Há tempos deixei de abastecer este Blog, mesmo assim ele continua ativo, servindo de inspiração para muitos professores. Se você chegou até aqui, saiba que os conteúdos aqui postados são aulas que preparei para mim. Eu não quis guardar minhas experiências, pois sei que a maioria dos professores não têm muito tempo. Aproveite. Blog criado em 18/09/2006

TRANSLATE

Busque arquivos antigos

10 de fevereiro de 2014

Teoria das cores

TEORIA DAS CORES -  Leonardo da Vinci 
 Distinção das cores: a Cor-Luz e a Cor-Pigmento.
A Luz é imprescindível para a percepção da cor seja ela Cor-Luz ou Cor-Pigmento. A Cor-Luz é a própria cor.
Temos dois extremos de cores: o branco, ausência total de cor, ou luz pura; e o preto ausência total de luz.
Cores Primárias = vermelho, amarelo e azul




ATIVIDADES -  Pintar  a o quadro chamado figuras invertidas usando as cores primária
Cores Secundárias
Se misturarmos as cores primárias duas a duas iremos obter as cores secundárias.






Cole sobre a obra linhas nas cores  secundárias laranja, violeta e verde 
 
Cores Terciárias
São obtidas pela mistura de uma primaria com uma ou mais secundárias. Pinte as figuras geométricas  com tinta guache e forme cores terciárias.





Cores Quentes ,    As cores quentes, são associadas ao sol e ao fogo: amarelo, laranja e vermelho. Pinte o desenho em cores quentes.


As cores frias, estão associadas à sensação de frio, e são todas as cores que derivam do Violeta, Azul e Verde. São consideradas cores calmantes. Associam-se à água, ao frio, ao gelo, ao mar, ao céu, às árvores, entre outras. Pinte o desenho em cores frias.



Criando novas cores
Azul + Amarelo = Verde
Preto + Amarelo = Verde 
Azul + Vermelho = Violeta
Vermelho + Amarelo = Laranja
Laranja + Verde = Ocre
Ocre + Amarelo = Amarelo indiano
Vermelho + Verde = Vermelho venezza
Verde + Violeta = Sombra esverdeada
Violeta + Ocre = Siena queimada
Violeta + Vermelho = Carmim
Laranja + Branco = Beje
Branco + Carmim = Laca rosa
Branco + Violeta = Violeta médio
Azul + Branco = Azul cobalto
Amarelo + Branco = Amarelo canário
Violeta + Verde + Azul = Preto

5 de fevereiro de 2014

Gafanhoto






Hino Nacional legendado

3 de fevereiro de 2014

Historia da Arte em imagens

Uma síntese da História da Arte e suas características. 

http://circa6000bc.blogspot.com.br/2012/09/history-of-art-avant-garde.html







1 de fevereiro de 2014

Atitudes que drenam energia




1 – Pensamentos obsessivos
Pensar gasta energia, e todos nós sabemos disso. Ficar remoendo um problema cansa mais do que um dia inteiro de trabalho físico. Quem não tem domínio sobre seus pensamentos – mal comum ao homem ocidental, torna-se escravo da mente e acaba gastando a energia que poderia ser convertida em atitudes concretas, além de alimentar ainda mais os conflitos. Não basta estar atento ao volume de pensamentos, é preciso prestar atenção à qualidade deles. Pensamentos positivos, éticos e elevados podem recarregar as energias, enquanto o pessimismo consome energia e atrai mais negatividade para nossas vidas.

2 – Sentimentos tóxicos
Choques emocionais e raiva intensa também esgotam as energias, assim como ressentimentos e mágoas nutridos durante anos seguidos. Não é à toa que muitas pessoas ficam estagnadas e não são prósperas. Isso acontece quando a energia que alimenta o prazer, o sucesso e a felicidade é gasta na manutenção de sentimentos negativos. Medo e culpa também gastam energia, e a ansiedade descompassa a vida. Por outro lado, os sentimentos positivos, como a amizade, o amor, a confiança, o desprendimento, a solidariedade, a auto-estima, a alegria e o bom-humor recarregam as energia e dão força para empreender nossos projetos e superar os obstáculos.

3 – Maus hábitos – Falta de cuidado com o corpo
Descanso, boa alimentação, hábitos saudáveis, exercícios físicos e o lazer são sempre colocados em segundo plano. A rotina corrida e a competitividade fazem com que haja negligência em relação a aspectos básicos para a manutenção da saúde energética.

