Há tempos deixei de abastecer este Blog, mesmo assim ele continua ativo, servindo de inspiração para muitos professores. Se você chegou até aqui, saiba que os conteúdos aqui postados são aulas que preparei para mim. Eu não quis guardar minhas experiências, pois sei que a maioria dos professores não têm muito tempo. Aproveite. Blog criado em 18/09/2006

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17 de março de 2014

Fotografia

A humanidade sempre desejou registrar momentos e imagens, sejam eles, bons ou ruins, feios ou belos. Com o passar dos anos  e com o empenho de muitos estudiosos isso foi se tornando realidade, e cada vez melhor. A fotografia  tem a capacidade de congelar momentos e torná-los visíveis para outras pessoas. São capazes de apresentar outro tipo de informação - a visual e mesmo que as imagens fiquem amareladas, elas continuam ali. A fotografia é a prova de que vivemos, ficamos mais velhos, com a vantagem de ver fragmentos de nossas vidas. Ela denuncia injustiças, mostra o tempo, a moda, a classe social, o momento político, a estação do ano, a hora...  Muitas famílias têm fotografias antigas guardadas. Elas  
são documentos que podem ser estudados para se conhecer como eram as pessoas, como viviam, como pensavam. A fotografia pode ser um importante instrumento para recuperação da história pessoal e social. É preciso ter um olhar atento para identificar as diferenças em relação às fotografias atuais a partir das informações sobre luz, sombras, cor, paisagem, cenário, figurino, tipo de vestimenta que mais chamam a atenção. 

 Breve análise de uma fotografia antiga:

FamiliaSiegle-gentilezaMariaInesEscalonaPurcell2005

Uma família numerosa. Aparenta ser a foto familiar de um casal mais velho e sua prole. Dentre esses, alguns já casados e com filhos também.  Percebe-se três gerações: à frente estão as crianças e um jovem; no centro, sentados estão os mais velhos. No fundo, em pé, estão os mais jovens. Todos se prepararam para esse momento, vestiram roupas de passeio: os homens, terno e gravata, as mulheres e as meninas, vestidos. As mulheres mais jovens, as meninas e os bebês usam roupas claras. Todos usam roupas de mangas compridas, parecer ser inverno, porque os meninos usam roupas grossas. Os cabelos das mulheres são longos.  Todas estão com eles muito bem arrumados, um sinal da vaidade feminina. Todas as pessoas estão estáticas, a impressão que se tem é de que há um profundo silêncio. As meninas que ladeiam o menino vestem roupas iguais, um costume da época, quando as compras eram feitas com o máximo de economia. Provavelmente, para evitar sobras e para igualar a importância das filhas, escolhia-se o mesmo tecido e o mesmo modelo.  
            O fundo é confuso, aparenta ser um ambiente externo, mas lateralmente estão visíveis móveis e pintura. 

14 de março de 2014

Lugares Sagrados

LUGARES SAGRADOS São lugares consagrados a um culto religioso. 

Torre de Babel

No início de sua história o homem usava, para as suas orações, o alto das montanhas, ou o refúgio sob as árvores de bosques e florestas. Esses lugares eram considerados sagrados. Mas era perigoso, um inimigo ou um animal feroz podia atacá-lo. Os templos religiosos surgiram quando houve a necessidade do homem buscar proteção conta inimigos ou animais , então ele construiu os muros.

Os primeiros templos surgiram entre os sumérios, 4000 anos A.C. na Mesopotâmia, região situada entre os rios Tigre e Eufrates, Os primeiros templos eram  feitos de tijolos secos ao sol e eram bastante simples, sem teto, chamavam-se Zigurate.

Zigurate
Os templos egípcios, que surgiram depois, tinham colunas, mas eram descobertos. Depois de séculos, fizeram um teto imitando a abóbada celeste. Os templos egípcios e babilônicos influenciaram, os templos hebraicos, ou templo de Salomão, e serviram de  modelo para as igrejas atuais. Foi com os gregos que a construção de templos tornou-se a mais alta expressão da arquitetura antiga, influenciando todas as culturas, inclusive a nossa.

