Com a facilidade da tecnologia
digital, as pessoas ficaram cada vez mais desinibidas. Aprenderam a sorrir
diante da câmera. O resultado instantâneo, agradou. Quando a fotografia não
fica boa, é apagada e imediatamente outra é tirada. Outra vantagem é a
fidelidade da cor, perfeição das imagens e a possibilidade de correção. Com o
advento da Internet, as fotografias antes guardadas em armários, hoje são reproduzidas
e partilhadas Certamente a tecnologia não vai parar. Ainda não se sabe qual
será a novidade, o que se tem certeza é que, da forma como a tecnologia evolui,
em pouco tempo pode se tornar obsoleta. Resta-nos esperar e ver.
Há tempos deixei de abastecer este Blog, mesmo assim ele continua ativo, servindo de inspiração para muitos professores. Se você chegou até aqui, saiba que os conteúdos aqui postados são aulas que preparei para mim. Eu não quis guardar minhas experiências, pois sei que a maioria dos professores não têm muito tempo. Aproveite. Blog criado em 18/09/2006
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30 de março de 2015
22 de março de 2015
Fotografia externa
A
fotografia externa tem ao fundo uma mata fechada, onde se Nota sombras e troncos de árvores e em
primeiro plano uma vegetação baixa, típica de beira de estrada. Mostra uma
família de classe média, provavelmente do final dos anos sessenta, o carro de
trabalho foi usado num passeio. O momento foi registrado sem formalidade. As
pessoas estão descontraídas, não se preocupam com a pose e com as roupas.
Talvez o mais importante, nesse momento, seja registrar a importância do carro
estacionado. Observando as sombras
projetadas, é possível afirmar que foi tirada bem de tardezinha, com o sol quase se pondo. A estação do ano denuncia uma
temperatura mais alta pois as meninas estão vestindo roupas leves e usam
calçados sem meias.
Categoria:
Fotografia
Papelão é diversão
Abstrato
Cenário
Chapeuzinho Vermelho
Boneco articulado
Porta-bijuteria
http://www.pinterest.com/tbordignon/escolar-ii/
Categoria:
trabalhos manuais
15 de março de 2015
Expressionismo
Kathe Kollwitz, 1925, Woodcut
A imagem que sê vê é de um casal e uma criança. Parece ser de uma
xilogravura.
Trata-se de uma imagem escura. O ambiente fechado aparenta uma prisão, pois
o foco maior de luz vem de uma janela que está situada atrás das personagens. Pela
frente apenas alguns pontos do rosto são iluminados, o que descaracteriza as
pessoas, dando-lhe feições quase desumanas.
A cena deixa transparecer silêncio
absoluto. Isto pode ser comprovado quando se observa a posição das mãos, abaixo
do queixo, silenciando a boca e a garganta. O olhar de todos eles é
interrogativo, observador e denuncia profundo sofrimento e horror.
As personagens estão envelhecidas
precocemente. A aparência é de que estão sendo vítimas de uma grande injustiça
social, de que perderam todas as esperanças, visualizam cenas
horripilantes e aguardam a hora da
morte.
Apesar de sugerir tristeza, medo,
angústia, nota-se que há união entre as pessoas. O homem e a mulher estão muito
próximos, e a criança à frente. Isto também sugere que se tratar de uma
família. Eles estão à espera de alimento, pois a criança, de olhos e cabelos
claros, segura uma colher.
Esta faz lembrar as vítimas do nazismo.
Categoria:
História da Arte
9 de março de 2015
Características do Fauvismo
O Fauvismo foi um movimento que aconteceu no
início do século XX apenas na pintura, e durou poucos anos. Sua importância
destaca-se pelo fato de ser o movimento precursor do Modernismo. Foi
influenciado por Gauguin, Van Gogh e Seraut pelo uso das cores puras intensas,
vibrantes, exageradas e fortes pinceladas.
As cores não tinham a preocupação de mostrar a
imagem real, mas sim de expressar sentimentos. As pinceladas eram fortes, mas
ao mesmo tempo demonstravam calma.
Os motivos fauvistas eram chapados, lineares,
sem perspectivas clássica. Não apresentam profundidade. Tudo está na superfície.
As formas fauvistas eram simplificadas, a pintura era alegre e dinâmica. Alguns
pintores usavam grossas camadas de tinta e espátulas para pintar suas telas.
