Há tempos deixei de abastecer este Blog, mesmo assim ele continua ativo, servindo de inspiração para muitos professores. Se você chegou até aqui, saiba que os conteúdos aqui postados são aulas que preparei para mim. Eu não quis guardar minhas experiências, pois sei que a maioria dos professores não têm muito tempo. Aproveite. Blog criado em 18/09/2006

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16 de junho de 2014

Expressionismo

EXPRESSIONISMO
        
         É um movimento de reação ao passado, contra o Impressionismo.
Surgiu no final do século XIX, na Alemanha, por volta de 1905. Neste movimento, a intenção do artista é de recriar o mundo e captar os sentimentos profundos, subjetivos, como por exemplo a angústia, miséria, solidão e aborda temas proibidos como demonismo, sexualidade, fantasia, perversão. Este movimento tem uma visão trágica e revela o lado pessimista da vida. Preocupa-se com com a vida e com a morte, mostra as desgraças e provoca impacto emocional no expectador e distorce a realidade.

HISTÓRIA E REPRESENTANTES 
Ocorreu na Alemanha onde atingiu vários pintores num período de guerra. No expressionismo, as obras de arte expressionistas mostram o estado psicológico e as denúncias sociais de uma sociedade que se considerava doente, precisando de um mundo melhor. Pode-se dizer que o Expressionismo foi foi uma atitude em prol dos valores humanos num momento em que isto era o que menos interessava. 

O principal precursor deste movimento foi o pintor holandês Vincent Van Gogh,  que manifestou os primeiros sinais do expressionismo. Ele serviu como fonte de inspiração para os pintores: Érico Heckel, Francisco Marc, Paulo Klee, George Grosz, Max Beckmann, etc. Há ainda muitos outros pintores, entre eles, Pablo Picasso, Cézanne, Gauguin, Matisse e o norueguês Edvard Munch,  autor da obra O Grito.
        
CARACTERÍSTICAS DO EXPRESSIONISMO:
-  Forte manifestação na pintura.
- Cores fortes e puras.
- Formas retorcidas.
- Composição agressiva
- Também se manifestou na literatura, cinema, teatro, música, dança, arquitetura, fotografia  etc.
- Na década de 40, surge em Nova York o expressionismo abstrato. Este movimento foi criado por pintores como Pollock, de Kooning e Rothko. Seus estilos eram bem variados e buscavam a liberação dos padrões estéticos.

http://pt.slideshare.net/GuoTonetto/expressionismo-15289701


Van Gogh



 Gauguin - Mulheres na praia




 Gauguin – Mulher com a flor




 Edvard Munch – O grito





Edvard Munch – A voz




Pablo Picasso - Les Demoiselles d'Avignon




Marc Chagal





Marc Chagal





  Fazer uma releitrura: Edvard Munch – O grito _ 


13 de junho de 2014

Escultura de um camelo

Escultura de um camelo feita com embalagens de iogurte vazias, papel alumínio, varetas, papel, cola e tinta.

Atividade encontrada em: 
http://www.pinterest.com/pin/498984833684147138/




10 de junho de 2014

Ritos Religiosos


 EXEMPLOS:
1- Procissões
2- Jogar flores no mar para Yemanjá
3- Indiozinho na idade inicio da idade adulta – mão no formigueiro sem chorar
4- Índios dançam para celebrar a colheita

5- Rito feito pelos indígenas Tupinambá:
Quando um bebê do sexo masculino nascia, o pai
- cortava seu cordão umbilical com os dentes,
- banhava a criança no rio e achatava seu nariz com o polegar.
- colocava o bebê em uma pequena rede, com unhas de onça e um pequeno arco e flechas, para que ele se tornasse um valente guerreiro.
- O pai, durante três dias, só comia farinha, e não trabalhava até que o umbigo do filho caísse.
- Quando o umbigo caía, ele o partia em pedacinhos e os pregava nos pilares da oca, para que o filho fosse um bom chefe de família.
- Só quando todas essas práticas tinham sido realizadas é que a aldeia festejava.



5- No Alto Xingu, um jovem se submete a ritual de passagem onde sua pele é arranhada até sangrar com o uso de dentes de peixe

6-Em Jerusalém, durante o Yom Kippur, judeus ortodoxos se "purificam" com o auxílio de uma galinha viva. Segundo a crença, ao passar sobre suas cabeças o animal "absorve" os seus pecados.

7- As tradições africanas e afro-brasileiras, como o candomblé colocam bebidas, galinha preta nas encruzilhadas

8- Os africanos possuem lugares de culto, embora muito modestos: pequenas cabanas, altares junto aos caminhos, cumes de montanhas... As oferendas são feitas para pedir saúde, vida, sucesso...

