TRANSLATE

Busque arquivos antigos

28 de julho de 2007

A Gralha Azul



Pode ser que você nunca tenha ouvido falar sobre a Gralha-Azul. Seu nome científico é Cyanocorax caeruleus. É uma ave parente do corvo europeu, mas não tem parentesco com o corvo brasileiro, popularmente denominado de urubu.
A Gralha-Azul apresenta uma coloração azul esverdeada por todo o corpo, com exceção da cabeça e do bico, que são negros. Seus olhos são castanhos-escuros e os pés cinza-chumbo. Na fronte tem uma pequena crista de penas. Mede cerca de trinta e nove centímetros da ponta do bico à ponta da cauda.
É a ave-símbolo do Estado do Paraná, porém desconhecida por muitos paranaenses. Há registros de sua presença nas regiões leste, sul e oeste do Estado, onde encontra-se o Pinheiro-do-Paraná. Nas regiões central e norte sua presença é esporádica, provavelmente pela reduzida área do Pinheiro-do-Paraná, cujo nome científico é Araucária angustifólia. Na língua Tupi, esta árvore recebe o nome de curi, daí o nome da Capital do Estado do Paraná, Curitiba, isto é, terra de muito pinhão.
O Pinheiro-do-Paraná uma árvore que mede de vinte e cinco a trinta metros de altura e apresenta um metro de diâmetro. Produz o pinhão, fruto que serve de alimento para o homem e para várias espécies de animais e aves, entre estas a Gralha-Azul.
De todos os animais, a Gralha-Azul é a maior propagadora do Pinheiro-do-Paraná. Afirma-se que tem o hábito de esconder alguns pinhões após sua refeição. Estes, geralmente são esquecidos e normalmente germinam. No entanto, parece que isso não corresponde à realidade, pois a Gralha-Azul não estoca alimentos no solo, mas no alto das arvores, em ocos ou tocos apodrecidos. Quando voa de uma árvore para a outra, muitas vezes perde o pinhão que carrega no bico e este, posteriormente, encontrando condições favoráveis, germina. Esta é a relação existente entre a Gralha-Azul e o Pinheiro-do-paraná. Mas ela não vive exclusivamente em florestas de pinheiros, já foi vista na Mata Atlântica e até em ilhas afastadas da costa.
A Gralha-Azul vive geralmente em bandos de quatro a sete aves. Alimenta-se do pinhão, de insetos, frutas e grãos, principalmente do milho. Pode atacar ninhos de outras aves, comendo os ovos e os filhotes. Desenvolveu um complexo sistema de comunicação, comparado ao dos macacos e dos golfinhos, que são considerados os animais inteligentes que existem. Inicia sua reprodução no mês de outubro. Além do casal, outras gralhas ajudam afugentar aves predadoras.
É uma espécie adaptada ao ambiente em que vive, todavia corre risco de se extinguir se nossas matas não forem preservadas, porque necessita de grandes áreas de floresta para seu deslocamento. É preciso educar crianças, jovens e adultos para uma consciência ecológica. A vida da ave-símbolo do Estado do Paraná depende da preservação do meio-ambiente. Se o fizermos, estaremos garantindo às futuras gerações o direito de conhecer o mundo sem interferência do homem. Um mundo de harmonia entre o ser humano e a natureza, cumprindo nosso compromisso de vida plena.
Fonte de pesquisa:
Vamos apresentar este símbolo, Gralha-Azul
Lei 7957/84 – SEED - PR

SUGESTÕES DE ATIVIDADES CONFORME AS POSSIBILIDADES LOCAIS:
Leitura Mapa localizando habitat natural da Gralha-Azul
Palestra com ornitólogo

Visita a um zoológico

Visita a um criadouro legalizado

Visitas a locais preservados
Gravação de cantos da Gralha-Azul

Desenho e pintura de paisagens

Plantio de araucárias

Fotografia de gralhas e pinheiros

Produção de poemas

Paráfrase de músicas inspirando-se no texto
Produção de teatro

Desenhos inspirados no texto

Artesanato com cascas de pinhão e folhas de pinheiro

Receitas culinárias feitas com pinhão

Encerrar com apresentação dos trabalhos ao público escolar ou convidado
(Teatros – músicas – poesias – sons da Gralha-Azul – artesanatos - desenhos – fotografias - alimentos feitos com pinhão, etc)

5 comentários:

  1. Hello!! Eu odeio a natureza e é claro que eu odeio também os animais em especial a Gralha Azul




    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se liga cara, tudo o que vc consome vem da natureza!

      Excluir
  2. Olá Meu nome eu não posso disser mas eu sei que a Gralha Azul é muito especial para os Paranaenses e esse coméntario que a Gralha Azul e a natureza eu acho uma tremenda bobagem a natureza é ótima e inclusive a Gralha Azul

    ResponderExcluir
  3. Tudo vem da natureza , inclusive VC....
    Sem a natureza não somos, apenas sobrevivemos...

    ResponderExcluir
  4. Acho que quando nós não gostamos de algo ou de alguém e melhor calar...
    Pois somos todos naturais!o que vale é educar! Parabéns Eduardo. Continue educando...

    ResponderExcluir

A humanidade é um oceano. Se algumas gotas estão sujas, isso não significa que ele todo ficará sujo. (Mahatma Gandhi)