Há tempos deixei de abastecer este Blog, mesmo assim ele continua ativo, servindo de inspiração para muitos professores. Se você chegou até aqui, saiba que os conteúdos aqui postados são aulas que preparei para mim. Eu não quis guardar minhas experiências, pois sei que a maioria dos professores não têm muito tempo. Aproveite. Blog criado em 18/09/2006

TRANSLATE

Busque arquivos antigos

18 de março de 2014

Arte pré-histórica



A arte pré-histórica é a mais antiga forma de arte conhecida. Tudo o que conhecemos desse período são o resultado das pesquisas de antropólogos e historiadores e dos estudos da ciência
arqueológica, que reconstituíram a cultura do homem.
As primeiras produções da Idade da Pedra datam de 15000 a.C., época em que o homem esculpiu estatuetas de deusas e pintou bisões, veados e gados nas paredes das cavernas, como nas grutas de Altamira e de Lascaux. No período paleolítico, 8000 a.C, foram deixados notáveis desenhos e pinturas rupestres. o pintor-caçador do Paleolítico supunha ter poder sobre o animal desde que possuísse a sua imagem. Acreditava que poderia matar o animal verdadeiro desde que o representasse ferido mortalmente num desenho. Utilizavam as pinturas rupestres, isto é, feitas em rochedos e paredes de cavernas. O homem deste período era nômade.
No período mesolítico, 5000 a.C, as pinturas já retratavam guerras intertribais, cenas da colheita e caçadas. No período neolítico, 5000-2500 a.C, as pinturas eram bastante elaboradas sobre as pedras.


Os artistas da Pré-História realizaram também trabalhos em escultura. Mas, tanto na pintura quanto na escultura, nota-se a ausência de figuras masculinas. Predominam figuras femininas. Destaca-se: a Vênus de Willendorf. 


As manifestações de pintura rupestre podem ser encontradas em todo o território brasileiro, porém são pouco conhecidas. Exemplos desse tipo de pintura são encontradas em áreas como Sete Cidades, no Piauí, e Lagoa Santa em Minas Gerais.







ARTE:
A arte tem sido definida de diferentes formas. Alguns artistas tentaram definir um conceito para a arte. Conheça algumas definições:
            “Será arte tudo o que eu disser que é arte” (Marcel Duchamp)
            “A beleza perece na vida, porém a Arte é imortal” (Leonardo Da Vincci)
            “Se eu pinto meu cachorro exatamente como é, naturalmente terei dois cachorros, mas não uma obra de arte”. (Goethe)


ATIVIDADE: 
Desenhe e pinte um cachorro, procurando fazer uma obra de arte.

            Tamanho: 12cm x  18cm



TRAÇOS ENCONTRADOS EM PINTURAS RUPESTRES



ATIVIDADE: 
Fazer pinturas rupestres nas figuras abaixo
Expor as figuras num painel




ATIVIDADE:
Ilustrar os potes abaixo com traços selecionados dos quadros a seguir:







17 de março de 2014

Fotografia

A humanidade sempre desejou registrar momentos e imagens, sejam eles, bons ou ruins, feios ou belos. Com o passar dos anos  e com o empenho de muitos estudiosos isso foi se tornando realidade, e cada vez melhor. A fotografia  tem a capacidade de congelar momentos e torná-los visíveis para outras pessoas. São capazes de apresentar outro tipo de informação - a visual e mesmo que as imagens fiquem amareladas, elas continuam ali. A fotografia é a prova de que vivemos, ficamos mais velhos, com a vantagem de ver fragmentos de nossas vidas. Ela denuncia injustiças, mostra o tempo, a moda, a classe social, o momento político, a estação do ano, a hora...  Muitas famílias têm fotografias antigas guardadas. Elas  
são documentos que podem ser estudados para se conhecer como eram as pessoas, como viviam, como pensavam. A fotografia pode ser um importante instrumento para recuperação da história pessoal e social. É preciso ter um olhar atento para identificar as diferenças em relação às fotografias atuais a partir das informações sobre luz, sombras, cor, paisagem, cenário, figurino, tipo de vestimenta que mais chamam a atenção. 

 Breve análise de uma fotografia antiga:

FamiliaSiegle-gentilezaMariaInesEscalonaPurcell2005

Uma família numerosa. Aparenta ser a foto familiar de um casal mais velho e sua prole. Dentre esses, alguns já casados e com filhos também.  Percebe-se três gerações: à frente estão as crianças e um jovem; no centro, sentados estão os mais velhos. No fundo, em pé, estão os mais jovens. Todos se prepararam para esse momento, vestiram roupas de passeio: os homens, terno e gravata, as mulheres e as meninas, vestidos. As mulheres mais jovens, as meninas e os bebês usam roupas claras. Todos usam roupas de mangas compridas, parecer ser inverno, porque os meninos usam roupas grossas. Os cabelos das mulheres são longos.  Todas estão com eles muito bem arrumados, um sinal da vaidade feminina. Todas as pessoas estão estáticas, a impressão que se tem é de que há um profundo silêncio. As meninas que ladeiam o menino vestem roupas iguais, um costume da época, quando as compras eram feitas com o máximo de economia. Provavelmente, para evitar sobras e para igualar a importância das filhas, escolhia-se o mesmo tecido e o mesmo modelo.  
            O fundo é confuso, aparenta ser um ambiente externo, mas lateralmente estão visíveis móveis e pintura. 