4 – Fugir do presente
As energias são colocadas onde a atenção é focada. O homem tem a tendência de achar que no passado as coisas eram mais fáceis: “bons tempos aqueles!”, costumam dizer. Tanto os saudosistas, que se apegam às lembranças do passado, quanto aqueles que não conseguem esquecer os traumas, colocam suas energias no passado. Por outro lado, os sonhadores ou as pessoas que vivem esperando pelo futuro, depositando nele sua felicidade e realização, deixam pouca ou nenhuma energia no presente. E é apenas no presente que podemos construir nossas vidas.

5 – Falta de perdão
Perdoar significa soltar ressentimentos, mágoas e culpas. Libertar o que aconteceu e olhar para frente. Quanto mais perdoamos, menos bagagem interior carregamos, gastando menos energia ao alimentar as feridas do passado. Mais do que uma regra religiosa, o perdão é uma atitude inteligente daquele que busca viver bem e quer seus caminhos livres, abertos para a felicidade. Quem não sabe perdoar os outros e si mesmo, fica ”energeticamente obeso”, carregando fardos passados.

6 – Mentira pessoal
Todos mentem ao longo da vida, mas para sustentar as mentiras muita energia é gasta. Somos educados para desempenhar papéis e não para sermos nós mesmos: a mocinha boazinha, o machão, a vítima, a mãe extremosa, o corajoso, o pai enérgico, o mártir e o intelectual. Quando somos nós mesmos, a vida flui e tudo acontece com pouquíssimo esforço.

7 – Viver a vida do outro
Ninguém vive só e, por meio dos relacionamentos interpessoais, evoluímos e nos realizamos, mas é preciso ter noção de limites e saber amadurecer também nossa individualidade. Esse equilíbrio nos resguarda energeticamente e nos recarrega. Quem cuida da vida do outro, sofrendo seus problemas e interferindo mais do que é recomendável, acaba não tendo energia para construir sua própria vida. O único prêmio, nesse caso, é a frustração.

8 – Bagunça e projetos inacabados
A bagunça afeta muito as pessoas, causando confusão mental e emocional. Um truque legal quando a vida anda confusa é arrumar a casa, os armários, gavetas, a bolsa e os documentos, além de fazer uma faxina no que está sujo. À medida em que ordenamos e limpamos os objetos, também colocamos em ordem nossa mente e coração. Pode não resolver o problema, mas dá alívio. Não terminar as tarefas é outro “escape” de energia. Todas as vezes que você vê, por exemplo, aquele trabalho que não concluiu, ele lhe “diz” inconscientemente: “você não me terminou! Você não me terminou!” Isso gasta uma energia tremenda. Ou você a termina ou livre-se dela e assuma que não vai concluir o trabalho. O importante é tomar uma atitude. O desenvolvimento do auto-conhecimento, da disciplina e da terminação farão com que você não invista em projetos que não serão concluídos e que apenas consumirão seu tempo e energia.

9 – Afastamento da natureza
A natureza, nossa maior fonte de alimento energético, também nos limpa das energias estáticas e desarmoniosas. O homem moderno, que habita e trabalha em locais muitas vezes doentios e desequilibrados, vê-se privado dessa fonte maravilhosa de energia. A competitividade, o individualismo e o estresse das grandes cidades agravam esse quadro e favorecem o vampirismo energético, onde todos sugam e são sugados em suas energias vitais.

10. Preguiça, negligência
E falta de objetivos na vida. Esse ítem não requer muitas explicações: negligência com a sua vida denota também negligência com seus dons e potenciais e, principalmente, com sua energia vital. Aquilo do que você não cuida, alguém vem e leva embora. O resultado: mais preguiça, moleza, sono….

11. Fanatismo
Passa um ventinho: “Ai meu Deus!!!! Tem energia ruim aqui!!!” Alguém olha para você: “Oh! Céus, ela está morrendo de inveja de mim!!!” Enfim, tudo é espírito ruim, tudo é energia do mal, tudo é coisa do outro mundo. Essas pessoas fanáticas e sugestionáveis também adoram seguir “mestres e gurus” e depositar neles a responsabilidade por seu destino e felicidade. É fácil, fácil manipular gente assim e não só em termos de energia, mas também em relação à conta bancária!

12. Falta de aceitação
Pessoas revoltadas com a vida e consigo mesmas, que não aceitam suas vidas como elas são, que rejeitam e fazem pouco caso daquilo que têm. Esses indivíduos vivem em constante conflito e fora do seu eixo. E, por não valorizarem e não tomarem posse dos seus tesouros – porque todos nós temos dádivas – são facilmente ‘roubáveis’.

