ESCOLAS LITERÁRIAS
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SIMBOLISMO
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PERÍODO
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1893-1901
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MARCO INICIAL
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Missal e Broqueis (Cruz e Souza)
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PANORAMA DA ÉPOCA
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GÊNEROS
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Poesia
Prosa (de caráter poético)
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CARACTERÍSTICAS
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SÍNTESE
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Busca da musicalidade
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REPRESENTANTES
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Cruz e Souza
Alphonsus de Guimaraens
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Há tempos deixei de abastecer este Blog, mesmo assim ele continua ativo, servindo de inspiração para muitos professores. Se você chegou até aqui, saiba que os conteúdos aqui postados são aulas que preparei para mim. Eu não quis guardar minhas experiências, pois sei que a maioria dos professores não têm muito tempo. Aproveite. Blog criado em 18/09/2006
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8 de fevereiro de 2015
Simbolismo
Categoria:
Literatura Brasileira
2 de fevereiro de 2015
A caixa de Pandora
A
Mitologia Grega conta que Pandora abriu a tampa da caixa proibida e aproximou o
rosto da pequena abertura, mas teve que se afastar rapidamente, espantada. Uma
fumaça densa e negra saiu da caixa em espirais enquanto mil horríveis fantasmas
se formavam naquelas nuvens que invadiam o mundo e escurecia o Sol.
Eram
todas as doenças, as dores, os horrores e os vícios do mundo. Todos saíam da
caixa de forma violenta, entrando nas tranquilas moradas dos homens.
Pandora
tentou fechar a caixa e evitar que mais males escapassem, para remediar o
desastre, mas foi em vão. O destino inexorável se cumpria e, desde então, a
vida dos homens foi assolada por todas as desventuras desencadeadas por Zeus.
Quando
a fumaça se desfez e a caixa parecia vazia, Pandora olhou para dentro dela e
viu um lindo passarinho de asas cintilantes. Era a Esperança. Ela se apressou
em fechar a caixa, impedindo que a Esperança escapasse também.
Dessa
forma, a Esperança se conserva guardada no fundo de nosso coração.
Categoria:
Início do ano,
Textos para Reflexão
Pensamentos para reflexão
"Assim como o pescador de pérolas prende uma pedra na cintura e desce ao fundo do mar para buscá-las, cada um de nós deve se munir de desapego, mergulhar dentro de si mesmo e encontrar sua pérola". (Ramana Maharshi)
"Ser independente é para poucos. É um privilégio dos fortes". (Nietzsche)
.
"Quem espera levantar voo sem antes passar pelo aprendizado básico está condenado a uma queda da qual não se reerguerá". (Nietzsche)
"Quem tem imaginação tira do nada um mundo". (Einstein)
"A imaginação serve para viajar e custa bem menos". (Gustavo Adolfo Bécquer-poeta espanhol)
"A autoridade corrompe tanto o mestre quanto o discípulo". (Krishnamurti - filósofo indiano)
Categoria:
Início do ano,
Pensamentos4
29 de janeiro de 2015
Romantismo
ESCOLAS LITERÁRIAS
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ROMANTISMO
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PERÍODO
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1836-1880
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MARCO INICIAL
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Suspiros poéticos e saudades (Gonçalves de Magalhães)
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PANORAMA DA ÉPOCA
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GÊNEROS
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Prosa (romance indianista, histórico, regionalista e
social)
Poesia (lírica e social)
Teatro (comédia social)
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CARACTERÍSTICAS
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SÍNTESE
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Predomínio da imaginação sobre a
razão
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REPRESENTANTES
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Joaquim Manuel de Macedo
José de Alencar
Manuel Antônio de Almeida
Visconde de Taunay
Bernardo Guimarães
Gonçalves Dias
Álvares de Azevedo
Casimiro de Abreu
Castro Alves
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Categoria:
Literatura Brasileira
26 de janeiro de 2015
21 de janeiro de 2015
Arcadismo
O Balanço (década de 1930) - Nícolas Lancret
ESCOLAS LITERÁRIAS
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ARCADISMO
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PERÍODO
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1768-1836
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MARCO INICIAL
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Obras (Claudio Manuel da Costa)
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PANORAMA DA ÉPOCA
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GÊNEROS
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Poesia (lírica, épica e satírica)
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CARACTERÍSTICAS
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SÍNTESE
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Imitação da cultura greco-romana
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REPRESENTANTES
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Claudio Manuel da Costa
Tomás Antônio Gonzaga
Basílio da Gama
Santa Rita Durão
Silva Alvarenga
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Categoria:
Literatura Brasileira
12 de janeiro de 2015
Sabão de álcool
Esta receita de sabão líquido é muito econômica e ótima para ser usada para lavar roupas brancas e coloridas, pisos e louças. Pode ser passada aos aos alunos para que eles levem para suas mães. Também pode ser usada na escola.
INGREDIENTES
500 gramas de soda cáustica
500 gramas de soda cáustica
1
litro de água fria
1litro
de óleo
1
litro de álcool (92 graus)
4
litros de água fervente
MODO
DE FAZER
Num
recipiente de plástico adicione os ingredientes seguindo essa ordem:
-
Despeje a soda e a água fria
-
Mexa até dissolver a soda
-
Acrescente o óleo e misture (1 minuto)
-
Acrescente o álcool
-
Mexa tudo até engrossar (15 a 20 minutos)
-
Acrescente a água fervente
-
Mexa até dissolver
-
Acrescente 15 litros de água fria
-
Misture e guarde em recipiente plástico.
Categoria:
Informações,
Videos informativos
Breve histórico da máquina fotográfica
ORIGEM
O ser humano sempre sentiu o desejo de guardar lembranças de sua
vida. Este foi o principal impulso para a criação da fotografia. De sua origem
até hoje, a máquina fotográfica se popularizou conforme os ideais da Revolução
Francesa, acompanhou o desenvolvimento da ótica, da química a evolução da
tecnologia e hoje quem não tem uma?
BREVE HISTÓRICO
A origem da máquina
fotográfica não se limitou a um único local ou período histórico: Na Grécia
Antiga, Aristóteles, durante um eclipse solar, observou um fenômeno ótico
através de um furo numa folha. No século XIII os árabes conseguiram uma imagem
invertida numa parede. No século XV, durante o Renascimento, quando a figura
humana e a paisagem são visto racional e matematicamente de acordo com as
regras da perspectiva, de Leonardo da Vinci realiza experimentos numa câmera
escura. Giovanni Baptista Della Porta, desenvolveu uma câmera escura, adaptou
uma lente. Sua técnica passou a ser utilizada por pintores. Em 1727, na
Alemanha, Johann Heinrich Shullze para fixar imagens, pesquisou como encontrar
fósforos e descobre o nitrato de prata. Em 1826, Joseph Nicéphore Niépce fixa a
primeira imagem fotográfica numa chapa de metal sensibilizada com betume da
Judéia. Ele também fixa com ácido nítrico uma imagem num papel sensibilizado
com cloreto de prata. Depois utiliza lâminas de cobre. Apesar de seus
experimentos, o tempo de exposição continua longo e a luminosidade não é boa.
Faz, então, uma sociedade com Louis Jacques Mande Daguerre, mas morre e
Daguerre é quem alcança popularidade. Daguerre descobre que o vapor de mercúrio
reduz o tempo de exposição à luz, patenteia a invenção e a vende. Em 1939 a Academia de Ciências
de Paris faz a divulgação ao mundo. Esse método não foi satisfatório e instigou
novas pesquisas com a fotografia sobre papel, pois não tinha uma boa imagem de
fundo e não permitia várias cópias. Em 1835, Willian Henry Talbot , numa câmera
fotográfica de madeira , após meia hora de exposição, usando sal de cozinha
como fixador da imagem negativa e um outro papel sensível, fez uma imagem em positivo. Patenteou
seu invento em 1841 com o nome de Calotipia. Em 1824, Antoine Hercules Romuald
Florence vem para o Brasil, desenvolve algumas invenções sobre captação de
imagem, inclusive pela luz solar. Em 1832 descobriu um processo que chamou de
Photographie. Em 1933 fotografou rótulos de farmácia utilizando a luz solar.
A partir daí, o
ato de fotografar ficou mais fácil, tornou-se possível fotografar fora do
estúdio. Na Europa a fotografia estava associada ao retrato, nos Estados Unidos
ao paisagismo. No Oriente, em meados do século XIX, Felice Beato fotografa
China, Japão e a Guerra da Criméia. Em 1888 nasce a Kodak, George Eastman
fabrica câmeras pequenas com filmes já colocados. Para ser revelado, o filme
era devolvido à empresa.
A busca pelo
aperfeiçoamento nunca parou. Nas primeiras décadas do século XX fotógrafos trabalham
com inúmeros materiais, surgem novos modelos de câmera, objetivas e filmes, até
coloridos.
A CÂMERA FOTOGRÁFICA
ANALÓGICA
As câmeras fotográficas
analógicas são classificadas de acordo com o formato do filme que utilizam.
As câmeras com Formato 120, usadas profissionalmente, precisam de
filmes de 6 cm
de largura. As que tem o formato 4 X 5, também profissionais, pesadas e de
difícil manejo, necessitam de filmes em chapa. As câmeras com formato 135 são populares e
dispõem de vários recurso, têm um visor direto e isso dificulta o enquadramento
da imagem para chegar até o filme, provocando cortes, Esse erro chama-se
paralaxe. Essas câmeras caracterizam-se por ter Telêmetro que regula a imagem
dupla e corrige o foco, Foco fixo, focaliza imagens de 2 metros de distância até
o infinito, Foco variável com escala de distância simbólica ou métrica.
As câmeras Monoreflex (SLR) são sofisticadas e dispõem de inúmeros
recursos. Contêm um espelho em seu interior e nele refletem a imagem captada
através da objetiva. Essa imagem é gravada no filme sem erro de enquadramento.
As partes dessa máquina são: Objetiva, espelho, plano focal, pentaprisma, visor
e filme(sensor). Seu funcionamento ocorre quando o obturador e o diafragma
controlam a quantidade de luz que entra na câmera. Como a luz é variável,
torna-se necessário o seu controle. O fotômetro é um dispositivo que mede a
quantidade de luz e regula a abertura do diafragma com a velocidade do
obturador. Há a leitura automática da máquina. Há também a leitura
semi-automática quando o fotógrafo determina a abertura e a máquina encontra
essa abertura. A leitura manual ocorre quando o fotógrafo regula manualmente a
velocidade e a abertura da luz. Na medição integrada o fotômetro calcula a
quantidade de luz e faz a média. A medição pontual é feita quando apenas uma
pequena quantidade de luz chega no centro do visor.
O filme fotográfico absorve a luz por fotossensibilidade e após a
revelação, transforma os sais de prata em prata metálica tem duas
sensibilidades: ISO e ASA. Essa sensibilidade corresponde à quantidade de luz
que o filme necessita para reter a imagem. Quanto maior a ASA, menor o tempo de
exposição à luz. Nas máquinas digitais, o filme recebe o nome de sensor.
A fotografia colorida é obtida a partir das três cores primárias
aditivas. O processo de revelação é semelhante ao processo em preto e branco: O
revelador converte a imagem do filme em prata metálica negra, depois, corantes
ativam cada uma das cores nas três cores primárias, que posteriormente são
registradas nas suas cores complementares.
O diafragma é um conjunto de lâminas situado na objetiva e que
regula a quantidade de luz que chega até o filme. Essas lâminas abrem e fecham
formando o diâmetro de abertura do diafragma. Ele recebe números indicativos da
quantidade de luz. Quanto menor for o número, maior é a abertura do diafragma.
A máquina fotografada tem junto ao seu corpo o obturador. Este abre e fecha e controla em frações de segundos a velocidade com que a
luz penetra no seu interior. Essa velocidade é determinada por números situados
num anel. Quanto maior o número de velocidade, menor o tempo de abertura do
obturador e de exposição do filme à luz.
A distância entre o centro ótico e a película é responsável pelo ângulo
de visão e pelo resultado estético.