14 de março de 2014

Lugares Sagrados

LUGARES SAGRADOS São lugares consagrados a um culto religioso. 

Torre de Babel

No início de sua história o homem usava, para as suas orações, o alto das montanhas, ou o refúgio sob as árvores de bosques e florestas. Esses lugares eram considerados sagrados. Mas era perigoso, um inimigo ou um animal feroz podia atacá-lo. Os templos religiosos surgiram quando houve a necessidade do homem buscar proteção conta inimigos ou animais , então ele construiu os muros.

Os primeiros templos surgiram entre os sumérios, 4000 anos A.C. na Mesopotâmia, região situada entre os rios Tigre e Eufrates, Os primeiros templos eram  feitos de tijolos secos ao sol e eram bastante simples, sem teto, chamavam-se Zigurate.

Zigurate
Os templos egípcios, que surgiram depois, tinham colunas, mas eram descobertos. Depois de séculos, fizeram um teto imitando a abóbada celeste. Os templos egípcios e babilônicos influenciaram, os templos hebraicos, ou templo de Salomão, e serviram de  modelo para as igrejas atuais. Foi com os gregos que a construção de templos tornou-se a mais alta expressão da arquitetura antiga, influenciando todas as culturas, inclusive a nossa.

O lugar mais sagrado do judaísmo era o Templo, construído no monte Moriá em Jerusalém. Ele foi destruído pelos gregos . O segundo Templo, construído no mesmo lugar, foi destruído pelos romanos. Um outro lugar sagrado em Jerusalém é o monte das Oliveiras,ele era um cemitério.


LUGARES SAGRADOS NA NATUREZA: - São espaços geográficos abertos, como Cachoeiras, montanhas, vales, grutas naturais, planícies, rios, florestas onde se faz reverencia a algum ser superior.






LUGARES SAGRADOS CONSTRUÍDOS
são templos, construções e monumentos para a experiência do sagrado.

Os lugares sagrados construídos podem ser classificados em:

Lugares destinados ao culto religioso:
            (mesquita, sinagoga, igreja, templo, terreiro, santuário);
Lugares para a vivência espiritual:
            (mosteiro ou convento, seminário);
- Lugares de culto ou reverência aos mortos:

            (ceminários, necrópoles, túmulos, catacumbas).









Caaba




Templo indiano - Taj Mahal


13 de março de 2014

Arte egípcia

Imagem do Museu egípcio, Curitiba

            A arte egípcia refere-se à arte desenvolvida e aplicada pela civilização do Antigo Egito localizada no vale do Rio Nilo no Norte da África. Esta manifestação artística teve a sua supremacia na religião durante um longo período de tempo, estendendo-se aproximadamente pelos últimos 3000 anos antes de Cristo e demarcando diferentes épocas que auxiliam na clarificação das diferentes variedades estilísticas adotadas: Período Arcaico, Império Arcaico, Império Antigo, Império Médio, Império Novo Época Baixa, Período Ptolomaico e vários períodos intermédios, mais ou menos curtos, que separam as grandes épocas, e que se denotam pela turbulência e obscuridade, tanto social e política como artística.
            O tempo e os acontecimentos históricos encarregaram-se de ir eliminando os vestígios desta arte ancestral, mas, mesmo assim, foi possível redescobrir algo do seu legado no Século XIX em que escavações sistemáticas trouxeram à luz obras capazes de fascinar investigadores, colecionadores e mesmo o olhar amador.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Arte_do_Antigo_Egito


SUGESTÃO:
Mostrar rapidamente as múmias pintadas, pedir aos alunos que observem como são diferentes umas das outras e orientar para que pintem o modelo abaixo fazendo modificações. No final da aula, os alunos devem colar as múmias num painel para observação de outros alunos.

Desenho e confecção de máscaras egípcias.


http://www.pinterest.com/pin/367747125794524042/


Créditos a http://www.pinterest.com/strollercoaster/design/


Fazer colagem e expor as produções dos alunos


http://www.pinterest.com/pin/367747125794524042/



Desenhe uma máscara


Como fazer uma múmia


http://media-cache-ec0.pinimg.com/236x/0d/e8/ba/0de8ba1bda09db86290d87d48917a04d.jpg