Há tempos deixei de abastecer este Blog, mesmo assim ele continua ativo, servindo de inspiração para muitos professores. Se você chegou até aqui, saiba que os conteúdos aqui postados são aulas que preparei para mim. Eu não quis guardar minhas experiências, pois sei que a maioria dos professores não têm muito tempo. Aproveite. Blog criado em 18/09/2006

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30 de setembro de 2015

O Gabinete do Dr. Caligari




O gabinete do Dr. Caligari (1920)


            O Expressionismo Alemão é reflexo da profunda crise espiritual originada nos campos de batalha da Primeira Guerra Mundial. Segundo as características desse movimento, o expressionismo escapa à lógica, pois é subjetivo. Numa breve explanação, é bom lembrar que Dr. Caligari é um médico louco, que usando uma capa negra e uma cartola, vive alucinações faz mau uso de seus poderes mentais, hipnotiza um jovem e o induz a matar várias pessoas, sem ter consciência daquilo que faz. O filme ganha destaque quando o jovem se recusa a assassinar uma bela jovem. Para desenvolver o enredo tem necessidade de imagens distorcidas e deformadas, que dão sentido à trama e narram a tragédia.
            O Gabinete do Dr. Caligari  é um clássico do terror, lançado em 1919. Apresenta um visual um tanto surrealista. Foi uma das primeiras obras do expressionismo alemão e privilegia o tom escuro,  os estranhos efeitos de forte contraste entre luz e sombra, de cenários e ângulos de câmera distorcidos, além de climas psicológicos, para expressar os delírios de um louco, de forma irreal, abstrata, como as imagens de um sonho. Lida com temas como a demência, o controle mental e obsessão pelo poder, é uma alegoria sobre a situação política e social da Alemanha do pós-guerra, o militarismo e as imposições das autoridades do sistema. Seu roteiro foi escrito com um sentimento de aversão a esse sistema. É um questionamento a respeito da obediência cega à autoridade.
            O cenário é criado com pedaços de madeira e pano pintados com imagens distorcidas e com predomínio de linhas geométricas retas, obliquas e agressivas.  O uso de luz e sombras são típicos do expressionismo. Cenas de telhados, caminhos, pontes, florestas tornam-se surreais e ameaçadores, para expressar visualmente os sentimentos das personagens.  A casa do Dr. Caligari parece pequena e apertada por fora, o que causa uma sensação de incômodo.
            Por se tratar de um filme do início do século XX, quando o cinema estava em seu início e ainda era mudo, a trilha sonora é um elemento primordial, pois conduz o telespectador e mostra sua trama conforme as intenções do expressionismo: suspense, medo, enigma, terror fantasmagórico  estão presentes o tempo todo, conferindo uma atmosfera de pesadelo, sugerindo algo assustador

            O protagonista, bastante convincente, usa forte maquiagem, dirige um olhar perturbador, forte, de ameaça ao telespectador, um visual bastante sombrio. Sua interpretação, por Werner Krauss, o misterioso e cruel médico, Doutor Caligari é bastante exagerada e enigmática. Apresenta movimentos pouco naturais, uma qualidade irreal, fantasiosa, mórbida. O mesmo pode-se dizer do sonâmbulo César. A expressão facial e corporal também provocam medo. O exagero nas expressões buscam externar os sentimentos das personagens. Os figurinos se adéquam às atuações das personagens.


21 de setembro de 2015

Taumatrópio


  



Taumatrópio é um brinquedo que foi popular na Era Vitoriana. Uma obra de arte original bidimensional.
Há duas narrativas para a sua origem.
A pimeira afirma que foi Inventado em 1824, por Peter Mark Roget que apresentou um artigo à Royal Society de Londres, onde abordava e discutia uma certa sensação ilusória de se enxergar uma roda (de carruagem) rodar ao contrário, durante seu movimento normal de rotação.
            A outra diz que foi inventado em 1924 por Jonh Ayron, médico e fisíco inglês, como objetivo de provar o fenômeno ocular da “persistência retiniana”. 
            O Traumatrópio consiste de Um disco de papelão com uma imagem em cada lado, preso a dois pedaços de barbante. Quando as cordas são torcidas rapidamente entre os dedos as imagens dos dois lados parecem se combinar em uma. Por exemplo, se for desenhado num lado do disco uma gaiola e no outro um passarinho, ao rodar o fio esticado as duas imagens fundem-se dando a impressão de que o pássaro está dentro da gaiola.
            A palavra ‘Taumatrópio’ vem do grego thaûma (maravilha) + tropos (virar, transformar) que significa "que se transforma em algo maravilhoso". Esse efeito ou ilusão de óptica é dado pelo fenômeno da "persistência retiniana".
            Persistência Retiniana é a capacidade que o olho humano tem de reter a imagem, ou seja, as imagens permanecem por um determinado tempo em nossa retina - cérebro - de aproximadamente 1/16, dezesseis frames por segundo, qualquer imagem que fique mais tempo que esse dará impressão de movimento.  Esse efeito ou ilusão de óptica é dado pelo fenômeno da "persistência retiniana".
            Quando se olha fixamente para uma luz e depois se fecha os olhos, fica-se com a impressão de continuar a ver essa luz mesmo com os olhos fechados. Este fenómeno chama-se Efeito Phi ou Efeito de Persistência Retiniana das Imagens.



Sequência da confecção de um Taumatrópio:


Fig. 1 – Risco em A4



Fig. 2 - Contorno com caneta hidrográfica

Fig. 3 – Pintura com lápis de cor

Fig. 4 – Pintura do fundo com giz pastel seco

Fig. 5 – Papel cartão e reforço da borda


Fig 6 – Desenho colado no papel cartão 

Fig. 7 – Figura recortada com furo nas bordas

Fig. 8 - Figura recortada com furo nas bordas


Fig 9 – Figura com elástico -  Frente  


Fig 10 – Figura com elástico -  Verso 

  
Exemplos de Taumatrópios: