Há tempos deixei de abastecer este Blog, mesmo assim ele continua ativo, servindo de inspiração para muitos professores. Se você chegou até aqui, saiba que os conteúdos aqui postados são aulas que preparei para mim. Eu não quis guardar minhas experiências, pois sei que a maioria dos professores não têm muito tempo. Aproveite. Blog criado em 18/09/2006

TRANSLATE

Busque arquivos antigos

28 de julho de 2007

A Gralha Azul



Pode ser que você nunca tenha ouvido falar sobre a Gralha-Azul. Seu nome científico é Cyanocorax caeruleus. É uma ave parente do corvo europeu, mas não tem parentesco com o corvo brasileiro, popularmente denominado de urubu.
A Gralha-Azul apresenta uma coloração azul esverdeada por todo o corpo, com exceção da cabeça e do bico, que são negros. Seus olhos são castanhos-escuros e os pés cinza-chumbo. Na fronte tem uma pequena crista de penas. Mede cerca de trinta e nove centímetros da ponta do bico à ponta da cauda.
É a ave-símbolo do Estado do Paraná, porém desconhecida por muitos paranaenses. Há registros de sua presença nas regiões leste, sul e oeste do Estado, onde encontra-se o Pinheiro-do-Paraná. Nas regiões central e norte sua presença é esporádica, provavelmente pela reduzida área do Pinheiro-do-Paraná, cujo nome científico é Araucária angustifólia. Na língua Tupi, esta árvore recebe o nome de curi, daí o nome da Capital do Estado do Paraná, Curitiba, isto é, terra de muito pinhão.
O Pinheiro-do-Paraná uma árvore que mede de vinte e cinco a trinta metros de altura e apresenta um metro de diâmetro. Produz o pinhão, fruto que serve de alimento para o homem e para várias espécies de animais e aves, entre estas a Gralha-Azul.
De todos os animais, a Gralha-Azul é a maior propagadora do Pinheiro-do-Paraná. Afirma-se que tem o hábito de esconder alguns pinhões após sua refeição. Estes, geralmente são esquecidos e normalmente germinam. No entanto, parece que isso não corresponde à realidade, pois a Gralha-Azul não estoca alimentos no solo, mas no alto das arvores, em ocos ou tocos apodrecidos. Quando voa de uma árvore para a outra, muitas vezes perde o pinhão que carrega no bico e este, posteriormente, encontrando condições favoráveis, germina. Esta é a relação existente entre a Gralha-Azul e o Pinheiro-do-paraná. Mas ela não vive exclusivamente em florestas de pinheiros, já foi vista na Mata Atlântica e até em ilhas afastadas da costa.
A Gralha-Azul vive geralmente em bandos de quatro a sete aves. Alimenta-se do pinhão, de insetos, frutas e grãos, principalmente do milho. Pode atacar ninhos de outras aves, comendo os ovos e os filhotes. Desenvolveu um complexo sistema de comunicação, comparado ao dos macacos e dos golfinhos, que são considerados os animais inteligentes que existem. Inicia sua reprodução no mês de outubro. Além do casal, outras gralhas ajudam afugentar aves predadoras.
É uma espécie adaptada ao ambiente em que vive, todavia corre risco de se extinguir se nossas matas não forem preservadas, porque necessita de grandes áreas de floresta para seu deslocamento. É preciso educar crianças, jovens e adultos para uma consciência ecológica. A vida da ave-símbolo do Estado do Paraná depende da preservação do meio-ambiente. Se o fizermos, estaremos garantindo às futuras gerações o direito de conhecer o mundo sem interferência do homem. Um mundo de harmonia entre o ser humano e a natureza, cumprindo nosso compromisso de vida plena.
Fonte de pesquisa:
Vamos apresentar este símbolo, Gralha-Azul
Lei 7957/84 – SEED - PR

SUGESTÕES DE ATIVIDADES CONFORME AS POSSIBILIDADES LOCAIS:
Leitura Mapa localizando habitat natural da Gralha-Azul
Palestra com ornitólogo

Visita a um zoológico

Visita a um criadouro legalizado

Visitas a locais preservados
Gravação de cantos da Gralha-Azul

Desenho e pintura de paisagens

Plantio de araucárias

Fotografia de gralhas e pinheiros

Produção de poemas

Paráfrase de músicas inspirando-se no texto
Produção de teatro

Desenhos inspirados no texto

Artesanato com cascas de pinhão e folhas de pinheiro

Receitas culinárias feitas com pinhão

Encerrar com apresentação dos trabalhos ao público escolar ou convidado
(Teatros – músicas – poesias – sons da Gralha-Azul – artesanatos - desenhos – fotografias - alimentos feitos com pinhão, etc)

5 comentários:

  1. Hello!! Eu odeio a natureza e é claro que eu odeio também os animais em especial a Gralha Azul




    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se liga cara, tudo o que vc consome vem da natureza!

      Excluir
  2. Olá Meu nome eu não posso disser mas eu sei que a Gralha Azul é muito especial para os Paranaenses e esse coméntario que a Gralha Azul e a natureza eu acho uma tremenda bobagem a natureza é ótima e inclusive a Gralha Azul

    ResponderExcluir
  3. Tudo vem da natureza , inclusive VC....
    Sem a natureza não somos, apenas sobrevivemos...

    ResponderExcluir
  4. Acho que quando nós não gostamos de algo ou de alguém e melhor calar...
    Pois somos todos naturais!o que vale é educar! Parabéns Eduardo. Continue educando...

    ResponderExcluir

A humanidade é um oceano. Se algumas gotas estão sujas, isso não significa que ele todo ficará sujo. (Mahatma Gandhi)