Há tempos deixei de abastecer este Blog, mesmo assim ele continua ativo, servindo de inspiração para muitos professores. Se você chegou até aqui, saiba que os conteúdos aqui postados são aulas que preparei para mim. Eu não quis guardar minhas experiências, pois sei que a maioria dos professores não têm muito tempo. Aproveite. Blog criado em 18/09/2006

TRANSLATE

Busque arquivos antigos

13 de fevereiro de 2014

Calendário Escolar




JANEIRO

01 - Confraternização Universal (dia Mundial da Paz)`
04 - Dia da Abreugrafia
06 - Dia dos Santos Reis
11 - Dia do enfermo
20 - Dia do Farmacêutico
21 - Dia Mundial da Religião
22 - Dia do aposentado
25 - Dia do Carteiro
29 - Dia do jornalista

FEVEREIRO

07 - Dia do Gráfico
21 - Dia Internacional da Eliminação de Preconceitos Raciais
27 - Dia Nacional do Livro Didático
27 – Dia do Idoso
28 - Dia do Agricultor

MARÇO

      - Carnaval
      - Cinzas
02 - Dia Nacional do Turismo
08 - Dia Internacional da Mulher
12 - a 19: Semana da Biblioteca
12 - Dia do Bibliotecário
14 - Dia da Poesia
14 - Criação do Correio no Brasil (1801)
15 - Dia do Circo
19 - São José
19 - Dia da Escola
21 - Início do Outono
23 - Dia do Escoteiro
27 - Dia Internacional do Teatro
31 - Aniversário do Movimento Militar de 1964



ABRIL

   - Paixão
   - Páscoa
01 - Dia da Mentira / Dia da Verdade
02 - Dia Internacional do Livro Infantil e Juvenil
05 - Dia Mundial da luta contra o câncer
07 - Dia Mundial da Saúde
07 - Dia do Corretor
07 - Abdicação de D. Pedro I
08 – Dia do Artista
10 – Dia do beijo
13 - Dia dos Jovens
13 – Dia do office-boy
14 - Dia Pan Americano
14 - Dia da América
15 - Dia da conservação do Solo
15 - Dia do Desarmamento Infantil
15 - Dia do desenhista
16 – Dia da voz
18 - Dia Nacional do Livro Infantil
18 - Dia de Monteiro Lobato
19 - Dia dos Povos Indígenas
21 - Tiradentes
21 - Dia do Café
22 - Dia do Descobrimento do Brasil
22 – Dia da Terra
22 - Dia da Comunidade Luso-Brasileira
22 - a 27: Semana da Educação
24 - Dia Internacional do Jovem trabalhador
24 - Dia da Empregada Doméstica
25 - Dia Mundial das Vocações
25 - Dia do Contabilista
27- Dia da Educação




MAIO

   - Mês da Reflexão Sobre o Problema do Racismo
   - Segundo Domingo: Dia das Mães
01 - Dia Mundial do Trabalho e do trabalhador
04 – Dia Nacional das Comunicações
05 - Dia da Comunidade
05 - Dia Nacional das Comunicações
08 - Dia da Cruz Vermelha
08 - Dia do Artista Plástico
12 - Dia do Enfermeiro
12 - a 20: Semana da Enfermagem
13 - Libertação dos Escravos
15 - Dia do Assistente Social
15 – Dia do Trabalhador Rural
16 - Dia do Gari
17 - Dia Mundial das Telecomunicações
23 - Pentecostes
24 - Dia do Telegrafista
25 - Dia do Trabalhador Rural
25 - Dia da Indústria
29 - Dia do Geógrafo e do Estatístico
31 - Dia Mundial dos Meios de Comunicação Social


JUNHO

   - Corpus Christi
05 - Dia Mundial do Meio Ambiente
05 - Dia da Ecologia
09 - Dia de Anchieta
09 - Dia do Porteiro
10 - Dia da Língua Portuguesa
11 - Dia da Marinha
12 - Dia dos Namorados
12 - Dia do Correio Aéreo Nacional
13 – Dia de Santo Antonio
14 - Dia Universal de Deus
17 - Dia do Químico
21 - Início do inverno
21 - a 27 Semana Nacional do Livro
24 - Dia de São João
25 - Dia do Imigrante
26 - Dia Mundial de Combate às Drogas
27 - Dia Nacional do Progresso
29 - Dia do Papa
29 - Dia de São Pedro e São Paulo
29 - Dia da Telefonista