Os fauvistas também foram influenciados pela
arte tribal não européia, como as máscaras africanas e artes dos Mares do Sul.
Eles se inspiraram nas artes populares primitivas e defendiam a espontaneidade
e a pureza, sem preocupação com questões intelectuais.
O Fauvismo foi um movimento na pintura que chocou
o público e a crítica, provocou risos e iras pois os trabalhos artísticos, pois
eram considerados chocantes e agressivos.
Categoria:
História da Arte
1 de março de 2015
Saint-Exupéry
“É apenas com o coração que se pode ver
direito; o essencial é invisível aos olhos.” -
(Saint-Exupéry)
Categoria:
Desenhos meus3,
Pensamentos4
Estilo Românico
Catedral de Santa Maria Assunta - Pisa - Itália
O estilo artístico românico surgiu
na Idade Média, com a queda do Império Romano em 476 d.C, momento em que os
cristãos expandiam sua atividades, período de reformas nos mosteiros e de
consolidação do poder espiritual e temporal. Terminou com a queda de Constantinopla
em1453. O termo românico foi criado quando se buscava relacionar seu estilo com
o a arte dos romanos antigos.
Este movimento artístico recebeu
grande influência do mosteiro de Cluny, na França, que ordenou um novo modo de
vida monástica e uma nova concepção arquitetônica em pleno período de
peregrinações religiosas que serviam para propagar essas mudanças. Foi um
período crítico da História, quando o conhecimento era controlado pela Igreja.
Educava-se na religião através do medo e da imposição, e pediam-se sacrifícios
nesta vida para o cristão gozar de felicidade eterna, do contrário seria
condenado ao inferno.
Igreja de Santa Maria de Ripoli - Itália
O estilo românico teve forte predomínio religioso sobre a mentalidade
coletiva. Usou a arte sacra com a
finalidade de manter o poder e o controle religioso. A pintura de cenas bíblicas tinham
características expressionistas para realçar o medo do pecado e a perda da vida
eterna com Deus, com intenção didática de ensinar os fiéis. Já que a maioria
não sabia ler, essa linguagem visual era excelente para doutriná-los. As
imagens religiosas dessa época apresentavam escalas diferentes para evidenciar
a hierarquia. As esculturas, de formas alongadas, ocupavam as colunas, capitéis,
portais e outras partes estratégicas dos templos. Havia muitas cenas do Juízo
Final, temas do cotidiano e extraído de fábulas. As
catedrais construídas neste período histórico se parecem com fortalezas, têm
paredes muito grossas e aberturas muito pequenas, que associado ao ambiente
escuro, pouca ventilação e iluminação dão um sentimento de sufocamento e
sensação de inferioridade.
Portanto, a arte sacra foi uma forma encontrada
pela Igreja para manipular os fiéis e moldá-los conforme os princípios
religiosos vigentes na Idade Média.
Categoria:
História da Arte
25 de fevereiro de 2015
Modernismo
ESCOLAS LITERÁRIAS
|
MODERNISMO
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PERÍODO
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1922-1960
|
MARCO INICIAL
|
Semana de Arte Moderna
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PANORAMA DA ÉPOCA
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GÊNEROS
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Prosa (urbana, regionalista e intimista)
Poesia
Teatro
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CARACTERÍSTICAS
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SÍNTESE
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Liberdade formal
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REPRESENTANTES
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Manuel Bandeira
Mário de Andrade
Oswald de Andrade
Cassiano Ricardo
Carlos Drumond de Andrade
Vinícius de Moraes
Graciliano Ramos
José Lins do Rego
Érico Veríssimo
Jorge Amado
Guimarães Rosa
Clarice Lipector
João Cabral de Melo Neto
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Categoria:
Literatura Brasileira
22 de fevereiro de 2015
A Vênus de Andy Warhol
A imagem que você vê é a pintura The Birth of Vênus, realizada por Andy Warhol em 1984, originalmente pintada por Sandro Botticelli em 1482. Andy Warhol, artista americano, teve uma carreira marcada por muitos trabalhos artísticos premiados. Foi ilustrador e artista gráfico. A figura central da Pop Art, deve seu sucesso ao grande talento artístico, às cores fortes e brilhantes de sua pintura e às suas reproduções mecânicas com variações de cores, de artigos de consumo, de rostos de figuras popularmente conhecidas, A imagem, pintada no ano de 1984, encontra-se no The Andy Warhol Museum de Pittsburgs, Estados Unidos. Mede 121,9 X 182,9 cm . Nela, o artista usou tinta acrílica e serigrafia sobre linho. O fundo da tela foi pintado na cor azul celeste. Não há variações de tons, é como se víssemos o espaço celeste num dia límpido. No centro da tela está a imagem da Vênus, apenas até o ombros, ocupando com seus cabelos esvoaçantes a metade direita vista pelo espectador. O pintor usou poucas cores, fora dos padrões. Sua tela foi pintada uniformente na cor rosa, exceto o lado esquerdo do espectador onde há sombras executadas com manchas amarelas e lilás. Para os cabelos, usou cores contrastantes: vermelho, amarelo e o preto que serviu para fazer sombras. Essas cores não se mesclam. O amarelo foi usado para iluminar e o rosto e os cabelos. Andy Warhol definiu os contornos com linhas amarelas e pretas. Esses contornos simplificam a imagem e lhe dá traços de desenho. Para amarrar o grosso feixe de cabelos que lhe cai sobre os ombro desnudos usou a cor verde. O olhar da Vênus direciona-se para baixo, tornando-a compenetrada.
