Há tempos deixei de abastecer este Blog, mesmo assim ele continua ativo, servindo de inspiração para muitos professores. Se você chegou até aqui, saiba que os conteúdos aqui postados são aulas que preparei para mim. Eu não quis guardar minhas experiências, pois sei que a maioria dos professores não têm muito tempo. Aproveite. Blog criado em 18/09/2006

TRANSLATE

Busque arquivos antigos

1 de janeiro de 2007

Troféu mais você



A televisão é o meio mais poderoso inventado pelo homem para divulgar uma mensagem ao maior número possível de pessoas, de todas as classes sociais. Proporciona lazer e informação a toda sociedade. E dentro de casa, por isso mesmo tem poder para influenciar comportamentos, mudar hábitos, educar, informar, divertir, emocionar, gerar mudanças. Também pode oprimir, desvirtuar, dominar, direcionar, manipular a opinião do público. Todos sabemos disso.

Não sou uma daquelas pessoas habituadas a muitas horas de televisão todos os dias. Assisto a poucos programas, mas tenho o hábito de me levantar e ligar a TV na Globo, no noticiário da manhã, para me inteirar dos acontecimentos. Às vezes vejo uma parte do programa Mais Você, da Ana Maria Braga, pessoa que muito admiro pela alegria, determinação e fé.

No dia 29 de dezembro, levantei-me e fiz o ritual de sempre. A apresentadora entregava o troféu Mais Você às pessoas que se destacaram no ano 2006. Não vi todo o programa porque tive que sair, porém assisti à parte em que Roberto Carlos de Souza recebia o troféu por ter resgatado o bebê que foi jogado pela mãe, na lagoa da Pampulha, em Belo Horizonte. Nada tenho contra esse senhor, penso que mereceu o prêmio, porque salvou a vida de um ser completamente indefeso. Ele estava lá e foi chamado para socorrer a vítima e assim o fez.

Após este cidadão receber o merecido prêmio fiquei o dia todo indignada, pensando no que vi e me indagando: E o casal de namorados que primeiro viu que algo estranho acontecia e pediu ajuda? Eles pensavam tratar-se de um animal e foram pedir ajuda para que não morresse afogado, sem saber que era um bebê. Se valorizaram o que pensavam ser um gato, imaginem o quanto não se espantaram quando viram que era um bebê? Imagine se eles não tivessem feito nada por pensarem que se travava de um animal? Será que não mereciam receber o troféu também? Não são réus que mata e quem manda matar? Por que não são heróis quem salva e quem manda salvar? Penso que o troféu, neste caso, deveria ser para quem encontrou o bebê e para quem o retirou da água.

Recordo-me que assim que o caso aconteceu, Roberto Carlos deu entrevistas, transformou-se num herói nacional, e é um herói, não o nego. O que não vi foi reconhecimento para o casal que fez o achado. Não tem sentido um time vencer um campeonato e só um jogador subir no pódio. Acredito na Providência Divina. Deus, certamente usou esses dois jovens como instrumentos, para que se concretizasse o resgate. Meu reconhecimento a José da Cruz Neto e Vera Lúcia França. Vocês também são heróis. Para Vocês um troféu Mais Você imaginário.

Pense sobre isso...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A humanidade é um oceano. Se algumas gotas estão sujas, isso não significa que ele todo ficará sujo. (Mahatma Gandhi)