A objetiva é formada por um conjunto de lentes e distingue-se pela
distância focal. A distância focal é a menor distância entre a objetiva e o
plano do filme onde é possível produzir uma imagem nítida de um plano distante.
A distância focal de uma objetiva determina o ângulo de visão, aproximando e
distanciando os objetos visualizados. Quando a distância focal é aumentada, o
ângulo de visão se estreita, o objeto fica maior e diminui o número de objetos.
Nas câmeras de135 mm as objetivas são normais e não distorcem a perspectiva. As
teleobjetivas são objetivas com distância focal maior e possibilitam registrar
detalhes a longa distância. Achatam a perspectiva. Grande angular são objetivas
com distância focal menor. E com ângulo
de visão maior. Sua distorção é arredondada nas bordas, a profundidade é
grande. Macro são objetivas para registrar detalhes. Tem profundidade pequena.
Zoom são objetivas com várias distâncias focais, mas pouco luminosas por causa
do grande número de lentes que dispersam a luz interna.
A CÂMERA FOTOGRÁFICA DIGITAL
Na câmera digital a
imagem é captada através dos fotodiodos, estes são sensores que convertem luz
em sinais elétricos, formando o pixel. Há dois tipos de sensores: Os CCD e os
CMOS. Os CCD são acoplados entre si e têm a finalidade de transferir a carga de
um para o outro para a leitura linha por linha, coluna por coluna a partir de
um dos cantos. Os CMOS estão associados individualmente a amplificadores,
conversores e transistores. A leitura e a codificação é feita a partir das
bordas. São mais rápidos. A captação da imagem pode ser feita em Mosaico,
quando cada pixel captura uma só cor ou pela Captura Foveon X3 através de
filtros de cor em três camadas separadas, sobrepostas combinadas ao silício
criam o pixel colorido. Os recursos das câmeras digitais são praticamente os
mesmos das câmeras analógicas. Para facilitar a seleção e o modo de disparo,
elas possuem ícones que são selecionados conforme a distância e a luminosidade
do local. Um menu auxilia na escolha do
seletor de foco, da qualidade da imagem, a temperatura da cor, a nitidez dos
contornos.
DIFERENÇAS E VANTAGENS ENTRE A MÁQUINAS FOTOGRÁFICAS ANALÓGICAS E
DIGITAIS
Nas câmeras
fotográficas analógicas a imagem só pode ser vista após sua revelação. Há
gastos com filmes. As imagens são excelentes, os negativos podem ser guardados
nas câmeras e quando bem cuidados podem duram mais de um século. As imagens são
lidas através de produtos químicos. Nas digitais a visualização é imediata, e
com a vantagem de a imagem poder ser apagada e imediatamente ser substituída
por outra. O armazenamento depende do tamanho da foto, isto é,de quantos
megapixel tem a foto. Ocupa muito espaço na memória, a tecnologia pode se
tornar ultrapassada. A leitura das cores é feita através da leituras dos pixel
por um sensor eletrônico
Ainda hoje,
muitos fotógrafos preferem a máquina fotográfica analógica porque consideram seu
resultado melhor que o digital, mas em virtude da praticidade do uso da câmera
digital em grande escala, da falta de alguns materiais, preferem a digital. A
praticidade da câmera digital faz com ela, sem filme para comprar e para
revelar, automatizada, e sempre apresentando grandes novidades, seja a grande
preferida. É certo que os avanços da digital atingem a analógica, isso faz com
que a máquina fotográfica analógica continue ainda no mercado ao lado de sua
rival.
Categoria:
Fotografia
10 de janeiro de 2015
Barroco
Escultura de Antônio Francisco Lisboa (1730-18140
ESCOLAS LITERÁRIAS
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BARROCO
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PERÍODO
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1601-1767
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MARCO INICIAL
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Prosopopeia (Bento Teixeira)
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PANORAMA DA ÉPOCA
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GÊNEROS
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Prosa (sermões)
Poesia (lírica, religiosa, épica e satírica)
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CARACTERÍSTICAS
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SÍNTESE
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Busca de conciliação entre a matéria e o espírito
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REPRESENTANTES
|
Bento Teixeira
Gregório de Matos
Botelho de Oliveira
Pe. Antônio Vieira
|
Categoria:
Literatura Brasileira
4 de janeiro de 2015
Elementos básicos da comunicação visual
Os elementos básicos da comunicação visual são poucos: o
ponto, a linha, a forma/contorno, a direção, o tom, a cor, a textura, a
dimensão, a escala e o movimento. Esses elementos constituem a substância básica
daquilo que vemos.