O lugar mais sagrado do judaísmo era o Templo, construído no monte Moriá em Jerusalém. Ele foi destruído pelos gregos . O segundo Templo, construído no mesmo lugar, foi destruído pelos romanos. Um outro lugar sagrado em Jerusalém é o monte das Oliveiras,ele era um cemitério.


LUGARES SAGRADOS NA NATUREZA: - São espaços geográficos abertos, como Cachoeiras, montanhas, vales, grutas naturais, planícies, rios, florestas onde se faz reverencia a algum ser superior.






LUGARES SAGRADOS CONSTRUÍDOS
são templos, construções e monumentos para a experiência do sagrado.

Os lugares sagrados construídos podem ser classificados em:

Lugares destinados ao culto religioso:
            (mesquita, sinagoga, igreja, templo, terreiro, santuário);
Lugares para a vivência espiritual:
            (mosteiro ou convento, seminário);
- Lugares de culto ou reverência aos mortos:

            (ceminários, necrópoles, túmulos, catacumbas).









Caaba




Templo indiano - Taj Mahal


13 de março de 2014

Arte egípcia

Imagem do Museu egípcio, Curitiba

            A arte egípcia refere-se à arte desenvolvida e aplicada pela civilização do Antigo Egito localizada no vale do Rio Nilo no Norte da África. Esta manifestação artística teve a sua supremacia na religião durante um longo período de tempo, estendendo-se aproximadamente pelos últimos 3000 anos antes de Cristo e demarcando diferentes épocas que auxiliam na clarificação das diferentes variedades estilísticas adotadas: Período Arcaico, Império Arcaico, Império Antigo, Império Médio, Império Novo Época Baixa, Período Ptolomaico e vários períodos intermédios, mais ou menos curtos, que separam as grandes épocas, e que se denotam pela turbulência e obscuridade, tanto social e política como artística.
            O tempo e os acontecimentos históricos encarregaram-se de ir eliminando os vestígios desta arte ancestral, mas, mesmo assim, foi possível redescobrir algo do seu legado no Século XIX em que escavações sistemáticas trouxeram à luz obras capazes de fascinar investigadores, colecionadores e mesmo o olhar amador.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Arte_do_Antigo_Egito


SUGESTÃO:
Mostrar rapidamente as múmias pintadas, pedir aos alunos que observem como são diferentes umas das outras e orientar para que pintem o modelo abaixo fazendo modificações. No final da aula, os alunos devem colar as múmias num painel para observação de outros alunos.

Desenho e confecção de máscaras egípcias.


http://www.pinterest.com/pin/367747125794524042/


Créditos a http://www.pinterest.com/strollercoaster/design/


Fazer colagem e expor as produções dos alunos


http://www.pinterest.com/pin/367747125794524042/



Desenhe uma máscara


Como fazer uma múmia


http://media-cache-ec0.pinimg.com/236x/0d/e8/ba/0de8ba1bda09db86290d87d48917a04d.jpg





12 de março de 2014

Cândido Portinari

OS RETIRANTES


Os Retirantes _ Cândido Portinari – 1944 - Óleo s/ Tela. 190 x 180 cm
Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand.

