Há tempos deixei de abastecer este Blog, mesmo assim ele continua ativo, servindo de inspiração para muitos professores. Se você chegou até aqui, saiba que os conteúdos aqui postados são aulas que preparei para mim. Eu não quis guardar minhas experiências, pois sei que a maioria dos professores não têm muito tempo. Aproveite. Blog criado em 18/09/2006

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30 de abril de 2008

Internetês

Muitas vezes ouvimos críticas sobre mudanças que vêm acontecendo na Língua Portuguesa e nos esquecemos de olhar para trás, confrontá-las com o passado.
No Brasil, a Língua Portuguesa sofreu muitas alterações. Quando os portugueses chegaram aqui, o país era habitado por indígenas que falavam uma grande variedade de línguas. Depois, a colonização portuguesa, as grandes invasões, a escravidão dos africanos, a proibição de se falar o tupi-guarani, vocábulos herdados de imigrantes recebidos ao longo da História, as reformas ortográficas. Tudo isso contribuiu para o nosso Português. Gramáticos certamente criticaram essas mudanças quando elas aconteceram. O fato é que quando refletimos sobre isso, ou ficamos admirados: “ Nossa Língua mudou para melhor! Ficou mais simples! ou ficamos indignados Perdemos o que tínhamos de mais belo, nossa Língua! Poderíamos falar o tupi-guarani! Para dominar um povo é só proibi-lo de falar sua língua natal..."
Cada época tem sua forma de escrever e de comunicar. Não se pode negar que as mudanças ocorridas da década de 20 até hoje foram notáveis, que dirá se comparássemos com a escrita de 100 anos atrás? E não dá para imaginar o que pode acontecer daqui em diante.
A chegada da Internet é um marco histórico. Com sua popularização as mudanças tornaram-se mais intensas e mais velozes. A comunicação, pela sua velocidade, pode causar rapidamente um grande impacto, porque os jovens quando se comunicam em tempo real buscam economizar tempo. Precisam de agilidade. É dessa forma que se comunicam. Além de abreviarem as palavras, aboliram vogais, pontuação e acentuação, mudaram a grafia de muitas palavras, passaram a substituir o alfabeto por símbolos, imagens animadas(emotions) que podem ser entendidas em qualquer idioma. Essa nova linguagem universal é uma verdadeira revolução: o "internetês".
O internetês é uma variação lingüística fruto de um comportamento social. O que está acontecendo, dizem alguns, é um processo irreversível e dinâmico, com muitas alterações gráficas. Constantemente surgem novas criações e o internetês evolui todos os dias desobedecendo às normas da linguagem culta. Todos os dias surgem novas convencionalizações e o bom internauta deve aprender para não ficar desatualizado. A nova escrita virtual é rápida e quem não está habituado a ela fica sem entender. Conversar num chat sem usar o internetês demonstra ignorância digital.
Essa mesma linguagem está sendo usada nas comunicações por celular, através dos torpedos: quanto menor o número de caracteres, mais espaço para escrever a mensagem.
Há uma polêmica no ar: existem as pessoas que são a favor e as que são contra esse fenômeno:
Aquelas pessoas que são a favor, afirmam que o internetês não é uma ameaça para a Língua Portuguesa, que apenas conhecendo a língua padrão é que se decifra os novos sistemas de código, e vêem essa variante mais como uma contribuição do que como uma ameaça ás normas cultas. Também destacam que é preciso preparo para enfrentar essa mudança e que a expansão dessa linguagem digital vai depender do interesse econômico. Para eles, só o tempo poderá provar se haverá alteração ou não na Língua Portuguesa.
As que são contra, argumentam que o internetês é uma degradação da Língua Portuguesa, um verdadeiro atentado, e que isso acontece porque os usuários do celular e da Internet criaram essa forma de se comunicar por não dominarem a norma culta.
O professor atuante, para lidar confortavelmente com essa realidade, precisa acompanhar as mudanças. Provavelmente, com a velocidade da Internet, essa mudança será contínua. Quem não pegar o bonde, ou melhor, o trem bala da história, só Deus sabe a vergonha que poderá passar diante das novas gerações que ano a ano chegam às classes escolares. Não basta refletir, é necessário agir, e com urgência, mas como agir?
http://pt.wikipedia.org
EMOTIONS
PALAVRAS MODIFICADAS
não=n,
sim=s,
de=d,
que=q,
também=tb,
cadê=kd,
tc=teclar,
porque=pq,
aqui=aki,
acho=axo,
qualquer=qq,
mais ou mas=+).
é=eh,
não=naum

FRASES EM INTERNETÊS
Kd vc k naum dexo coments no meo flog pra eu fla ctg?
Cadê você que não deixou um comentário no minha página pessoal de fotos para eu falar contigo?
Fikr ligad nas 9dads é um dsafio.
Ficar ligado nas novidades é um desafio

ALGUMAS CONVENÇÕES
:-) ou :) sorriso, felicidade

:-D riso
:-o oh, não!
;-) piscada de olho
8-) olhos arregalados
:-( triste, carrancudo
:-x boca fechada
:-$ boca fechada
=:-| punk
-:-) punk
:-| sério, dentes cerrados
:-> sarcástico
:O gritando
:-E dentes de fora
+:-) padre
O:-) um anjo
+-:-) o Papa
>|-) chinês, japonês
;^ esmurrado
C=:-) o chefe
:-% banqueiro
*<:- span=""> Papai Noel
:-& língua atada
:-* amargo
:-/ cético
:-/ indeciso
:-1 malicioso
:-d~ fumador
:-? fumador de cachimbo
:-7 sorriso perverso
:-p língua de fora
#-) borga, orgia
%-\ ressaca
|-) adormecer
:-t aflição
:~) nariz feio
:-'| gripado
:-~) gripado
:-)' babando
:-() bigode
(:-) usar peruca
:-)~ baboso, molhado de baba
|-O aborrecido
:%)% acne
:-(*) vomitar
:-)8 bem vestido
8:-) menina
;-)-(8 menina moça
@:-) usa turbante
[:-) usa walkman
:[ pessimista
:-} relutante
(-:|:-) gêmeos
:-9 lamber os lábios
:-)x gravata
@:) Elvis Presley
5:-) Elvis Presley
%-( embaraçado, confuso
@}-%--enviar uma flor
3:) Vaca
]:) Vaca espanhola
:-#| bigode farfalhudo
@-}--- Rosa
^v^ morcego
^^v^^morcego grande
\{^^^}/dentes de vampiro
o-}--]: skatista
_/©¿©\_lentes de aumento, lunetas ou óculos fortes
:´( chorando


HINO DO INTERNAUTA DOIDÃO

O vírus dos pilantras às mouses plácidas
De um ponto.com um browser retumbante
E o uol da liberdade em disco rígido
Brilhou no excell da página nesse scanner
Se open Word deu invalid
Conseguimos formatar no Macintosh
Enter save, ó megabyte,
Desafio o nosso site à própria soft
Ó dábliu-dábliu-dábliu atalho, cyber! cyber!
Brasil, um povo on line, honrai os links,
De amor e de esperança download desce
E em teu formoso excell risonho e windows
A imagem do e-mail à tela address
Gigabyte pela própria netscape
És belo, és forte até quando és moroso
E o teu cursor speedy essa tua senha,
Tecla adorada,
Entre outras news, eu imprimi,
Ó pasta amada,
Dos Zip deste Bol esc mãe Pentium
Fax modem, Brasil!
ATIVIDADES:
Em grupo: pedir que escrevam frases em internetês. Podem usar também os emotions.
Trocar os textos entre os grupos pedir que reescrevam as frases na língua padrão.
Criação de emotions
Exposição dos textos em internetês ao lado do texto na língua padrão
Exposição dos emotions


Desafio: Formar grupos e cantar o "hino do internauta" com instrumentos improvisados (barulho de papel, canetas, caneca ou panela como se fossem pandeiro...) ou instrumentos fabricados pelos alunos l- O professor poderá oferecer um trofeu simbólico como prêmio (uma caixa de bombom ou pacote de pirulito ou bala... ) para a equipe vencedora.

LEIA O TEXTO "Os dez mandamentos da Ética na Internet" no Blog do Felipe Souza

24 de abril de 2008

Leitura crítica


Quando tinha quinze anos, disse para minha mãe:

– Descobri minha vocação. Quero ser escritor.

– Meu filho – respondeu ela, com um ar triste – seu pai é um engenheiro. É um homem lógico, razoável, com uma visão precisa do mundo. Você sabe o que é ser um escritor?

– Alguém que escreve livros.

– Seu tio Haroldo, que é médico, também escreve livros, e já publicou alguns. Faça a faculdade de engenharia, e terá tempo para escrever em seus momentos livres.

– Não, mamães. Eu quero ser apenas escritor. Não um engenheiro que escreve livros.

­– Mas você já conheceu algum escritor? Alguma vez, você já viu um escritor?

– Nunca. Só em fotografias.

– Então como é que você quer ser um escritor, sem saber direito o que é isso?

Para responder à minha mãe, resolvi fazer uma pesquisa. Eis o que descobri sobre o que era ser um escritor, no início da década de sessenta:

A) Um escritor sempre usa óculos, e não se penteia direito. Passa metade do seu tempo com raiva de tudo, e a outra metade deprimido. Vive em bares, discutindo com outros escritores de óculos e despenteados. Fala difícil. Tem sempre idéias fantásticas para o seu próximo romance, e detesta aquele que acabou de publicar.

B) Um Escritor tem o dever e a obrigação de jamais ser compreendido por sua geração – ou nunca chegará a ser considerado um gênio, pois está convencido de que nasceu numa época em que a mediocridade impera. Um escritor sempre faz várias revisões e alterações em cada frase que escreve. O vocabulário de um homem comum é composto de 3000 palavras; um verdadeiro escritor jamais as utiliza, já que existem outras 189000 no dicionário, e ele não é um homem comum.

C- Apenas outros escritores compreendem o que um escritor quer dizer. Mesmo assim ele detesta secretamente os outros escritores – já que estão disputando as mesmas vagas que a história da literatura deixa ao longo dos séculos. Então, o escritor e seus pares disputam o troféu do livro mais complicado: será melhor aquele que conseguir ser o mais difícil.

D- Um escritor entende de temas cujos nomes são assustadores: semiótica, epistemologia, neoconcretismo. Quando deseja chocar alguém, diz coisas como “Einstein é burro” ou “Tolstoi é o palhaço da burguesia”. Todos ficam escandalizados, mas passam a repetir para os outros que a teoria da relatividade está errada, e que Tolstoi defendia os aristocratas russos.

E- Um escritor, para seduzir uma mulher, diz: “sou escritor”, e escreve um poema num guardanapo: funciona sempre.

F- Por causa de sua vasta cultura, um escritor sempre consegue emprego como crítico literário. É neste momento que ele mostra sua generosidade, escrevendo sobre os livros de seus amigos. Metade da crítica é composta de citações de autores estrangeiros; a outra metade são as tais análises de frases, sempre empregando termos como “o corte epistemológico” ou “a visão integrada num eixo correspondente”. Quem lê a crítica comenta: “que sujeito culto”. E não compra o livro, porque não vai saber como continuar a leitura quando o corte epistemológico aparecer.

G- Um escritor, quando convidado a depor sobre o que está lendo naquele momento, sempre cita um livro que ninguém ouviu falar.

H- Só existe um livro que desperta a admiração unânime do escritor e seus pares: Ulisses, de James Joyce. O escritor nunca fala mal deste livro, mas quando alguém lhe pergunta de que se trata, ele não consegue explicar direito, deixando dúvidas se realmente o leu. É um absurdo que Ulisses jamais seja reeditado, já que todos os escritores o citam como uma obra-prima; talvez seja a estupidez dos editores, deixando passar a oportunidade de ganhar muito dinheiro com um livro que todo mundo leu e gostou.

Munido de todas estas informações, voltei à minha mãe e expliquei exatamente o que era ser um escritor. Ela ficou um pouco surpresa.

– É mais fácil ser engenheiro – disse ela. – Além do mais, você não usa óculos.

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Prefácio do livro “Ser como um rio que flui" Paulo Coelho


SUGESTÃO: Comentar sobre:

- A escolha da profissão.

- A influencia das pessoas na escolha da profissão.

- A importância de se pesquisar sobre diversas profissões.


Sobre Paulo Coelho
http://www.paulocoelho.com/

21 de abril de 2008

Escrevendo fábulas


Desenho para produção de fábula

17 de abril de 2008

São Francisco

TEXTO I - SÃO FRANCISCO



Lá vai São Francisco
Pelo caminho
De pé descalço
Tão pobrezinho
Dormindo à noite
Junto ao moinho
Bebendo a água
Do ribeirinho.


Lá vai São Francisco
De pé no chão
Levando nada
No seu surrão
Dizendo ao vento
Bom-dia, amigo
Dizendo ao fogo
Saúde, irmão.


Lá vai São Francisco
Pelo caminho
Levando ao colo
Jesuscristinho
Fazendo festa
No menininho
Contando histórias
Pros passarinhos.

Vinícius de Moraes

SUGESTÕES DE TRABALHO:

1- Leitura oral

2- Declamação do poema

3- Reescrever os versos substituindo a palavra destacadas:

“Levando nada

No seu surrão”.

“Lá vai São Francisco pelo caminho

Contando histórias pros passarinhos”

4- Identificar os verbos que estão no gerúndio:

5- Identificar adjuntos adverbiais da primeira estrofe.