O importante é aprender a aceitar e agradecer tudo o que temos (não confundir com acomodação). Quando você agradece e aceita fica em estado vibracional tão positivo que a intuição e a criatividade são despertadas. Surgem, então, as possibilidades de transformar a vida para melhor!

* Vera Caballero é Professora de Yoga, numeróloga, terapeuta floral, reiki master, massoterapeuta, ministra cursos e palestras sobre Bioenergias.

SUGESTÕES:

1- Leitura do texto

2- Comentar sobre:
- Importância do descanso
- Saúde física e mental
- Atitudes que incomodam e prejudicam
- Ecologia 

3- Entregar uma folha se sulfite e pedir que os alunos façam desenhos que expressem: alegria, tranquilidade, domínio sobre si, bons pensamentos, bom-humor, confiança, amizade, autoestima,

OUTRAS SUGESTÕES:

4- Resumir o texto

5- Pesquisar palavras conforme a regra de acentuação gráfica pedida
  a- monossílabos tônicos terminados em "os"
  b- paroxítonas terminadas em ditongo crescente
  c- paroxítonas terminadas em "l" 
  d- palavras terminadas em ditongo aberto
  e- palavras proparoxítonas

31 de janeiro de 2014

O significado das doenças


Segundo a psicóloga Americana Louise L. Hay, todas as doenças que temos são criadas por nós. Afirma ela, que somos 100% responsáveis por tudo de ruim que acontece no nosso organismo. Todas as doenças têm origem num estado de não-perdão, diz a psicóloga Americana Louise L. Hay.
Sempre que estamos doentes, necessitamos descobrir a quem precisamos perdoar. Quando estamos empacados num certo ponto, significa que precisamos perdoar mais. Pesar, tristeza, raiva e vingança são sentimentos que vieram de um espaço onde não houve perdão. Perdoar dissolve o ressentimento. A seguir, você vai conhecer uma relação de algumas doenças e suas prováveis causas, elaboradas pela psicóloga Louise. Reflita, vale a pena tentar evitá-las:





DOENÇAS/CAUSAS:

AMIDALITE: Emoções reprimidas, criatividade sufocada.
ANOREXIA: Ódio ao externo de si mesmo.
APENDICITE: Medo da vida. Bloqueio do fluxo do que é bom.
ARTERIOSCLEROSE: Resistência. Recusa em ver o bem.
ARTRITE: Crítica conservada por longo tempo.
ASMA: Sentimento contido, choro reprimido.
BRONQUITE: Ambiente familiar inflamado. Gritos, discussões.
CÂNCER: mágoa profunda, tristezas manidas por muito tempo.
COLESTEROL: Medo de aceitar a alegria.
DERRAME: Resistência. Rejeição à vida.
DIABETES: Tristeza profunda.
DIARRÉIA: Medo, rejeição, fuga.
DOR DE CABEÇA: Autocrítica, falta de auto-valorização.
DOR NOS JOELHOS: medo de recomeçar, medo de seguir em frente. Pessoas que procuram se apoiar nos outros.
ENXAQUECA: Raiva reprimida.. Pessoa perfeccionista.
FIBROMAS: Alimentar mágoas causadas pelo parceiro(a).
GASTRITE: Incerteza profunda. Sensação de condenação.
HEMORRÓIDAS: Medo de prazos determinados. Raiva do passado.
HEPATITE: Raiva, ódio. Resistência a mudanças.
INSÔNIA: Medo, culpa.
LABIRINTITE: Medo de não estar no controle.
MENINGITE: Tumulto interior. Falta de apoio.
NÓDULOS: Ressentimento, frustração. Ego ferido.
PELE (ACNE): Individualidade ameaçada. Não aceitar a si mesmo.
PNEUMONIA: Desespero. Cansaço da vida.
PRESSÃO ALTA: Problema emocional duradouro não resolvido.
PRISÃO DE VENTRE: Preso ao passado. Medo de não ter dinheiro suficiente.
PULMÕES: Medo de absorver a vida.
QUISTOS: Alimentar mágoa. Falsa evolução.
RESFRIADOS: Confusão mental, desordem, mágoas.
REUMATISMO: Sentir-se vitima.. Falta de amor. Amargura.
RINITE ALÉRGICA: Congestão emocional. Culpa, crença em perseguição.
RINS: medo da crítica, do fracasso, desapontamento.
SINUSITE: Irritação com pessoa próxima.
TIREÓIDE: Humilhação.
TUMORES: Alimentar mágoas.. Acumular remorsos.
ÚLCERAS: Medo.. Crença de não ser bom o bastante.
VARIZES: Desencorajamento. Sentir-se sobrecarregado.

