha a ver com o nascimento de Cristo.

30) À medida que for ficando mais velho, achar-se dono de toda a sabedoria do mundo, embora tenha vivido o suficiente para saber o que está errado.

31) Ir a um chá de caridade e achar que com isso já colaborou o suficiente para acabar com as desigualdade sociais do mundo.

32) Comer três vezes por dia, mesmo sem fome.

33) Acreditar que os outros sempre são melhores em tudo: são mais bonitos, mais capazes, mais ricos, mais inteligentes. É muito mais arriscado aventurar-se além dos próprios limites, melhor não fazer nada.

34) Usar o carro como uma arma e uma armadura invencível.

35) Dizer impropérios no trânsito.

36) Achar que tudo que seu filho faz de errado é culpa das companhias que ele escolheu.

37) Casar-se com a primeira pessoa que lhe oferecer uma posição social. O amor pode esperar.

38) Dizer sempre: “eu tentei” mesmo que não tenha tentado absolutamente nada.

39) Deixar para viver as coisas mais interessantes da vida quando já não tiver mais força para tal.

40) Evitar a depressão com doses diárias e maciças de programas de TV.

41) Acreditar que é possível estar seguro de tudo o que conquistou.

42) Achar que as mulheres não gostam de futebol, e que os homens não gostam de decoração e cozinha.

43) Culpar o governo por tudo de ruim que acontece.

44) Estar convencido de que ser uma pessoa boa, decente, respeitosa significa que os outros vão pensar que é fraca, vulnerável e facilmente manipulável.

45) Estar igualmente convencido de que a agressividade e a descortesia no trato com os outros são sinônimos de uma personalidade poderosa.

46) Ter medo de fibroscopia (homens) e parto (mulheres).

O “amigo” ri:

 Você devia fazer um filme baseado nisso  comenta.

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Massa de Modelar

Receita caseira
2 xícaras de farinha de trigo;1/2 xícara de água1/2 xícara de sal
(Para colorir use pó de suco artificial ou corante de uso culinário)






22 de outubro de 2009

Uma prova da existência das bruxas


Eu não acredito em bruxas, mas parece ser verdadeira a afirmação do ditado espanhol: "Yo no creeo em brujas, pero que las hay, las hay". Olhe onde uma bruxa esqueceu sua vassoura!

Click na foto para ver os detalhes

Dia das Bruxas


17 de outubro de 2009

Como desenhar

Como desenhar um cavalo




A Gaivota e o Rato

A gaivota voava por cima de uma praia no Golfo, quando viu um rato. Desceu dos céus, e perguntou ao roedor:

Onde estão suas asas?

Cada bicho fala um idioma, o rato não entendeu o que ela dizia; mas notou que o animal à sua frente tinha duas coisas estranhas e grandes saindo de seu corpo.

“Deve sofrer alguma doença”, pensou o rato.

A gaivota percebeu que o rato olhava fixamente suas asas:

Pobrezinho. Foi atacado por monstros, que lhe deixaram surdo e roubaram as asas.

Compadecida, pegou-o em seu bico, e levou-o para passear nas alturas. “Pelo menos ele mata a saudade”, pensava enquanto voava. Depois, com todo o cuidado, deixou-o no chão.

O rato, durante alguns meses, tornou-se uma pessoa profundamente infeliz: tinha conhecido as alturas, viu um mundo vasto e belo.

Mas, com o passar do tempo, terminou de novo acostumando-se a ser rato, e achou que o milagre que tinha acontecido em sua vida não passava de um sonho.

Fonte: O VENCEDOR ESTÁ SÓ – Paulo Coelho

15 de outubro de 2009

Mensagem dirigida aos professores




Esta mensagem foi encontrada num campo de concentração nazista.


Prezado professor,


Sou sobrevivente de um campo de concentração, meus olhos viram o que nenhum homem deveria ver: câmaras de gás construídas por engenheiros formados, crianças envenenadas por médicos diplomados, mulheres e bebês fuzilados e queimados por graduados em colégios e universidades. Assim, tenho minhas suspeitas sobre educação.

Meu pedido: ajude seus alunos a tornarem-se humanos. Seus esforços nunca deverão produzir monstros treinados ou psicopatas hábeis. Ler, escrever e aritmética só são importantes para fazer nossas crianças mais humanas.

12 de outubro de 2009

Sem Palavras


9 de outubro de 2009

Atitude


"Adote o ritmo da natureza.
O segredo dela é a paciência."


Ralfph Waldo Emerson (1803-1882)
Poeta e ensaísta americano

29 de setembro de 2009

Mini teatro ecológico

Giramundo - Miniteatro Ecológico - O Aprendiz Natural

21 de setembro de 2009

Homenagem às árvores


Salve, árvore!

da natureza arte!

Nasce frágil e ousada,

surpreende,

passa por transformação,

metamorfose,

mutação!


Árvore amada,

cujos galhos vão ao chão,

depois de entalhada,

trabalhada

reune os amigos com muita dedicação.