6- Encontrar dois vocativos na segunda estrofe:

7- Descobrir as funções sintáticas das palavras destacadas:

Lá vai São Francisco
Pelo caminho
Levando ao colo
Jesuscristinho
Fazendo festa
No menininho
Contando histórias
Pros passarinhos.


8- Identificar as rimas do poema:

9- Responder quantas são as estrofes e os versos.

10- Reescrever o poema sem usar o diminutivo.

11- Comparar o poema no diminutivo e no grau normal e dar opinião a respeito das diferenças.

12- Descobrir as características físicas e psicológicas de São Francisco.

13- Reescrever o poema em prosa usando o discurso direto e o discurso indireto.

14 Escrever uma paráfrase do texto. O início pode ser assim:

Lá vai o bóia-fria

Pelo caminho

15- Escrever uma paráfrase a partir do desenho abaixo.

16- Desenhar as três estrofes do poema e expor.

17- Esculpir São Francisco e animais em sabão ou fazer modelagem em argila, massa de biscuit ou massa de modelagem.


RECEITA DE MASSA DE BISCUIT

18- Desenhos para colorir:

19 Pesquisar sobre os temas:

A transposição do Rio São Francisco,

A Cidade de Assis na Itália,

Biografia de Francisco de Assis.


TEXTO II - ORAÇÃO DE SÃO FRANCISCO

Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz.
Onde houver ódio, que eu leve o amor;
Onde houver ofensa, que eu leve o perdão;
Onde houver discórdia, que eu leve a união;
Onde houver dúvida, que eu leve a fé;
Onde houver erro, que eu leve a verdade;
Onde houver desespero, que eu leve a esperança;
Onde houver tristeza, que eu leve a alegria;
Onde houver trevas, que eu leve a luz.
Ó Mestre, Fazei que eu procure mais
Consolar, que ser consolado;
compreender, que ser compreendido;
amar, que ser amado.
Pois, é dando que se recebe,
é perdoando que se é perdoado,
e é morrendo que se vive para a vida eterna.

São Francisco de Assis


SUGESTÕES DE ATIVIDADES:

1- Reescrever o texto na 2ª pessoa do singular, na 1ª e na 2ªp do plural do presente do subjuntivo.

2- Identificar as regras de acentuação gráfica das palavras acentuadas.

3- Grifar os verbos que estão no particípio

4- Identificar dois vocativos.

5- Usar o dicionário e definir as palavras perdão, união, fé, vaidade, esperança, alegria...

6- O primeiro texto fala de coisas que concretas e o segundo de coisas abstratas: Pedir para o aluno comparar os textos e descobrir quais as coisas concretas e quais as abstratas.

7- Cantar o texto. Os alunos que sabem tocar algum instrumentos poderão tocá-los nestas hora.




DESENHO PARA DESENVOLVER UM TEATRO


ESCREVER UMA PARÁFRASE DA ESTÓRIA DA CHAPEUZINHO VERVELHO



13 de abril de 2008

Caminho

"Golpe a golpe, passo a passo,
Caminhante, não há caminho,o caminho é feito ao andar:Andando, se faz o caminhoe se você olhar para trástudo que verás são as marcasde passos que algum diaseus pés tornarão a percorrer:Caminhante, não há caminho,o caminho é feito ao andar". Antonio Machado

10 de abril de 2008

O lápis



O menino olhava a avó escrevendo uma carta.

A certa altura, perguntou:

- Você está escrevendo uma história que aconteceu conosco? E por acaso, é uma história sobre mim?

A avó parou a carta, sorriu, e comentou com o neto:

- Estou escrevendo sobre você, é verdade. Entretanto, mais importante do que as palavras, é o lápis que estou usando. Gostaria que você fosse como ele, quando crescesse.

O menino olhou para o lápis, intrigado, e não viu nada de especial.

- Mas ele é igual a todos os lápis que vi em minha vida!

- Tudo depende do modo como você olha as coisas. Há cinco qualidades nele que, se você conseguir mantê-las, será sempre uma pessoa em paz com o mundo.

"Primeira qualidade: você pode fazer grandes coisas, mas não deve esquecer nunca que existe uma Mão que guia seus passos. Esta mão nós chamamos de Deus, e Ele deve sempre conduzi-lo em direção à Sua vontade".

"Segunda qualidade: de vez em quando eu preciso parar o que estou escrevendo, e usar o apontador. Isso faz com que o lápis sofra um pouco, mas no final, ele está mais afiado. Portanto, saiba suportar algumas dores, porque elas o farão ser uma pessoa melhor."