JULHO

   - 1a semana: Semana da Prevenção contra Incêndio
   - 22 a 28: Semana da Agricultura 
01 - Dia do Bancário
02 - Dia do Bombeiro
04 - Dia do Cooperativismo
04 - Dia Inter. das Crianças Vítimas de Agressão
13 - Dia do Engenheiro de Saneamento
13 - Dia da Liberdade de Pensamento
14 - Dia do enfermo
16 - Dia do Comerciante
20 - Dia Internacional do Amigo
20 - Dia da Amizade
25 - Dia do Motorista
25 - Dia do Aniversário de Alto Piquiri
26 - Dia dos Avós
28 - Dia do Agricultor




AGOSTO

   - Mês do Folclore
   - Mês da Reflexão Sobre o Problema do Excepcional
   - Segundo Domingo: Dia dos Pais
01 - Dia do Selo
04 - Dia do Padre
05 - Dia Nacional da Saúde
11 - Dia do Estudante
11 - Dia da Televisão
11 - Dia do Magistrado e do Advogado
12 - Dia Nacional das Artes
14 - Dia da Unidade Humana
15 - Assunção de Nossa Senhora
15 - Dia das Religiosas
21 - Dia da Habitação
22 - Dia Nacional do Folclore
22 - Dia do Supervisor de Ensino
22 - Dia da Catequista
23 - Dia da Injustiça
24 - Dia da Infância
25 - Dia do Soldado
25 - Dia do Exército Brasileiro
25 - Dia do Feirante
27 - Dia do Psicólogo
28 - Dia Nacional do Bancário
29 - Dia Nacional do Combate ao Fumo
31 - Dia do Nutricionista


SETEMBRO

   - Mês da Reflexão Sobre o Problema do Idoso
01 - Dia Internacional da Pessoa da Terceira Idade
03 - Dia do Biólogo
06 - Dia do Alfaiate
06 - Dia do Barbeiro
07 - Dia da Proclamação da Independência do Brasil
08 - Dia Nacional da Alfabetização
09 - Dia do Técnico em Administração
10 - Dia da Imprensa
10 - Dia do Jornalista
15 - Dia de Nossa Senhora das Dores
17 - Dia da Compreensão Mundial
18 - Dia da Escola Pública
18 - Dia do Perdão
18 - a 26: Semana Mundial da Alimentação e Agricultura
21 - a 27: Semana da árvore 
21 - Dia da árvore
21 - Dia do Rádio
22 - Dia da Juventude no Brasil
22 -  Início da Primavera
24 – Dia da Bíblia
25 - Dia Nacional do Trânsito
25 - Dia Nacional do Trabalho
27 - Dia do Ancião
27 - Dia Mundial do Turismo
28 - Dia de Gratidão à Mãe Preta
30 - Dia da Bíblia
30 - Dia da secretária

OUTUBRO

   - Mês da Reflexão Sobre o Problema do Menor
01 - Dia do Agente Comercial
02 - Dia do Anjo da Guarda
03 - Dia do Dentista
04 - Dia dos Animais
04 - Dia de São Francisco (Protetor dos Animais)
04 - Dia da Natureza
04 - Dia Universal da Anistia
05 - Dia da Ave
07 - Dia de Nossa Senhora do Rosário
08 - Dia do Direito à Vida
11 - Dia do Deficiente Físico
12 - Dia da Criança
12 - Dia do Descobrimento da América
12 - Dia de Nossa Senhora Aparecida
13 - Dia do Escritor
14 - Dia Mundial da Alimentação
15 - Dia do Professor
15 - Dia das Missões
18 - Dia do Médico
20 - Dia do Poeta
23 - Dia da Aviação
23 - Dia do Aviador
23 - a 29: Semana do Livro
24 - Dia Mundial do Desenvolvimento
24 - Dia das Nações Unidas (ONU)
25 - Dia da Democracia
25 - Dia do Dentista
28 - Dia do Funcionário Público
29 - Dia Nacional do Livro
31 - Dia das Bruxas

NOVEMBRO

   - Mês da Reflexão Sobre os Direitos Humanos
01 - Dia de Todos os Santos
02 - Dia de Finados
05 - Dia da Cultura
05 - Dia do Nascimento de Rui Barbosa
05 - Dia do Cinema Brasileiro
08 - Dia Mundial do Urbanismo
10 - Dia do Trigo
12 - Dia do Diretor da Escola
14 - Dia do Bandeirante
14 - Dia Nacional da Alfabetização
15 - Proclamação da República
19 - Dia da Bandeira Nacional
20 - Dia Nacional da Consciência Negra
21 - Festa de Cristo Rei
22 - Dia da Música
22 - Dia do músico
24 - Dia Nacional de Ação de Graças
25 - Dia do Doador Voluntário de Sangue
30 - Dia Nacional de Ação de Graças
   - Quarta Semana: Semana de Prevenção contra Acidentes do      Trabalho

