Há tempos deixei de abastecer este Blog, mesmo assim ele continua ativo, servindo de inspiração para muitos professores. Se você chegou até aqui, saiba que os conteúdos aqui postados são aulas que preparei para mim. Eu não quis guardar minhas experiências, pois sei que a maioria dos professores não têm muito tempo. Aproveite. Blog criado em 18/09/2006

TRANSLATE

Busque arquivos antigos

27 de agosto de 2007

Discriminação

O PATINHO FEIO

Lá embaixo, na campina, escondido pela grama alta, havia um ninho cheio de ovos. Mamãe Pata deitava-se nele, toda feliz, aquecendo os ovinhos. Ela esperava com paciência que seus patinhos saíssem da casca.

Foi uma alegria doida no ninho. Craque! Craque! Os ovinhos começaram a abrir.

Os patinhos , um a um, foram pondo suas cabecinhas pra fora, ainda com as peninhas molhados. No meio da ninhada, havia um patinho meio estranho, bem diferente dos outros.

Uma pata gorda, a linguaruda do quintal, foi logo dizendo:

- Mas o que é muito cinzenta e feia?

Mamãe Pata ficou triste com o comentário da linguaruda. Aí ela falou:

- Não vejo nada de errado com o meu patinho!

- Eu vejo - disse a linguaruda, completando: - Nenhum dos outros
patinhos é assim!

Alguns dias depois, Mamãe Pata foi se balançando lá para as águas do lago, com os patinhos atrás. Plaft! Ela pulou na água - e um por um, os patinhos pularam também.
Nadaram que foi uma beleza. Até o patinho feio nadou com eles também.

Hans Christian Andersen

O racismo e a discriminação a qualquer título são abomináveis aos olhos daqueles que vivem a verdadeira humanidade e que tratam aos outros com igualdade, respeito e amor independente da cor, da raça, do sexo, da idade, da profissão, etc...

(Cristina Baida Beccari)


USE O TEXTO "O PATINHO FEIO" E AS IMAGENS ABAIXO PARA TRABALHAR DIFERENTES TIPOS DE DISCRIMINAÇÃO:




2 comentários:

  1. A discriminaçãodeve-se muito a educação... a nossa sociedade precisa urgentemente renovar os seus conceitos, os seus princípios... O povo precisa de educação e aprender a respeitar as pessoas como elas são.

    Adorei este post! Parabéns pelo belo trabalho que vens fazendo por aqui

    ResponderExcluir
  2. O preconceito é um a arma mortal que dilacera a vítima e as pessoas que a cercam e estimam.
    Temos que combater todo tipo de discriminação e preconceito. Somos todos humanos e merecemos ser amados por nossas virtudes. A aparência, a raça, o sexo, a cor, a conta bancaria e outros aparatos não mudam a riqueza do coração e nem a capacidade intelectual e nem a profissional.
    As aparências enganam e as vaidades trazem prazeres passageiros. Entretanto os verdadeiros sentimentos e o amor "agápe" permanecem para sempre.

    ResponderExcluir

A humanidade é um oceano. Se algumas gotas estão sujas, isso não significa que ele todo ficará sujo. (Mahatma Gandhi)