A Vênus de Warhol tem os mesmos traços físicos da Vênus de Botticelli, mas não mais é a representação de uma figura humana como na pintura original, ela é apenas uma estampa. A diferente marcante está na pintura com características Pop. Warhol tornou a Vênus de Botticelli numa imagem artificial, para ser usada em publicidade e em produtos de consumo, conforme os objetivos da Pop Art.
Categoria:
Arte Pop
Arte Pop
A Pop Art é um movimento
artístico expressionista popular que surgiu na Inglaterra nos finais dos anos
50 e nos Estados Unidos no final da década de 60. Foi um movimento
reacionário à arte abstrata, muito consumida pela elite.
Serviu aos
valores dos países que precisaram reconstruir suas economias após a Segunda
Guerra, e cujo pensamento era consumir
exageradamente para aquecer a economia.
A Pop Art está
a serviço da Indústria Cultural e da Cultura de Massa. A industria Cultural vê
as coisas como descartáveis, fabrica
produtos baratos e em série.
O ser humano também é visto como descartável. Os
trabalhadores que fabricam não são valorizados à altura do que merecem. Também
serve à Cultura de Massa que faz o uso de linguagem simples para atender
pessoas com pouca cultura.
Uma linguagem própria foi
desenvolvida pela A Pop Art. Passou a fazer uso de imagens da publicidade e dos
meios de comunicação: logomarcas, produtos populares, artistas do cinema e da
música. Dentre suas características, destacam-se: o
uso de cores vivas, a modificação do objeto, a apresentação da mesma imagem em
cores diferentes.
Com meios de comunicação
cada vez mais aperfeiçoados, a vida das pessoas foi sendo continuamente afetada
pela Arte Pop continua estimulando ao
consumismo exagerado. Está em quase todos os lugares: revistas, jornais,
cartazes, internet, propagandas espalhadas em panfletos, outdoors. ..
O desenho a seguir foi
inspirado em uma propaganda para vender calçados, que usa a Internet de uma
forma muito eficiente, pois faz a venda pelo site e após o pagamento do produto,
chega agilmente ao consumidor. Os
modelos expostos no site são muito variados e adequam-se às estações do ano e às tendências da moda e
ao bolso do consumidor. O principal alvo é o público feminino. A marca do
produto que está no desenho é uma alegoria à marca dos calçados vendidos pela
Internet.
As figuras foram pintados
em cores vivas como na Art Pop. Conforme os preceitos da indústria cultural e
da cultura de massa. A cor é um dos fatores decisivos na venda de um produto. Incentiva
o consumidor a sentir uma necessidade impulsionado pelas apelações do “compre
agora, aproveite, frete grátis, compre com cartão, baixo custo” Ela pode
despertar o desejo de compra e influenciar na decisão de adquirir o produto,
mesmo o comprador não tendo muito poder aquisitivo. Ela também faz com que um
produto se torne descartável até mesmo antes de ser consumido, se deixar de
estar nas tendência da moda. Ou faz com que o consumidor se sinta ultrapassado
para acompanhar a moda e o ritmo da vida
moderna e decida pela compra novos produtos.
Pense no seu dia a dia, no que o agrada na nossa cultura de massa,
produza uma Pop Art.
Categoria:
Arte Pop
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