9- Os astecas praticavam sacrifícios com derramamento de sangue. Ofereciam o coração de animais ou de seres humanos para satisfazer os deuses.

10- No Hinduísmo é feito uma risca no cabelo da mulher grávida
11- Na índia, a cada seis anos, milhos de pessoas vão se banhar no rio Ganges para se purificar. 



Muçulmanos fazem cinco orações diárias voltado para a cidade de Meca. As orações devem ser feitas em momentos concretos do dia, que não correspondem a horas, mas a etapas do curso do Sol:
- Ao alvorecer
- Ao meio-dia, depois do sol ter atingir o seu ponto máximo;
- Entre o meio-dia e o pôr-do-sol;
- Logo após o pôr-do-sol;
- De noite, pelo menos uma hora e meia após o pôr-do-sol e antes da meia-noite.
Consistem na recitação de um conjunto de versículos do Alcorão um ciclo de posições (em pé, curvado, de joelhos, prostrado e sentado) a que se chama de rakca;

Rito



Rito

É uma cerimônia festiva e tradicional organizada, onde as pessoas se expressam por meio de gestos, símbolos, comportamentos, linguagens, transmitindo um sentido coerente ao ritual. O rito registra a memória de um povo. A nossa vida é marcada por rituais. Ex: (batismo) – (casamento) – (formatura) usados para marcar o que passou e a chegada de algo novo

Importância dos ritos
Promovem o contacto com o sagrado e, por conseguinte, com a divindade. Nestes ritos, o homem invoca, louva e agradece ao seu deus, ou deuses,



Uma cerimônia pode incluir:
um local sagrado - templos, mesquitas, igrejas, etc.
objetos sagrados - talismãs, árvores, altares, estátuas, cálices, etc.
sacerdotes - ou pessoas consagradas (pastores, rabinos, ancião, pai-de-santo)  para conduzirem os cultos.
palavras e gestos sagrados - orações, invocações e leitura de textos sagrados, acompanhadas de gestos (Ex: cachimbo, vela, postura das mãos...)




Tipos de Ritos


Um dos ritos mais simples é a oração. Esta é uma cerimônia que oferece uma aproximação ao sagrado com um mínimo de requisitos; muitas vezes basta apenas o a palavra para estabelecer uma ligação com a divindade. A oração pode ser individual, onde tende a assumir características mais livres, de acordo com cada indivíduo; ou pode ser coletiva, cantada pela comunidade na cerimônia ou guiada pelo sacerdote, rabino, pastor, ancião...  A oração pode ainda ser acompanhada de gestos (dançar, ajoelhar ou curvar, unir as mãos, etc.) ou apoiada por objetos ou locais sagrados (cruzes, máscaras, armas; mesquitas, capelas, etc.).

Quando nasce uma criança, para que seja aceita pela comunidade, é necessário um ritual que o torne parte do grupo social. Este ritual pode consistir no batismo, circuncisão, atribuição de um nome.

A entrada na idade adulta. A puberdade  requer um ritual de passagem que, a maioria das vezes, simboliza a morte da infância e o renascimento enquanto adulto. Os ritos da morte e renascimento, porém, podem ser cruéis e até brutais. Surgem muitos testes de resistência e de coragem, especialmente para os rapazes, e mesmo mutilações; um dos símbolos da morte e renascimento, nalgumas religiões, encontra-se no ritual de colocar os jovens em túmulos especiais para o efeito ou no receber de um novo nome. A iniciação no novo estatuto é ainda acompanhada pela aprendizagem de segredos religiosos próprios a cada sexo, e de tradições, deveres, leis, direitos, técnicas e tarefas próprios do adulto.


O casamento. O ritual que acompanha o casamento destina-se a tornar clara a união de um homem e de uma mulher, separando-se das respectivas famílias (ou separando-se apenas de uma, sendo um dos cônjuges integrado na família do companheiro) e recebendo a aprovação de ambas as famílias para a união.


A morte. Os ritos fúnebres permitem que o morto entre no reino dos mortos. Se não forem realizados, o morto fica impossibilitado de permanecer quer no reino dos mortos quer no dos vivos, deambulando sem sossego por entre os dois. Muitas vezes, estas cerimônias incluem ritos cujo objetivo é impedir que o morto regresse ao mundo dos vivos, onde poderia exercer uma influência maligna.



9 de junho de 2014

Tela


Tela feita com materiais baratos. Após uma seleção de retalhos de tecido, flores artificiais, rendas, face de porcelana, pele de coelho, folha de ouro, conchinhas do mar, etiquetas de papelão, jeans, pedaços de espelhos, corda, chave, chaveiro, paetê..., colei os objetos e dei forma a uma boneca. O fundo foi pintado com pó de cacos de telha diluído em cola branca e água, numa proporção de 50%,  as ondas foram feitas com retalhos de jeans. As conchinhas do mar, a chave e o chaveiro foram revestidos de folha de ouro. 