DEZEMBRO

01 - Dia do Imigrante
01 - Dia Mundial da Luta contra a AIDS
03 - Dia Nacional do Deficiente Físico
04 - Dia da Propaganda
04 - Dia do Orientador Educacional
08 - Dia Nacional da Família
08 - Dia da Justiça
08 - Dia da Imaculada Conceição
10 - Dia da Declaração Universal dos Direitos Humanos
11 - Dia do arquiteto
13 - Dia do Cego
13 - Dia do Marinheiro
15 - Dia do Jornaleiro
16 - Dia do Reservista
16 - Dia de Olavo Bilac (Patrono do Serviço Militar)
21 - Dia do Atleta
21 - Dia do Início do Verão
23 - Dia do Vizinho
24 - Dia do  Rio
24 - Dia Universal do Perdão
25 - Dia de Natal
28 - Dia da Marinha Mercante
28 - Dia do salva-vidas
31 - Dia da Esperança (Reveillon)




12 de fevereiro de 2014

Desenhos de memória e de observação


O ato de desenhar é espontâneo em muitas pessoas. Elas não precisam de nenhum pretexto para fazê-lo, apenas de alguns materiais: lápis, caneta, pincel, tinta, carvão, galho, pedra... Outras pessoas necessitam de um modelo, de uma de referência, que pode ser interna ou externa. Elas fazem desenho de memória ou desenho de observação.

Desenho de Memória.



Desenho de memória é aquele baseado apenas em lembranças, em momentos que ficaram retidos em nossa memória. Na hora de desenhá-lo não podemos consultar nada, apenas buscar o que ficou registrado. 


Este é um desenho de minha primeira professora. Chamava-se Adelaide Mirândula Moser, de quem tenho vagas lembranças, que já não sei se estão corretas, pois nunca mais a vi, nem soube notícias. Já procurei por ela na Internet, mas não encontrei nada. Ou está bem velhinha ou já morreu, eu também não sou jovem.  Eu me recordo que era jovem, alta e magra,  tinha olhos claros, cabelos louros e ondulados. 


Esta é a casa onde morei dos quatro aos quatorze anos. Era bem simples, sem água encanada, energia elétrica e banheiro dentro de casa. Seu piso era muito rude e minha mãe tinha um trabalho enorme para mantê-la limpa. Ficava num sítio na água do Interventor, perto de Munhoz de Melo, Paraná. No sítio meu pai tocava lavoura de café e criava algumas cabeças de gado e porcos. Minha mãe criava galinhas. Perto da casa ficava o terreirão onde o café e outros produtos agrícolas eram secos. Foi necessário tirar algumas arvores para enxergar a casa nesta posição, pois essa é forma que eu consigo vê-la melhor em minhas lembranças.




 Desenho de Observação.
Os desenhos de observação reproduzem objetos reais, tridimensionais. São desenhados como são vistos. 


 Minha mão.




11 de fevereiro de 2014

Tangram



      Tangram é um quebra-cabeça chinês formado por 7 peças (5 triângulos, 1 quadrado e 1 paralelogramo) Com essas peças podemos formar várias figuras, utilizando todas elas sem sobrepô-las. Segundo a Enciclopédia do Tangram é possível montar mais de 1700 figuras com as 7 peças.
            Esse quebra-cabeça, também conhecido como jogo das sete peças, é utilizado pelos professores de matemática como instrumento facilitador da compreensão das formas geométricas. Além de facilitar o estudo da geometria, ele desenvolve a criatividade e o raciocínio lógico, que também são fundamentais para o estudo da matemática.
            Não se sabe ao certo como surgiu o Tangram, apesar de haver várias lendas sobre sua origem. Uma diz que uma pedra preciosa se desfez em sete pedaços, e com elas era possível formar várias formas, tais como animais , plantas e pessoas. Outra diz que um imperador deixou um espelho quadrado cair, e este se desfez em 7 pedaços que poderiam ser usados para formar várias figuras.
        Segundo alguns, o nome Tangram vem da palavra inglesa "trangam", de significado "puzzle" ou "buginganga". Outros dizem que a palavra vem da dinastia chinesa Tang, ou até do barco cantonês "Tanka", onde mulheres entretinham os marinheiros americanos. Na Ásia o jogo é chamado de "Sete placas da Sabedoria".
            O tangram é um jogo que se originou na China e aos poucos foi chegando ao Brasil, e com isso os povos inventaram desenhos com as sete peças.