Curioso não? Por isso vamos tomar cuidado com os nossos sentimentos. .. Principalmente daqueles, que escondemos de nós mesmos. Quem esconde os sentimentos, retarda o crescimento da Alma'.

Remédios indicados: Autoestima, perdão, amor





"De todos os homens que conheço o mais sensato é o meu alfaiate. Cada vez que vou a ele, toma novamente as minhas medidas. Quanto aos outros, tomam a medida apenas uma vez e pensam que seu julgamento é sempre do meu tamanho".
(George Bernard Shaw)

FONTE: http://somostodosum.ig.com.br/clube/artigos.asp?id=17729

29 de janeiro de 2014

Planejamento

            Não se pode negar a importância e a necessidade do planejamento para o sucesso de todas as tarefas realizadas no cotidiano, especialmente quando se trata de educação.
         Ele pode ser definido como o roteiro de uma tarefa docente de previsão de atividades didáticas selecionadas e organizadas de acordo os objetivos propostos para serem desenvolvidas pelo professor em sala de aula junto a seus alunos. Um bom planejamento é escrito  baseado num diagnóstico das necessidades do aluno e permite reflexão, revisão do que não foi atingido, adequação e avaliação durante seu desenvolvimento. Todo planejamento antecipa de forma organizada todas as etapas do trabalho escolar.
            Os elementos principais de um planejamento são objetivos, conteúdos e métodos. Os objetivos  antecipam as ações que serão executadas e mantém o ritmo do trabalho do professor. Não precisa ser longo, pode ser abreviado.e nunca será perfeito, sempre que se julgar necessário, haverá uma oportunidade para, usar sua flexibilidade para ajustes frente a novas situações e posteriormente melhorá-lo. Isso também melhora o desempenho do professor e a qualidade da educação, evita perda de tempo, ajuda a fugir da improvisação e da rotina, facilita no preparo das aulas e na seleção do material.
            O planejamento tem uma ordem sequencial adequada ao ano escolar, objetividade, coerência e orienta o trabalho de cada escola em todos os aspectos com vantagens: Trás economia de tempo, de recursos e de esforços, mostra as ações, as ferramentas, os recursos, a evolução do trabalho,  antecipa necessidades, permite um trabalho diferenciado, conforme a necessidade da turma.. Em contraposição, exige esforços, empenho, pesquisa.
            Ele deve ser um guia e assegurar uma unidade. Para isso, precisa estar integrado às necessidades do país e expressar o pensamento filosófico de uma linha teórica, seguir as orientações das Diretrizes curriculares do Projeto Político Pedagógico da Escola. Além disso,  necessita ser autêntico e ser redigido conforme a realidade do contexto em que o sistema de ensino está inserido. Refere-se ao que cada professor vai fazer para atingir objetivos de aprendizagem em sala de aula durante o ano letivo e precisa  responder às necessidades, interesses e motivações dos alunos.

             Em suma: O improviso pode ser uma das razões de fracasso. O planejamento é a tarefa de traçar os caminhos a seguir, uma necessidade constante que o professor deve executar como parte de sua tarefa. Cada professor deve elaborar o seu É um conjunto de atividades que o professor seleciona e organiza os elementos de cada situação de aprendizagem, a fim de criar as melhores condições para atingir os objetivos.  Fornece um quadro para as atividades de ensino, orientações para de aprendizagem. É preciso valorizar a importância de planejar e criar condições para uma aprendizagem eficaz. O planejamento do ensino e um trabalho educativo, cujas medidas tomadas  vão afetar o futuro do aluno e da educação.

27 de janeiro de 2014

Michelangelo Buonarroti


            Michelangelo Buonarroti nasceu no dia 6 de março de 1475, em Caprese, província florentina. Filho de Lodovico di Lionardo Buonarroti Simoni e de Francesca di Neri di Miniato del Sera. Ele perdeu a mãe  aos  seis de idade. Tinha quatro  irmãos: Leonardo,  Buonarroto, João Simão e Sigismundo.
            Michelangelo foi entregue aos cuidados de uma ama de leite cujo marido era cortador de mármore da aldeia  de Settignano. Esse pode ter sido o início do gosto pela escultura do grande artista. Michelangelo atribuíra  a esse fato sua vocação de escultor.  Na escola, ele  enchia os cadernos de exercícios com desenhos,  desinteressado das lições sobre outras matérias. Esse fato levou-o a ser espancado por seus pai e tios, por entenderem ser vergonhoso ter um artista na família da velha e aristocrática linhagem florentina. O orgulho familiar jamais abandonará Michelangelo:  "Não sou o escultor,  sou Michelangelo Buonarroti." Aos 13 anos,  ingressa, como aprendiz, no estúdio de Domenico Ghirlandaio, já então considerado mestre da pintura de Florença.
            Moisés é uma das principais obras do artista renascentista Michelangelo. Conta-se que após terminar de esculpir a estátua de Moisés, Michelangelo  passou por um momento de alucinação diante da beleza da escultura. Bateu com um martelo na estátua e começou a gritar: Porque não falas? (Perché non parli ?).