            Cândido Portinari nasceu em 1903 em Brodosqui, Estado de São Paulo. Desde criança trabalhou na lavou de café, fato que influenciou sua obra. Aos 9 anos entrou em contato com a pintura, auxiliando na restauração da Igreja Matriz local. Aos 15 foi sozinho para o Rio de Janeiro onde trabalhou durante o dia e estudou  Artes à noite. Começou a expor seu trabalho e em 1925, com 23 anos,  atraiu a atenção dos críticos. Tornou se uma artista admirado no Brasil e na Europa, onde conheceu vários países e obras de pintores famosos.  Voltou para o Brasil e encontrou sua maneira de pintar. O café passou a ser seu tema favorito. Pintou grandes painéis em locais públicos e passou a expressar a realidade vivida pelos trabalhadores: Cansaço, sofrimento e temas políticos. Numa viagem a Nova York visitou o museu de Arte Moderna e conheceu a pintura cubista de Picasso, Guernica e se Surpreendeu. Neste momento de sua vida era grande admirador do Partido Comunista, o que fez com que suas obras fossem  rejeitadas até pela Igreja e assim ele o passou ele passa a ser visto como um perigo à sociedade. Naquele momento histórico, a Segunda Guerra Mundial e o Holocausto aconteciam na Europa, No Brasil, o nordeste é dizimado pela seca, e Getúlio Vargas é o Presidente da República.
Portinari pintou “Os Retirantes”  sob esses acontecimentos. 

Numa análise estética percebe-se que sua obra recebeu influências de Pablo Picasso, pois tem traços do cubismo, algumas roupas têm formas geométricas. Não existe perspectiva, é com se fosse uma escultura. O fundo distante tem umas poucas montanhas bem claras. As cores são escuras e dão um ar pesado à tela.
Portinari empenhou-se em mostrar a falta de uma política sem preocupação com a situação do nordestino brasileiro. Mostrou a situação de trabalhadores rurais que eram penalizados sempre que a miséria atingia, como acontecia no país naquele momento.  A pintura “Os Retirantes”, acentua as desigualdades sociais: a pobreza e consequentemente  a fome. São nove personagens que olham para o expectador. A tela mostra a necessidade que o nordestino tem de abandonar sua terra em busca de uma vida melhor em outra parte do país. Duas famílias, duas gerações. Analisando dessa forma, é possível perceber que Portinari foi realmente um homem voltado para as questões sociais, pelo fato de ter presenciado isso no Brasil, um pintor que procurou retratar pessoas reais, famílias numerosas, o homem, preso ao campo e o Brasil, essencialmente rural, e isso o incomodava.

            Esses argumentos são imprescindíveis  quando se quer observar a obra do ponto de vista poético. Portinari foi influenciado desde pequeno pelo que presenciou. Para atingir seu objetivo de atrair a atenção da situação brasileira, Portinari lançou mão da dramatização. Procurou criticar o sistema de governo para chamar a atenção e provocar uma mudança. Mostrou-os paupérrimos  e em pleno êxodo, tudo o que têm, cabe numa pequena trouxa: A pé, descalços,sem o mínimo de segurança e bem estar, duas famílias com filhos pequenos fogem da seca. A miséria e o perigo iminente de morte. os igualou. Todos são mostrados desfigurados, cadavéricos, com ar de tristeza e solidão, esfarrapados, nus ou seminus buscando apoio encontrando proteção uns nos outros, já que não podem contar com ninguém mais, como Portinari estava habituado a ver.  Usou cores escuras, como se as pessoas estivessem sujas.  Portinari também mostrou um grave problema de saúde: uma criança seminua com aparência de portadora de esquistossomose, uma doença acarretada geralmente quando há falta de saneamento básico. Não há nenhuma vegetação. Avista-se ao longe o cume de algumas montanhas. O céu também foi pintado para chamar a atenção. Além de escuro, muitos pássaros negros, abutres, esperando o momento em que o grupo não resistir mais e sucumbir. O cajado do senhor mais idoso e uma ave formam uma imagem que lembram o cajado da personagem morte. O sofrimento desta família mostra a situação de inúmeras famílias brasileira. Portinari não poupou esforços para fazer uma crítica social.

            Ao retratar a realidade brasileira,  Portinari atingiu seu objetivo e eternizou a obra. Mesmo sendo uma pintura da década de 40, ainda pode ser considerada uma pintura atual”. Ele mostra  problemas sociais que apesar da critica, continuam requentes, embora atualmente existam muitos programas sócias.