            http://pt.wikipedia.org/wiki/Tangram

Algumas imagens possíveis:





10 de fevereiro de 2014

Teoria das cores

TEORIA DAS CORES -  Leonardo da Vinci 
 Distinção das cores: a Cor-Luz e a Cor-Pigmento.
A Luz é imprescindível para a percepção da cor seja ela Cor-Luz ou Cor-Pigmento. A Cor-Luz é a própria cor.
Temos dois extremos de cores: o branco, ausência total de cor, ou luz pura; e o preto ausência total de luz.
Cores Primárias = vermelho, amarelo e azul




ATIVIDADES -  Pintar  a o quadro chamado figuras invertidas usando as cores primária
Cores Secundárias
Se misturarmos as cores primárias duas a duas iremos obter as cores secundárias.






Cole sobre a obra linhas nas cores  secundárias laranja, violeta e verde 
 
Cores Terciárias
São obtidas pela mistura de uma primaria com uma ou mais secundárias. Pinte as figuras geométricas  com tinta guache e forme cores terciárias.





Cores Quentes ,    As cores quentes, são associadas ao sol e ao fogo: amarelo, laranja e vermelho. Pinte o desenho em cores quentes.


As cores frias, estão associadas à sensação de frio, e são todas as cores que derivam do Violeta, Azul e Verde. São consideradas cores calmantes. Associam-se à água, ao frio, ao gelo, ao mar, ao céu, às árvores, entre outras. Pinte o desenho em cores frias.



Criando novas cores
Azul + Amarelo = Verde
Preto + Amarelo = Verde 
Azul + Vermelho = Violeta
Vermelho + Amarelo = Laranja
Laranja + Verde = Ocre
Ocre + Amarelo = Amarelo indiano
Vermelho + Verde = Vermelho venezza
Verde + Violeta = Sombra esverdeada
Violeta + Ocre = Siena queimada
Violeta + Vermelho = Carmim
Laranja + Branco = Beje
Branco + Carmim = Laca rosa
Branco + Violeta = Violeta médio
Azul + Branco = Azul cobalto
Amarelo + Branco = Amarelo canário
Violeta + Verde + Azul = Preto

5 de fevereiro de 2014

Gafanhoto






Hino Nacional legendado

3 de fevereiro de 2014

Historia da Arte em imagens

Uma síntese da História da Arte e suas características. 

http://circa6000bc.blogspot.com.br/2012/09/history-of-art-avant-garde.html







1 de fevereiro de 2014

Atitudes que drenam energia




1 – Pensamentos obsessivos
Pensar gasta energia, e todos nós sabemos disso. Ficar remoendo um problema cansa mais do que um dia inteiro de trabalho físico. Quem não tem domínio sobre seus pensamentos – mal comum ao homem ocidental, torna-se escravo da mente e acaba gastando a energia que poderia ser convertida em atitudes concretas, além de alimentar ainda mais os conflitos. Não basta estar atento ao volume de pensamentos, é preciso prestar atenção à qualidade deles. Pensamentos positivos, éticos e elevados podem recarregar as energias, enquanto o pessimismo consome energia e atrai mais negatividade para nossas vidas.

2 – Sentimentos tóxicos
Choques emocionais e raiva intensa também esgotam as energias, assim como ressentimentos e mágoas nutridos durante anos seguidos. Não é à toa que muitas pessoas ficam estagnadas e não são prósperas. Isso acontece quando a energia que alimenta o prazer, o sucesso e a felicidade é gasta na manutenção de sentimentos negativos. Medo e culpa também gastam energia, e a ansiedade descompassa a vida. Por outro lado, os sentimentos positivos, como a amizade, o amor, a confiança, o desprendimento, a solidariedade, a auto-estima, a alegria e o bom-humor recarregam as energia e dão força para empreender nossos projetos e superar os obstáculos.

3 – Maus hábitos – Falta de cuidado com o corpo
Descanso, boa alimentação, hábitos saudáveis, exercícios físicos e o lazer são sempre colocados em segundo plano. A rotina corrida e a competitividade fazem com que haja negligência em relação a aspectos básicos para a manutenção da saúde energética.