"Terceira qualidade: o lápis sempre permite que usemos uma borracha para apagar aquilo que estava errado. Entenda que corrigir uma coisa que fizemos não é necessariamente algo mau, mas algo importante para nos manter no caminho da justiça".

"Quarta qualidade: o que realmente importa no lápis não é a madeira ou sua forma exterior, mas o grafite que está dentro. Portanto, sempre cuide daquilo que acontece dentro de você."

"Finalmente, a quinta qualidade do lápis: ele sempre deixa uma marca. Da mesma maneira, saiba que tudo que você fizer na vida, irá deixar traços, e procure ser consciente de cada ação".

( autor desconhecido)


4 de abril de 2008

Camões



Amor é fogo que arde sem se ver,

É ferida que dói, e não se sente;
É um contentamento descontente,
É dor que desatina sem doer.


É um não querer mais que bem querer;
É um andar solitário entre a gente;
É nunca contentar se de contente;
É um cuidar que ganha em se perder.


É querer estar preso por vontade;
É servir a quem vence, o vencedor;
É ter com quem nos mata, lealdade.


Mas como causar pode seu favor

Nos corações humanos amizade,
Se tão contrário a si é o mesmo Amor?



ATIVIDADES DE LEITURA:

Objetivo: Desinibir os alunos tímidos, auxiliar alunos com dificuldade para ler.

1- O professor distribui o texto para os alunos.

2- O professor lê o poema em voz alta uma ou duas vezes

3- Todos os alunos lêem o texto algumas vezes em voz alta, cada aluno no seu ritmo.

4- Leitura coletiva, todos no mesmo ritmo.

5- Leitura de um ou dois voluntários

6- O professor sugere a leitura para alunos tímidos ou com dificuldade para ler.


ATIVIDADES ESCRITAS:

Pesquisar a biografia de Camões

Pesquisar outro poema de Camões

Um paradoxo é uma declaração aparentemente verdadeira que leva a uma contradição lógica, ou a uma situação que contradiz a intuição comum. Em termos simples, um paradoxo é 'o oposto do que alguém pensa ser a verdade'.

Identificar os paradoxos do poema.

Passar a última estrofe para a ordem direta

Escrever frases com paradoxos, para um amor (verdadeiro ou fictício)

Em duplas escrever um soneto. O tema pode ser livre. Para facitar, o professor pode dar as rimas finais da primeira estrofe. Exemplo:
----------------------------------- oferecer
----------------------------------- ambiente
----------------------------------- paciente
----------------------------------- receber

Fazer desenhos que expressem sentimentos


Biblioteca Virtual - Entre

1 de abril de 2008

Dia da mentira



O que há de tão ruim com uma mentirinha de vez em quando? Por que a Bíblia insiste tanto em que se diga a verdade?

CONSIDERE O SEGUINTE:

A mentira destrói a liberdade e a dignidade das nossas vítimas porque é sempre manipuladora. Mentindo para alguém, retiramos sua capacidade de escolher racionalmente, de tomar uma decisão e de formar uma opinião com base em informações exatas. Isto significa que estamos tratando as pessoas com desprezo, como objetos a serem trapaceados e enganados para nossos próprios fins egoístas.

A mentira danifica a liberdade das pessoas que se envolvem com ela, porque rapidamente se enredam na teia de seu próprio engano e manipulação. Abraão Lincoln disse: “Nenhum homem tem memória suficiente boa para torná-lo um mentirosos bem-sucedido”. Aqueles que dizem a verdade não precisam policiar-se para evitar os buracos que cavaram para si mesmos. Porém, os mentirosos continuam cavando mais fundo ao mentir cada vez mais, na tentativa de cobrir as falsidades anteriores.

A mentira destrói a confiança. Às vezes, é possível enganar as pessoas, mas geralmente não por muito tempo. A desconfiança e a suspeita aumentam exponencialmente quando se descobre uma mentira. Ninguém confia num mentiroso. E ninguém é mais desconfiado que um mentiroso. As pessoas que mentem com naturalidade não confiam nos outros. Supõem que sejam como elas mesmas.

A mentira prejudica o senso de valor próprio do mentiroso. Mesmo que seja possível enganar outras pessoas por algum tempo, é muito mais difícil lograr a nós mesmos. Posso trapacear com alguém, mas causo um grave dano a mim mesmo porque sei que sou falso e hipócrita.

A mentira destrói nossa relação com Deus. Essa pode ser a menor preocupação de alguém que se esforça para sair de uma enrascada. Mas, no fim, o efeito é mais devastador de todos.

Extraído do livro OS DEZ MANDAMENTOS, princípios divinos para melhorar seus relacionamentos, Wade Loron, Casa Publicadora Brasileira, pg 84.