O ponto é
a unidade de comunicação visual mais simples. Quando os pontos estão muito próximos
entre si torna-se difícil e até impossível identificá-lo e a cadeia de pontos
se transforma em outro elemento visual: a linha.
A linha descreve uma forma. Existem três formas básicas: o quadrado, o círculo e o
triângulo equilátero. Todas
as formas básicas expressam três direções visuais
básicas e significativas: o quadrado, a horizontal
e a vertical; o triângulo, a diagonal; o círculo, a curva.
A cor ou tonalidade está ligada às emoções. A cor tem três dimensões que podem ser
definidas e medidas. As variações de luz são os meios pelos quais distinguimos
opticamente a complexidade da informação visual e complementa a representação
da perspectiva.
A textura é
o elemento visual que serve de substituto para as qualidades de outro sentido,
o tato.
Todos os elementos visuais são capazes de se modificar e se
definir uns aos outros. O processo constitui aquilo que chamamos de escala, isto é a relação de dimensões
entre duas ou mais formas.
A representação da dimensão visual
bidimensional depende da ilusão. A dimensão existe no mundo real. Porém
reforçamos a ilusão no campo visual ao desenharmos, pintarmos etc. O principal
artifício para simulá-la é a perspectiva.
Um quadro, uma foto ou a estampa de um tecido podem
ser estáticos, mas a quantidade de repouso que projetam pode implicar movimento, em resposta à ênfase e à
intenção que o artista teve ao concebê-los.
Preencha as figuras com elementos visuais:
Categoria:
Arte
2 de janeiro de 2015
Quinhentismo
Primeira Missa no Brasil - Victor Meirelles (1832-1903)
ESCOLAS LITERÁRIAS
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QUINHENTISMO
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PERÍODO
|
1500-1600
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MARCO INICIAL
|
Descobrimento do Brasil
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PANORAMA DA ÉPOCA
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GÊNEROS
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Prosa (documentos informativos)
Poesia (poemas religiosos)
Teatro (peças de caráter religioso)
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CARACTERÍSTICAS
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Prosa
Poesia
Teatro
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SÍNTESE
|
Cultura europeia x cultura indígena
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REPRESENTANTES
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Pero Vaz de Caminha
Pero de Magalhães Gandavo
Gabriel Soares de Souza
José de Anchieta
Fernão Cardim
Manuel da Nóbrega
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Categoria:
Literatura Brasileira
30 de dezembro de 2014
A família e a fotografia
Um casal jovem com cinco filhas
está sentado numa poltrona. A filha mais velha encontra-se do lado do pai, as
duas mais novas junto à mãe e as outras duas atrás das filhas menores.
Percebe-se aqui que todas as meninas e a mãe usam vestidos mais curtos, sem a
preocupação em cobrir todo o corpo como nas fotografias mais antigas. Não há
uma preocupação com a moda. As meninas têm o mesmo corte de cabelo. As três meninas
menores usam franjas e as mais velhas estão com o cabelo para o lado, como a
mãe: Os sapatos e meias das meninas fazem parte do traje elegante. O pai não
usa um terno, mas veste paletó e gravata. O bigode mínimo provavelmente é um costume
da época.
Categoria:
Fotografia
28 de dezembro de 2014
Estampas variadas
Não é preciso gastar muito, com ajuda de elementos da natureza, uma pintura original pode surgir. Você poderá fazer belíssimas estampas em camisetas, toalhas, panos de prato usando folhas, talos, legumes... Em papel craft podem ser feitos lindos painéis. O tema e a tinta devem ser escolhidos de acordo com o que se desejar pintar: "Dia das Mãe, Ecologia, Semana da Pátria, Início da Primavera, Natal..."