4 de junho de 2014

Ecologia e Meio Ambiente


"O menino que atormenta os animais há de mais tarde atormentar a família e a pátria. "
(Pitágoras, matemático grego, 497 a.C.)




SUGESTÃO DE ATIVIDADE:
a- Leitura do pensamento de Pitágoras para os alunos;

b- Questioná-los oralmente ou por escrito:
- O que significa atormentar;
- Indague se o pensamento de Pitágoras ainda é válido para os dias atuais, e por quais razões;
- Pergunte de que forma se pode atormentar a família;
- Peça exemplos acontecimentos onde pessoas atormentaram a Pátria;
- Solicite exemplos expressos na figura.

c- Oriente uma pesquisa de outros pensamentos de Pitágoras

d- Na aula seguinte:
- Leitura dos pensamentos pesquisados pelos alunos;
- Escreva alguns pensamentos de Pitágoras no quadro;
- Peça para o aluno que copie um deles;
- Mande que façam um desenho sobre o pensamento escolhido;
- Exposição das figuras e do pensamento.







Os Retirantes



Os Retirantes _ Cândido Portinari – 1944 - Óleo s/ Tela. 190 x 180 cm
Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand.

OS RETIRANTES
           
            Cândido Portinari nasceu em 1903 em Brodosqui, Estado de São Paulo. Desde criança trabalhou na lavou de café, fato que influenciou sua obra. Aos 9 anos entrou em contato com a pintura, auxiliando na restauração da Igreja Matriz local. Aos 15 foi sozinho para o Rio de Janeiro onde trabalhou durante o dia e estudou  Artes à noite. Começou a expor seu trabalho e em 1925, com 23 anos,  atraiu a atenção dos críticos. Tornou se uma artista admirado no Brasil e na Europa, onde conheceu vários países e obras de pintores famosos.  Voltou para o Brasil e encontrou sua maneira de pintar. O café passou a ser seu tema favorito. Pintou grandes painéis em locais públicos e passou a expressar a realidade vivida pelos trabalhadores: Cansaço, sofrimento e temas políticos. Numa viagem a Nova York visitou o museu de Arte Moderna e conheceu a pintura cubista de Picasso, Guernica e se Surpreendeu. Neste momento de sua vida era grande admirador do Partido Comunista, o que fez com que suas obras fossem  rejeitadas até pela Igreja e assim ele o passou ele passa a ser visto como um perigo à sociedade. Naquele momento histórico, a Segunda Guerra Mundial e o Holocausto aconteciam na Europa, No Brasil, o nordeste é dizimado pela seca, e Getúlio Vargas é o Presidente da República.
Portinari pintou “Os Retirantes”  sob esses acontecimentos. 

Numa análise estética percebe-se que sua obra recebeu influências de Pablo Picasso, pois tem traços do cubismo, algumas roupas têm formas geométricas. Não existe perspectiva, é com se fosse uma escultura. O fundo distante tem umas poucas montanhas bem claras. As cores são escuras e dão um ar pesado à tela.
Portinari empenhou-se em mostrar a falta de uma política sem preocupação com a situação do nordestino brasileiro. Mostrou a situação de trabalhadores rurais que eram penalizados sempre que a miséria atingia, como acontecia no país naquele momento.  A pintura “Os Retirantes”, acentua as desigualdades sociais: a pobreza e consequentemente  a fome. São nove personagens que olham para o expectador. A tela mostra a necessidade que o nordestino tem de abandonar sua terra em busca de uma vida melhor em outra parte do país. Duas famílias, duas gerações. Analisando dessa forma, é possível perceber que Portinari foi realmente um homem voltado para as questões sociais, pelo fato de ter presenciado isso no Brasil, um pintor que procurou retratar pessoas reais, famílias numerosas, o homem, preso ao campo e o Brasil, essencialmente rural, e isso o incomodava.

