Encheram o caminho do riacho de barreiras e pedras enormes. Ele não se atrapalhou em momento algum. Continuou correndo. Contornou todos os obstáculos, deu um jeito de achar seu caminho.
Finalmente puseram diante dele uma enorme pedra. Ele foi inchando, inchando, inchando até que formou um enorme lago, o lago cresceu e subiu e lá estava ele correndo de novo, por cima da enorme pedra.
Então os engenheiros concluíram que não é possível parar um riacho.
Fizeram uma grande ponte sobre ele, por que riachos às vezes se enchem, transbordando e derrubando tudo à sua frente.
E disse o riacho: - Pareço frágil, mas não sou. Quando me barram, dou um jeito de achar outro caminho. Mas se abusam ao ponto de não me deixarem outra alternativa, passo por cima e vou em frente! Ninguém me impedirá de continuar servindo quem precisar de minha ajuda!
O RIACHO SEMPRE DÁ UM JEITO DE ACHAR O SEU CAMINHO.
Pe. Zezinho
SUGESTÕES DE ATIVIDADE:
- Leituras silenciosa e oral
- Atividades escrita sobre:
- As interferências sofridas pelo riacho;
- As atitudes do riacho diante das barreiras;
- As conclusões dos homens;
- Solução encontrada;
- Ponto de vista do riacho;
- Casos de rios e riachos que mostraram sua força e deixaram pessoas desabrigadas;
- Tipo de pessoa que pode ser comparada ao riacho.
- HISTÓRIA EM QUADRINHOS: Dividir o texto em quatro partes. Numerar os alunos de 1 a 4. Quem receber o número 1 desenha o primeiro parágrafo, o número 2 desenha o segundo parágrafo e assim sucessivamente: