Há tempos deixei de abastecer este Blog, mesmo assim ele continua ativo, servindo de inspiração para muitos professores. Se você chegou até aqui, saiba que os conteúdos aqui postados são aulas que preparei para mim. Eu não quis guardar minhas experiências, pois sei que a maioria dos professores não têm muito tempo. Aproveite. Blog criado em 18/09/2006

TRANSLATE

Busque arquivos antigos

23 de julho de 2007

Mocotó


MOCOTÓ


Vinte e cinco de Julho é dia do aniversário do Município de Alto Piquiri. Pensei em escrever brevemente sua história, mas eu teria que pesquisar, aí mudei de idéia. Decidi escrever sobre o mocotó. Por causa da política, não vou entrar em detalhes, apenas que, como em qualquer cidade do interior, dois partidos disputam voto por voto as eleiçõe: são denominados popularmente por "Mocotó" e "Tiririca". A disputa fica acirrada, e as pessoas, muitas vezes, olham-se com uma certa rivalidade, que após às eleições ficam adormecidas até a próxima campanha política. É um assunto complicado que já causou muita discórdia, e não é este meu objetivo. Vou falar do mocotó de boi, para quem não sabe o significado, é o pé do boi, no sentido literal. No município há muitas fazendas de criação de gado para o abate, o que acontece num frigorífico local, propriedade do Prefeito Municipal.

O mocotó de boi tornou-se uma iguaria local muito apreciada. As pessoas de baixa renda o procuram nos mercados por ser de ótimo sabor, alto valor nutritivo e barato. Pelas mesmas razões, o caldo de mocotó também é servido em bares e na feira local. Durante as campanhas políticas é servido em reuniões populares.

Outra forma muito boa de se apreciar o mocotó é, principalmente no inverno, servindo um caldo bem temperado para reunir os amigos e celebrar a fraternidade. O interessante é que essas reuniões também recebem o nome de mocotó. Por exemplo: quando alguém quer convidar um amigo para uma dessas reuniões diz: - Vamos no mocotó hoje à noite na casa do fulano de tal?

É igualmente saborosa a geléia feita do mocotó, não aquela industrializada, mas a caseira, vendida de porta em porta, nos mercados e na feira-livre.

Faça o uso das RECEITAS DE MOCOTÓ e não se esqueça de convidar os amigos para saborearem juntos essas delícias.

Se um dia, você visitar esta cidade, não perca tempo, aprecie este prato local e coma de nossa geléia, você não vai se arrepender. Pela seu alto valor nutritivo, seu sabor exótico e seu preço popular, o mocotó bem que poderia ser considerado o prato típico de Alto Piquiri.


3 comentários:

  1. Olá Querida Terezinha!

    Eu adoro quando a minha faz feijão com mocotó... hummmm.. o caldo também é bom demais..

    Vou pegar a sua receita ;)

    Um grande beijo com carinho

    ResponderExcluir
  2. Oi, Terezinha,como vai? Adoro o seu blog.Parabens pela ideia e realizaçao da mesma.Gostaria que passasse algumas dicas de como trabalhar as dificuldades de ortografia em sala de aula.Grato pela atençao.
    Professor Sergio

    ResponderExcluir
  3. Olá, Professor Sérgio.

    Ortografia é um assunto amplo que merece atenção continua. Isto possibilita grande variedade de atividades, mas é bom tratar um assunto de cada vez. O grau de dificuldade e o tema dependem da série a ser trabalhada. As atividades podem ser individuais ou em grupo e selecionadas de acordo com a preferência do professor.
    Eis algumas sugestões:
    - Leitura e ditado de anedotas, notícias, letras musicais, fábulas;
    - Recortes de palavras de jornais e revistas;
    - Separação de sílabas;
    - Estudo de regras (identificar, deduzir);
    - Transcrição de fala (Ex: leiti (pronúncia) – leite (escrita), ovu (ovo) di (de)
    - Levantamento dos erros mais cometidos pelos alunos;
    - Listagem ou varal das palavras mais difíceis de um ou mais textos;
    - Jogos;
    - Escrita de nomes próprios;
    - Cópia de palavras difíceis;
    - Pesquisa em dicionário;
    - Exercícios de completar...

    Espero ter contribuído com você

    Uma ótima semana.

    ResponderExcluir

A humanidade é um oceano. Se algumas gotas estão sujas, isso não significa que ele todo ficará sujo. (Mahatma Gandhi)