TRANSLATE

Busque arquivos antigos

7 de junho de 2015

Descrição



Busque nas suas lembranças uma cena que você presenciou. Se achar difícil, reproduza uma foto. Desenhe-a e explique-a. Veja o exemplo abaixo


Numa viagem de férias, visitei alguns pontos turísticos da parte mais antiga da cidade de Florianópolis. Notei que Florianópolis, apesar de ser uma cidade antiga, tinha diversos prédios históricos restaurados e pintados com cores fortes e variadas, formando um contraste com prédios antigos não restaurados, de cores encardidas, e prédios modernos mais altos. Eu definiria essa cidade usando as cores cinza, vermelho, amarelo e azul.
A foto que tirei foi para registrar a presença dos pombos, integrados ao ambiente urbano, sobrevivendo dos restos da sociedade.
Na imagem original a água não existe, a mulher usa sandálias e o piso é de pedras. Extraindo esses elementos, é possível notar que existe uma profundidade na rua, onde estão duas pessoas encostadas numa parede de cor amarela. O fundo escuro da parede faz avançar as pernas das duas pessoas. Também há perspectiva, pois o pombo distante é menor que o pombo mais próximo. A mulher está situada antes da barraca de lanches.
Apesar do cinza do chão, do recipiente de lixo e dos pássaros passarem uma sensação de frio, a imagem sugere o verão. Isto é possível de ser constatado quando se olha para a saia da mulher. Ela ficou destacada dos demais elementos da imagem. O fundo amarelo da barraca, contrastou com o violeta da saia e esta ganhou volume. O violeta claro e escuro da saia deu a ilusão de movimento, formando avanço e recuo do tecido. As flores, coloridas com as três cores primárias, desenhadas sobre o violeta, que é uma cor secundária, contribuíram para que acontecesse harmonia.
Houve equilíbrio entre cores quentes e frias, lembrando o verão e o mar, característicos daquela cidade no mês de janeiro. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A humanidade é um oceano. Se algumas gotas estão sujas, isso não significa que ele todo ficará sujo. (Mahatma Gandhi)