Árvore torta

que pende ao chão,

que sustenta a flor,

que enfeita o altar

de Nosso Senhor,

Árvore que exala o perfume

que o vento carrega

e espalha nas vidas

de quem não se entrega!


Árvore que faz aliança,

moderniza-se,

amedronta-se,

festeja,

abriga,

doa-se

e inspira confiança!


Árvore, lar

para os raros

e ousados.

Descanso!

Dos migrantes esperança!

Lugar de espreita,

esconderijo

e desenho de criança !

Salve!


Uma árvore

vai além do natural,

torna-se surreal!

Tem sentimentos humanos!

Tem sim!

Passa pela juventude,

pela velhice,

e morre sem funeral!


Experiente lenho

transportado em caminhão,

cumpra sua missão!

Torne-se papelão

para abrigar o menino

que dorme à noite no chão.

Com seu calor

asse o pão!

Embaixo de sua copa

Reúne-se a mocidade

ao sabor do chimarrão!


Uma árvore pode ser parte de uma história,

testemunha de um amor,

ser o passado

que viro fumaça,

cinzas,

dor!

Pode ser retalhada,

suja

ou perfumada, no frio ou calor!


Pode ser genealógica

ou nos imitar

dançando balé,

apontando erros,

aplaudindo,

amando,

gerando vida! Olé!

Também pode adoecer,

chorar,

vingar-se,

matar, ou morrer!


Há muitos tipos de árvores:

araucária,

atômica,

túnel,

tábua,

chão,

casa,

livro,

árvore de invernada

sombra da caminhada,

plantada no penhasco,

para assar churrasco!


Árvore de colagem,

luminária,

de palavras,

cruz de cemitério,

violão,

alucinação,

Que mistério!


Árvore em pó,

enfeite de procissão,

companhia de santa,

confusão,

transgressão

de Adão separação!

Ipê de flor amarela,

terço de oração,

reflexão,

pinguela!


Árvore de coração,

Rainha da paisagem,

casa onde morei,

lápis de escrever mensagem.


Todos somos árvores,

desde criança

adquirimos sua essência,

nos tornamos pedra,

brasa viva

ou carvão, incrível, não?!


Árvore em inversão,

tal qual a vida:

desmatada,

fiscalizada,

violentada,

retalhada,

vira mesa,

banco de decoração,

bicicleta,

enfeite rústico,

porta de barco pirata,

sabonete de mulata,

prisão!


Oh, árvore! Gigante

ou anã,

vista de baixo

ou de cima,

banco de praça,

mesa de salão

ou seca, em podridão!


Oh, árvore sagrada!

Banco de igreja,

imortalização de herói

ou santo de procissão,

rogue pelos pecadores

inimigos da nação

que perderam o juízo

e fazem devastação!


Oh, árvores todas, de primavera,

Outono,

Inverno

Ou verão,

invejadas pelo luar do sertão!

Um grande beijo

Do fundo coração!

Um dia,

uma delas

será nosso caixão!


Terezinha Bordignon

Visões de árvores













Árvores para construir

Algumas árvores construídas podem ser fonte de inspiração para a criação de outras, usando materias alternativos disponíveis, tais como isopor, E.V.A., prendedores de roupa, revistas, garrafas plásticas, botões, tecidos...















Imagens capturadas em diversos sites.

Árvores para colorir




5 de setembro de 2009

Massa de biscuit


Quer aprender a fazer massa de biscuit em casa? Assista a esse video de Cecília Andrade. Ela ensina como ninguém. Depois é só criar suas peças, certamente elas farão muito sucesso. CLICK AQUI.


2 de setembro de 2009

Sue Grafton


"Se a sua mente não é aberta, fecha a boca também."

SUE GRAFTON, escritora norte-americana.
Fonte: Correio Riograndense

26 de agosto de 2009

A Raposa e as uvas


Como trabalhar a fábula "A Raposa e as Uvas"
com alunos de séries iniciais.
Algumas sugestões:

1- Monte o cenário na sala de aula com algumas uvas no alto, fantasie-se de raposa e represente a cena, ou faça a representação usando teatrinho de fantoches. Aquele que é montado numa caixa de papelão e o professor se esconde atrás para dramatizar o texto;

3- Após isso, faça perguntas orais para os alunos, sobre o que entenderam. Aproveite também para explicar os significados algumas palavras do texto;

4- Se os alunos já escrevem, ensine-os a escrever algumas palavras do texto.

5- Através de figuras, ensine antônimos: Ex: bom e mau, em cima e embaixo, verde e maduro, doce a azedo...

6- Os alunos podem colorir um desenho da raposa ou fazer uma colagem de um cacho de uvas.

7- Para encerrar, distribua algumas uvas maduras para os alunos, peça que as comam sem pressa. Após isso, pergunte sobre a sensação de saboreá-las e essa fábula nunca mais será esquecida.

8- Outras sugestões para trabalhar a fábula.