MOCOTÓ
Vinte e cinco de Julho é dia do aniversário do Município de Alto Piquiri. Pensei em escrever brevemente sua história, mas eu teria que pesquisar, aí mudei de idéia. Decidi escrever sobre o mocotó. Por causa da política, não vou entrar em detalhes, apenas que, como em qualquer cidade do interior, dois partidos disputam voto por voto as eleiçõe: são denominados popularmente por "Mocotó" e "Tiririca". A disputa fica acirrada, e as pessoas, muitas vezes, olham-se com uma certa rivalidade, que após às eleições ficam adormecidas até a próxima campanha política. É um assunto complicado que já causou muita discórdia, e não é este meu objetivo. Vou falar do mocotó de boi, para quem não sabe o significado, é o pé do boi, no sentido literal. No município há muitas fazendas de criação de gado para o abate, o que acontece num frigorífico local, propriedade do Prefeito Municipal.
O mocotó de boi tornou-se uma iguaria local muito apreciada. As pessoas de baixa renda o procuram nos mercados por ser de ótimo sabor, alto valor nutritivo e barato. Pelas mesmas razões, o caldo de mocotó também é servido em bares e na feira local. Durante as campanhas políticas é servido em reuniões populares.
Outra forma muito boa de se apreciar o mocotó é, principalmente no inverno, servindo um caldo bem temperado para reunir os amigos e celebrar a fraternidade. O interessante é que essas reuniões também recebem o nome de mocotó. Por exemplo: quando alguém quer convidar um amigo para uma dessas reuniões diz: - Vamos no mocotó hoje à noite na casa do fulano de tal?
É igualmente saborosa a geléia feita do mocotó, não aquela industrializada, mas a caseira, vendida de porta em porta, nos mercados e na feira-livre.
Faça o uso das RECEITAS DE MOCOTÓ e não se esqueça de convidar os amigos para saborearem juntos essas delícias.
Se um dia, você visitar esta cidade, não perca tempo, aprecie este prato local e coma de nossa geléia, você não vai se arrepender. Pela seu alto valor nutritivo, seu sabor exótico e seu preço popular, o mocotó bem que poderia ser considerado o prato típico de Alto Piquiri.
Olá Querida Terezinha!
ResponderExcluirEu adoro quando a minha faz feijão com mocotó... hummmm.. o caldo também é bom demais..
Vou pegar a sua receita ;)
Um grande beijo com carinho
Oi, Terezinha,como vai? Adoro o seu blog.Parabens pela ideia e realizaçao da mesma.Gostaria que passasse algumas dicas de como trabalhar as dificuldades de ortografia em sala de aula.Grato pela atençao.
ResponderExcluirProfessor Sergio
Olá, Professor Sérgio.
ResponderExcluirOrtografia é um assunto amplo que merece atenção continua. Isto possibilita grande variedade de atividades, mas é bom tratar um assunto de cada vez. O grau de dificuldade e o tema dependem da série a ser trabalhada. As atividades podem ser individuais ou em grupo e selecionadas de acordo com a preferência do professor.
Eis algumas sugestões:
- Leitura e ditado de anedotas, notícias, letras musicais, fábulas;
- Recortes de palavras de jornais e revistas;
- Separação de sílabas;
- Estudo de regras (identificar, deduzir);
- Transcrição de fala (Ex: leiti (pronúncia) – leite (escrita), ovu (ovo) di (de)
- Levantamento dos erros mais cometidos pelos alunos;
- Listagem ou varal das palavras mais difíceis de um ou mais textos;
- Jogos;
- Escrita de nomes próprios;
- Cópia de palavras difíceis;
- Pesquisa em dicionário;
- Exercícios de completar...
Espero ter contribuído com você
Uma ótima semana.