4 – Fugir do presente
As energias são colocadas onde a atenção é focada. O homem tem a tendência de achar que no passado as coisas eram mais fáceis: “bons tempos aqueles!”, costumam dizer. Tanto os saudosistas, que se apegam às lembranças do passado, quanto aqueles que não conseguem esquecer os traumas, colocam suas energias no passado. Por outro lado, os sonhadores ou as pessoas que vivem esperando pelo futuro, depositando nele sua felicidade e realização, deixam pouca ou nenhuma energia no presente. E é apenas no presente que podemos construir nossas vidas.

5 – Falta de perdão
Perdoar significa soltar ressentimentos, mágoas e culpas. Libertar o que aconteceu e olhar para frente. Quanto mais perdoamos, menos bagagem interior carregamos, gastando menos energia ao alimentar as feridas do passado. Mais do que uma regra religiosa, o perdão é uma atitude inteligente daquele que busca viver bem e quer seus caminhos livres, abertos para a felicidade. Quem não sabe perdoar os outros e si mesmo, fica ”energeticamente obeso”, carregando fardos passados.

6 – Mentira pessoal
Todos mentem ao longo da vida, mas para sustentar as mentiras muita energia é gasta. Somos educados para desempenhar papéis e não para sermos nós mesmos: a mocinha boazinha, o machão, a vítima, a mãe extremosa, o corajoso, o pai enérgico, o mártir e o intelectual. Quando somos nós mesmos, a vida flui e tudo acontece com pouquíssimo esforço.

7 – Viver a vida do outro
Ninguém vive só e, por meio dos relacionamentos interpessoais, evoluímos e nos realizamos, mas é preciso ter noção de limites e saber amadurecer também nossa individualidade. Esse equilíbrio nos resguarda energeticamente e nos recarrega. Quem cuida da vida do outro, sofrendo seus problemas e interferindo mais do que é recomendável, acaba não tendo energia para construir sua própria vida. O único prêmio, nesse caso, é a frustração.

8 – Bagunça e projetos inacabados
A bagunça afeta muito as pessoas, causando confusão mental e emocional. Um truque legal quando a vida anda confusa é arrumar a casa, os armários, gavetas, a bolsa e os documentos, além de fazer uma faxina no que está sujo. À medida em que ordenamos e limpamos os objetos, também colocamos em ordem nossa mente e coração. Pode não resolver o problema, mas dá alívio. Não terminar as tarefas é outro “escape” de energia. Todas as vezes que você vê, por exemplo, aquele trabalho que não concluiu, ele lhe “diz” inconscientemente: “você não me terminou! Você não me terminou!” Isso gasta uma energia tremenda. Ou você a termina ou livre-se dela e assuma que não vai concluir o trabalho. O importante é tomar uma atitude. O desenvolvimento do auto-conhecimento, da disciplina e da terminação farão com que você não invista em projetos que não serão concluídos e que apenas consumirão seu tempo e energia.

9 – Afastamento da natureza
A natureza, nossa maior fonte de alimento energético, também nos limpa das energias estáticas e desarmoniosas. O homem moderno, que habita e trabalha em locais muitas vezes doentios e desequilibrados, vê-se privado dessa fonte maravilhosa de energia. A competitividade, o individualismo e o estresse das grandes cidades agravam esse quadro e favorecem o vampirismo energético, onde todos sugam e são sugados em suas energias vitais.

10. Preguiça, negligência
E falta de objetivos na vida. Esse ítem não requer muitas explicações: negligência com a sua vida denota também negligência com seus dons e potenciais e, principalmente, com sua energia vital. Aquilo do que você não cuida, alguém vem e leva embora. O resultado: mais preguiça, moleza, sono….

11. Fanatismo
Passa um ventinho: “Ai meu Deus!!!! Tem energia ruim aqui!!!” Alguém olha para você: “Oh! Céus, ela está morrendo de inveja de mim!!!” Enfim, tudo é espírito ruim, tudo é energia do mal, tudo é coisa do outro mundo. Essas pessoas fanáticas e sugestionáveis também adoram seguir “mestres e gurus” e depositar neles a responsabilidade por seu destino e felicidade. É fácil, fácil manipular gente assim e não só em termos de energia, mas também em relação à conta bancária!