        É preciso desenvolver o encantamento pelas coisas simples, enxergar o que existe nas coisas e não está visível ainda. Foi isso que fez Michelangelo Buonarroti. Mostre uma pimenta para seus alunos e diga que ali existe uma flor, depois faça com eles a flor. (A atividade deve ser desenvolvida com alunos maiores, porque não é conveniente que os pequenos manipulem pimenta)
        
          FLOR DE PIMENTA
         Salada de grão-de-bico e brócolis decorada com flor de pimenta e folhas de orégano: Corte a pimenta para fazer as pétalas, conserve as sementes. Mergulhe em água com pedras de gelo por aproximadamente meia hora. A pimenta se transforma numa flor. Da mesma forma, é possível fazer flores com a parte branca da cebolinha de cheiro.




Importância do desenho

No ambiente escolar há uma polêmica sobre o desenho. Não é raro ouvir dizer que o professor que explora o desenho, o faz porque quer sossego, porque não está disposto para o trabalho. O professor que gosta de ensinar através do desenho, pode até sofrer alguma crítica, mas o desenho é importantíssimo para o desenvolvimento do aluno e o professor deve usá-lo respeitando as etapas do desenvolvimento infantil. De acordo com seus benefícios, é possível concluir que todas as disciplinas deveriam explorá-lo generosamente. Veja alguns dos seus benefícios:

O DESENHO É UMA EXCELENTE FERRAMENTA PEDAGÓGICA:
Vários autores: 

            DESENHAR:
         Faz parte do desenvolvimento infantil
         É prazeroso
         É um ato inteligente
         Estimula o raciocínio e a curiosidade
         Auxilia na concentração
         Prepara a criança para a vida adulta
         Facilita a comunicação não-verbal
         Proporciona melhor relaxamento
         Facilita a assimilação de conteúdos
     
      O ALUNO:
         cria novos mundos
         Manifesta sentimentos e preocupações
         Melhora a caligrafia

         Mostra o desenvolvimento cognitivo, afetivo, social e emocional.


      COMO DESENHAR UM PÁSSARO VOANDO: 

14 de janeiro de 2014

Colagem


O fundo dos oceanos é ainda um mistério, um local pouco explorado, muitos segredos não foram desvendados. Este vídeo mostra algumas imagens lindíssimas do fundo do mar. 





Brincando de fundo do mar. Fazer uma colagem usando papel de seda e barbante:  adcionado de 

13 de janeiro de 2014

Sugestão para decorar a sala de aula


Esta decoração minha filha fez, na garagem de sua casa, onde minha neta brinca. Leia o modo de fazer: 

Recorte passarinhos em plástico adesivo preto;
Estenda fios de barbante na parede;
Cole os passarinhos na parede como se estivessem pousados sobre o fio de barbante;
Cole galhinhos de capim seco para imitar um ninho, se quiser coloque ovinhos feitos com biscuit;
Pendure uma casinha de passarinho na parede.






Moldes




Para enfeitar sala de aula


http://www.howtofindyourroots.com/files/1731565/uploaded/FYRMAG-CI-C95243-L.jpg




http://suziebeezie.tumblr.com/post/606299317




http://www.maryjanesfarm.org/Recipes-Patterns-Instructions/images/silhouettes/silhouette-12.jpg




http://img1.etsystatic.com/000/0/5397444/il_570xN.306727441.jpg






Modelos de passarinhos para você usar das mais variadas formas. 
Os pássaros podem ser feitos de outras cores.

Modelos para enfeitar a sala de aula



















Para decorar a sala de aula


O tema escolhido para esta postagem foi aves. Você pode selecionar outros desenhos, como por exemplos papagaios, araras, tucanos e outras aves, figuras mitológicas, personagens dos contos de fada... Use EVA, tinta, papel colorido, tecido e deixe sua sala de aula bem colorida.