Pintura realizada com folha verde
Pintura feita com talo de acelga
Encontrados em:
http://www.pinterest.com/tbordignon/escolar-iii/
Categoria:
Pintura
23 de dezembro de 2014
Luiz Gonzaga
Luiz Gonzaga do Nascimento, conhecido como o Rei do Baião, (Exu, 13 de dezembro de
1912 – Recife, 2 de agosto de 1989) foi um importante compositor e cantor popular brasileiro. Foi uma das mais completas,
importantes e inventivas figuras da música popular brasileira. Cantando
acompanhado de sua sanfona, zabumba e triângulo, levou a alegria das festas
juninas e dos forrós pé-de-serra,
bem como a pobreza, as tristezas e as injustiças de sua árida terra, o Sertão Nordestino, ao resto do país, numa
época em que a maioria desconhecia o baião, o xote e o xaxado.
Admirado
por grandes músicos, como Dorival Caymmi, Gilberto Gil, Raul Seixas, Caetano
Veloso, entre outros, o genial instrumentista e sofisticado inventor de melodia
e harmonias,3 ganhou notoriedade com as antológicas
canções "Baião" (1946), “Asa Branca” (1947), "Siridó" (1948),
"Juazeiro" (1948), "Qui Nem Jiló" (1949) e "Baião de
Dois" (1950).
Continue lendo em http://pt.wikipedia.org/wiki/Luiz_Gonzaga
Categoria:
Músicas
16 de dezembro de 2014
Vestidos
Uma
fotografia só de mulheres, com características dos anos cinquenta. Foi tirada
num pátio, tendo ao fundo uma construção e algumas vegetações, aparentemente
flores. Todas elas são jovens e a maioria delas usa vestido elegante ou saia
rodada, marcando bem a cintura e dando a elas muita feminilidade. Não usam roupas sem
manga. As roupas de algumas delas parecem ter sido feitas com tecidos finos e
foram bordadas. Várias jovens estão descontraídas. Pela beleza clássica, por mostrar apenas mulheres, a fotografia nos remete a uma formatura, talvez de um curso de corte e costura, muito valorizado na época.
SUGESTÃO DE ATIVIDADE:
- Observe como se vestem as jovens da fotografia e responda: Há semelhança com as fotografias atuais? Explique.
- Crie outros modelos de vestidos e de ternos masculinos;
- Recorte os modelos;
- Faça colagens nos modelos usando papéis coloridos, E.V.A., retalhos de tecidos, rendas,..
- Cole miçangas formando flores ou arabescos;
- Cole os modelos de vestidos num painel ;
- Traga fotografias antigas semelhantes (reproduzidas), pode ser um xerox ou uma fotografia da fotografia, da mãe ou avós para serem coladas num painel
- Participe de um desfile de moda com roupas antigas, (masculinas ou femininas).
- Tire uma fotografia com os colegas, vestidos com roupas antigas.
Categoria:
Fotografia
7 de dezembro de 2014
3 de setembro de 1920
A
intensidade da vida depende de como a olhamos.
Há pintores
que iriam achar belo este prato de uvas que se encontra sobre a mesa; e
tentariam pintá-las com todo seu frescor, sua cor, sua luz e sua forma.
E nós,
quando olhamos o quadro que resultou disso, devemos pensar nos vinhedos, como
eles cresceram, como foi a colheita. Pensar na loja onde o vinho destas uvas
será vendido, e nas bocas que provarão; entender que cada uma delas veio de um
lugar diferente, embora estejam todas no mesmo prato. Reparar que esse prato é
chinês, e recordar tudo o que aprendemos sobre a China.
Então
nossos olhos se dirigem à mesa onde o prato repousa, e pensamos de que madeira
é feita, como era a árvore de onde foi tirada, quem a cortou, e onde vivia o
lenhador com sua família.
Ver as
coisas dessa maneira enriquece a imaginação, e nos abre para um mundo muito
mais rico.
As crianças
deviam aprender a fazer isso.
Kahlil
Gibran – do livro CARTAS DE AMOR DO PROFETA – Adaptação de Paulo Coelho
Categoria:
Mensagens II
2 de dezembro de 2014
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