12. Falta de aceitação
Pessoas revoltadas com a vida e consigo mesmas, que não aceitam suas vidas como elas são, que rejeitam e fazem pouco caso daquilo que têm. Esses indivíduos vivem em constante conflito e fora do seu eixo. E, por não valorizarem e não tomarem posse dos seus tesouros – porque todos nós temos dádivas – são facilmente ‘roubáveis’.

O importante é aprender a aceitar e agradecer tudo o que temos (não confundir com acomodação). Quando você agradece e aceita fica em estado vibracional tão positivo que a intuição e a criatividade são despertadas. Surgem, então, as possibilidades de transformar a vida para melhor!

* Vera Caballero é Professora de Yoga, numeróloga, terapeuta floral, reiki master, massoterapeuta, ministra cursos e palestras sobre Bioenergias.

SUGESTÕES:

1- Leitura do texto

2- Comentar sobre:
- Importância do descanso
- Saúde física e mental
- Atitudes que incomodam e prejudicam
- Ecologia 

3- Entregar uma folha se sulfite e pedir que os alunos façam desenhos que expressem: alegria, tranquilidade, domínio sobre si, bons pensamentos, bom-humor, confiança, amizade, autoestima,

OUTRAS SUGESTÕES:

4- Resumir o texto

5- Pesquisar palavras conforme a regra de acentuação gráfica pedida
  a- monossílabos tônicos terminados em "os"
  b- paroxítonas terminadas em ditongo crescente
  c- paroxítonas terminadas em "l" 
  d- palavras terminadas em ditongo aberto
  e- palavras proparoxítonas

31 de janeiro de 2014

O significado das doenças


Segundo a psicóloga Americana Louise L. Hay, todas as doenças que temos são criadas por nós. Afirma ela, que somos 100% responsáveis por tudo de ruim que acontece no nosso organismo. Todas as doenças têm origem num estado de não-perdão, diz a psicóloga Americana Louise L. Hay.
Sempre que estamos doentes, necessitamos descobrir a quem precisamos perdoar. Quando estamos empacados num certo ponto, significa que precisamos perdoar mais. Pesar, tristeza, raiva e vingança são sentimentos que vieram de um espaço onde não houve perdão. Perdoar dissolve o ressentimento. A seguir, você vai conhecer uma relação de algumas doenças e suas prováveis causas, elaboradas pela psicóloga Louise. Reflita, vale a pena tentar evitá-las:





DOENÇAS/CAUSAS:

AMIDALITE: Emoções reprimidas, criatividade sufocada.
ANOREXIA: Ódio ao externo de si mesmo.
APENDICITE: Medo da vida. Bloqueio do fluxo do que é bom.
ARTERIOSCLEROSE: Resistência. Recusa em ver o bem.
ARTRITE: Crítica conservada por longo tempo.
ASMA: Sentimento contido, choro reprimido.
BRONQUITE: Ambiente familiar inflamado. Gritos, discussões.
CÂNCER: mágoa profunda, tristezas manidas por muito tempo.
COLESTEROL: Medo de aceitar a alegria.
DERRAME: Resistência. Rejeição à vida.
DIABETES: Tristeza profunda.
DIARRÉIA: Medo, rejeição, fuga.
DOR DE CABEÇA: Autocrítica, falta de auto-valorização.
DOR NOS JOELHOS: medo de recomeçar, medo de seguir em frente. Pessoas que procuram se apoiar nos outros.
ENXAQUECA: Raiva reprimida.. Pessoa perfeccionista.
FIBROMAS: Alimentar mágoas causadas pelo parceiro(a).
GASTRITE: Incerteza profunda. Sensação de condenação.
HEMORRÓIDAS: Medo de prazos determinados. Raiva do passado.
HEPATITE: Raiva, ódio. Resistência a mudanças.
INSÔNIA: Medo, culpa.
LABIRINTITE: Medo de não estar no controle.
MENINGITE: Tumulto interior. Falta de apoio.
NÓDULOS: Ressentimento, frustração. Ego ferido.
PELE (ACNE): Individualidade ameaçada. Não aceitar a si mesmo.
PNEUMONIA: Desespero. Cansaço da vida.
PRESSÃO ALTA: Problema emocional duradouro não resolvido.
PRISÃO DE VENTRE: Preso ao passado. Medo de não ter dinheiro suficiente.
PULMÕES: Medo de absorver a vida.
QUISTOS: Alimentar mágoa. Falsa evolução.
RESFRIADOS: Confusão mental, desordem, mágoas.
REUMATISMO: Sentir-se vitima.. Falta de amor. Amargura.
RINITE ALÉRGICA: Congestão emocional. Culpa, crença em perseguição.
RINS: medo da crítica, do fracasso, desapontamento.
SINUSITE: Irritação com pessoa próxima.
TIREÓIDE: Humilhação.
TUMORES: Alimentar mágoas.. Acumular remorsos.
ÚLCERAS: Medo.. Crença de não ser bom o bastante.
VARIZES: Desencorajamento. Sentir-se sobrecarregado.

