Há tempos deixei de abastecer este Blog, mesmo assim ele continua ativo, servindo de inspiração para muitos professores. Se você chegou até aqui, saiba que os conteúdos aqui postados são aulas que preparei para mim. Eu não quis guardar minhas experiências, pois sei que a maioria dos professores não têm muito tempo. Aproveite. Blog criado em 18/09/2006

TRANSLATE

Busque arquivos antigos

1 de janeiro de 2007

Carta com argumento


VEGETARIANISMO

A alimentação é algo que é do interesse de todas as pessoas em todos os lugares. As necessidades alimentares não estão apenas ligadas à sobrevivência biológica mas também à saúde humana. Por razões nutritivas e econômicas uma dieta sem carne é melhor para o corpo humano. E aquelas pessoas que evitam comer carne de qualquer espécie são chamadas de vegetarianas.

O vegetarianismo está ganhando respeito hoje em dia. O número de vegetarianos voluntários está crescendo no Brasil. Argumenta-se que comer muita carne e muitos produtos derivados de carne pode contribuir muito para desarranjos: úlceras, infecções parasíticas e doenças do coração e dos vasos sangüíneos, tais como colesterol e pressão alta, que pode levar ao enfarte. Há também outras razões para adotar uma dieta vegetariana: nossos dentes evoluíram para lidar com fibras e sementes, não com carne; é mais eficiente usar a terra para produzir alimentos diretamente. Há mais cálcio e vitaminas B e C numa dieta vegetariana (legumes, frutas, nozes). Há menos gordura (nozes e gorduras vegetais). As proteínas são similares. Há mais água.

O vegetarianismo pode proporcionar uma dieta saborosa e variada. Uma boa dieta balanceada deve incluir (feijão, soja), caloria (pão, massas, óleo vegetal) e vitaminas (frutas e legumes). Simplesmente evitar carne pode ser perigoso se a carne não é substituída por outra proteína equivalente. Para abster-se de três mil calorias (o consumo recomendado para um homem adulto) uma pessoa precisaria de seis quilos de maçãs, ou um quilo de repolho cru ou um quilo de pão. Balanceando sua dieta vegetariana você pode alcançar o consumo recomendado de um modo menos aborrecedor.

SUGESTÃO:

- Leitura do texto.

- Explorar o texto oralmente: (vantagens, cuidados ...), preparando o aluno para a próxima atividade. O professor pode orientar uma atividade de pesquisa no texto pedindo para o aluno copiar, por exemplo, dois verbos regulares, cinco substantivos comuns, três dígrafos, duas palavras paroxítonas acentuadas...


CARTA DA MÃE ONÇA:


Prezada filha


Sabemos todos de sua traição à raça.Se não quiser ser a ovelha negra da família, mande imediatamente uma presa para sua avó que morre de velha. É preciso que ela abençoe você. Não quero acreditar que seja verdadeira a sua fraqueza de não comer carne. Não aceitamos um membro vegetariano na família. Isto fica entre nós. Espero que volte ao bom caminho.

Saudações felinas

Mãe Onça


SUGESTÃO:

- Leitura do texto

- Produção de texto: (Responder a carta acima como se aluno fosse a Onça Vegetariana.) Os argumentos devem ser baseados no texto Vegetarianismo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A humanidade é um oceano. Se algumas gotas estão sujas, isso não significa que ele todo ficará sujo. (Mahatma Gandhi)