Curioso não? Por isso vamos tomar cuidado com os nossos sentimentos. .. Principalmente daqueles, que escondemos de nós mesmos. Quem esconde os sentimentos, retarda o crescimento da Alma'.

Remédios indicados: Autoestima, perdão, amor





"De todos os homens que conheço o mais sensato é o meu alfaiate. Cada vez que vou a ele, toma novamente as minhas medidas. Quanto aos outros, tomam a medida apenas uma vez e pensam que seu julgamento é sempre do meu tamanho".
(George Bernard Shaw)

FONTE: http://somostodosum.ig.com.br/clube/artigos.asp?id=17729

29 de janeiro de 2014

Planejamento

            Não se pode negar a importância e a necessidade do planejamento para o sucesso de todas as tarefas realizadas no cotidiano, especialmente quando se trata de educação.
         Ele pode ser definido como o roteiro de uma tarefa docente de previsão de atividades didáticas selecionadas e organizadas de acordo os objetivos propostos para serem desenvolvidas pelo professor em sala de aula junto a seus alunos. Um bom planejamento é escrito  baseado num diagnóstico das necessidades do aluno e permite reflexão, revisão do que não foi atingido, adequação e avaliação durante seu desenvolvimento. Todo planejamento antecipa de forma organizada todas as etapas do trabalho escolar.
            Os elementos principais de um planejamento são objetivos, conteúdos e métodos. Os objetivos  antecipam as ações que serão executadas e mantém o ritmo do trabalho do professor. Não precisa ser longo, pode ser abreviado.e nunca será perfeito, sempre que se julgar necessário, haverá uma oportunidade para, usar sua flexibilidade para ajustes frente a novas situações e posteriormente melhorá-lo. Isso também melhora o desempenho do professor e a qualidade da educação, evita perda de tempo, ajuda a fugir da improvisação e da rotina, facilita no preparo das aulas e na seleção do material.
            O planejamento tem uma ordem sequencial adequada ao ano escolar, objetividade, coerência e orienta o trabalho de cada escola em todos os aspectos com vantagens: Trás economia de tempo, de recursos e de esforços, mostra as ações, as ferramentas, os recursos, a evolução do trabalho,  antecipa necessidades, permite um trabalho diferenciado, conforme a necessidade da turma.. Em contraposição, exige esforços, empenho, pesquisa.
            Ele deve ser um guia e assegurar uma unidade. Para isso, precisa estar integrado às necessidades do país e expressar o pensamento filosófico de uma linha teórica, seguir as orientações das Diretrizes curriculares do Projeto Político Pedagógico da Escola. Além disso,  necessita ser autêntico e ser redigido conforme a realidade do contexto em que o sistema de ensino está inserido. Refere-se ao que cada professor vai fazer para atingir objetivos de aprendizagem em sala de aula durante o ano letivo e precisa  responder às necessidades, interesses e motivações dos alunos.

             Em suma: O improviso pode ser uma das razões de fracasso. O planejamento é a tarefa de traçar os caminhos a seguir, uma necessidade constante que o professor deve executar como parte de sua tarefa. Cada professor deve elaborar o seu É um conjunto de atividades que o professor seleciona e organiza os elementos de cada situação de aprendizagem, a fim de criar as melhores condições para atingir os objetivos.  Fornece um quadro para as atividades de ensino, orientações para de aprendizagem. É preciso valorizar a importância de planejar e criar condições para uma aprendizagem eficaz. O planejamento do ensino e um trabalho educativo, cujas medidas tomadas  vão afetar o futuro do aluno e da educação.

27 de janeiro de 2014

Michelangelo Buonarroti


            Michelangelo Buonarroti nasceu no dia 6 de março de 1475, em Caprese, província florentina. Filho de Lodovico di Lionardo Buonarroti Simoni e de Francesca di Neri di Miniato del Sera. Ele perdeu a mãe  aos  seis de idade. Tinha quatro  irmãos: Leonardo,  Buonarroto, João Simão e Sigismundo.
            Michelangelo foi entregue aos cuidados de uma ama de leite cujo marido era cortador de mármore da aldeia  de Settignano. Esse pode ter sido o início do gosto pela escultura do grande artista. Michelangelo atribuíra  a esse fato sua vocação de escultor.  Na escola, ele  enchia os cadernos de exercícios com desenhos,  desinteressado das lições sobre outras matérias. Esse fato levou-o a ser espancado por seus pai e tios, por entenderem ser vergonhoso ter um artista na família da velha e aristocrática linhagem florentina. O orgulho familiar jamais abandonará Michelangelo:  "Não sou o escultor,  sou Michelangelo Buonarroti." Aos 13 anos,  ingressa, como aprendiz, no estúdio de Domenico Ghirlandaio, já então considerado mestre da pintura de Florença.
            Moisés é uma das principais obras do artista renascentista Michelangelo. Conta-se que após terminar de esculpir a estátua de Moisés, Michelangelo  passou por um momento de alucinação diante da beleza da escultura. Bateu com um martelo na estátua e começou a gritar: Porque não falas? (Perché non parli ?).


        É preciso desenvolver o encantamento pelas coisas simples, enxergar o que existe nas coisas e não está visível ainda. Foi isso que fez Michelangelo Buonarroti. Mostre uma pimenta para seus alunos e diga que ali existe uma flor, depois faça com eles a flor. (A atividade deve ser desenvolvida com alunos maiores, porque não é conveniente que os pequenos manipulem pimenta)
        
          FLOR DE PIMENTA
         Salada de grão-de-bico e brócolis decorada com flor de pimenta e folhas de orégano: Corte a pimenta para fazer as pétalas, conserve as sementes. Mergulhe em água com pedras de gelo por aproximadamente meia hora. A pimenta se transforma numa flor. Da mesma forma, é possível fazer flores com a parte branca da cebolinha de cheiro.




Importância do desenho

No ambiente escolar há uma polêmica sobre o desenho. Não é raro ouvir dizer que o professor que explora o desenho, o faz porque quer sossego, porque não está disposto para o trabalho. O professor que gosta de ensinar através do desenho, pode até sofrer alguma crítica, mas o desenho é importantíssimo para o desenvolvimento do aluno e o professor deve usá-lo respeitando as etapas do desenvolvimento infantil. De acordo com seus benefícios, é possível concluir que todas as disciplinas deveriam explorá-lo generosamente. Veja alguns dos seus benefícios:

O DESENHO É UMA EXCELENTE FERRAMENTA PEDAGÓGICA:
Vários autores: 

            DESENHAR:
         Faz parte do desenvolvimento infantil
         É prazeroso
         É um ato inteligente
         Estimula o raciocínio e a curiosidade
         Auxilia na concentração
         Prepara a criança para a vida adulta
         Facilita a comunicação não-verbal
         Proporciona melhor relaxamento
         Facilita a assimilação de conteúdos
     
      O ALUNO:
         cria novos mundos
         Manifesta sentimentos e preocupações
         Melhora a caligrafia

         Mostra o desenvolvimento cognitivo, afetivo, social e emocional.


      COMO DESENHAR UM PÁSSARO VOANDO: 

14 de janeiro de 2014

Colagem


O fundo dos oceanos é ainda um mistério, um local pouco explorado, muitos segredos não foram desvendados. Este vídeo mostra algumas imagens lindíssimas do fundo do mar. 





Brincando de fundo do mar. Fazer uma colagem usando papel de seda e barbante:  adcionado de 

13 de janeiro de 2014

Sugestão para decorar a sala de aula


Esta decoração minha filha fez, na garagem de sua casa, onde minha neta brinca. Leia o modo de fazer: 

Recorte passarinhos em plástico adesivo preto;
Estenda fios de barbante na parede;
Cole os passarinhos na parede como se estivessem pousados sobre o fio de barbante;
Cole galhinhos de capim seco para imitar um ninho, se quiser coloque ovinhos feitos com biscuit;
Pendure uma casinha de passarinho na parede.






Moldes




Para enfeitar sala de aula


http://www.howtofindyourroots.com/files/1731565/uploaded/FYRMAG-CI-C95243-L.jpg




http://suziebeezie.tumblr.com/post/606299317




http://www.maryjanesfarm.org/Recipes-Patterns-Instructions/images/silhouettes/silhouette-12.jpg




http://img1.etsystatic.com/000/0/5397444/il_570xN.306727441.jpg






Modelos de passarinhos para você usar das mais variadas formas. 
Os pássaros podem ser feitos de outras cores.