            Esses argumentos são imprescindíveis  quando se quer observar a obra do ponto de vista poético. Portinari foi influenciado desde pequeno pelo que presenciou. Para atingir seu objetivo de atrair a atenção da situação brasileira, Portinari lançou mão da dramatização. Procurou criticar o sistema de governo para chamar a atenção e provocar uma mudança. Mostrou-os paupérrimos  e em pleno êxodo, tudo o que têm, cabe numa pequena trouxa: A pé, descalços,sem o mínimo de segurança e bem estar, duas famílias com filhos pequenos fogem da seca. A miséria e o perigo iminente de morte. os igualou. Todos são mostrados desfigurados, cadavéricos, com ar de tristeza e solidão, esfarrapados, nus ou seminus buscando apoio encontrando proteção uns nos outros, já que não podem contar com ninguém mais, como Portinari estava habituado a ver.  Usou cores escuras, como se as pessoas estivessem sujas.  Portinari também mostrou um grave problema de saúde: uma criança seminua com aparência de portadora de esquistossomose, uma doença acarretada geralmente quando há falta de saneamento básico. Não há nenhuma vegetação. Avista-se ao longe o cume de algumas montanhas. O céu também foi pintado para chamar a atenção. Além de escuro, muitos pássaros negros, abutres, esperando o momento em que o grupo não resistir mais e sucumbir. O cajado do senhor mais idoso e uma ave formam uma imagem que lembram o cajado da personagem morte. O sofrimento desta família mostra a situação de inúmeras famílias brasileira. Portinari não poupou esforços para fazer uma crítica social.

            Ao retratar a realidade brasileira,  Portinari atingiu seu objetivo e eternizou a obra. Mesmo sendo uma pintura da década de 40, ainda pode ser considerada uma pintura atual”. Ele mostra  problemas sociais que apesar da critica, continuam requentes, embora atualmente existam muitos programas sócias.

1 de junho de 2014

Escrevendo letra de música




VAMOS PRESERVAR

Preservar é o nosso compromisso,
lata velha, pneu velho vai pro lixo!
Vamos todos ajudar, o negócio é reciclar
pra fazer o nosso mundo respirar!

Preservar é o nosso compromisso,
garrafa velha, embalagem vai pro lixo!
Separar, reciclar, vamos tudo transformar
pra fazer o nosso mundo respirar!



SUGESTÃO

a) Cantar a musica com os alunos.
b) Formar equipes - É importante que elas não se comuniquem para serem originais..
c) Pedir que às equipes escrevam outras quadrinhas sobre reciclagem e meio ambiente. 
d) Cada equipe canta sua quadrinha.
e) Partilhar as quadrinhas com as outras equipes.
f) Cantar a  música novamente incluindo a criação de todos.

26 de maio de 2014

Arte Povera

Arte Povera ("Arte Pobre" em português ) é um movimento artístico que se desenvolveu originalmente na segunda metade da década de 1960 na Itália. Os seus adeptos utilizam materiais de pintura (ou outras expressões plásticas não convencionais, como por exemplo areia, madeira, sacos, jornais, cordas, terra e trapos) com o intuito de "empobrecer" a obra de arte, reduzindo os seus artifícios e eliminar as barreiras entre a Arte e o quotidiano das sociedades.
Esta corrente artística surgiu e desenvolveu-se ao longo da década de 1970, período em que os artistas voltaram a sua atenção para as temáticas da natureza e seus derivados, rompendo com os processos industriais e revelando a sua critica ao empobrecimento de uma sociedade guiada pelo acumular de riquezas materiais.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Arte_povera


O material desta colagem foi coletado de plantas secas naturalmente, encontradas no quintal. Esta colagem pode ser feita nas disciplinas de Arte ou Ensino Religioso.

FORAM USADOS:

Para fazer o fundo:
- Botão de roseira para imitar um sol;
- Folha de mamoeiro para a árvore;
- Folhas de orquídea para a vegetação;
- Sementes de flor para as sementes pequenas.

Para a figura do homem:
- Cascas de árvore para o corpo;
- Cabelos de milho para os cabelos;
- Vagem de feijão para a oferenda;
- Pedaço de tecido velho para a roupa.

Após confecção, o aluno pode escrever ou falar sobre os sentimentos despertados pela imagem.


22 de maio de 2014

Abstracionismo


      Abstracionismo é qualquer obra de arte que não faz uma representação dos objetos. O artista abstracionista usa cores, linhas e manchas para criar formas indefinidas, não copiando a realidade.
O pintor russo Wassily Kandinsky é considerado o iniciador da pintura abstrata.
O abstracionismo está dividido em duas tendências: o abstracionismo informal e o abstracionismo geométrico.
O abstracionismo informal expressa os sentimentos e as ideias do artista com total liberdade de expressão e utiliza cores e formas de maneira espontânea.
      No abstracionismo geométrico as formas as cores são organizadas. A base da composição são linhas e figuras geométricas. Malevitch e Pieter Mondrian são alguns dos representantes desse estilo.

No Brasil, o abstracionismo manifestou-se no trabalho dos artistas japoneses Manabu Mabe e Tomie Ohtake. Dentre os pintores brasileiros destacam-se: Iberê Camargo, Wega Nery e Henrique Boese.



SUGESTÃO:


Pieter Mondrian



Modelo para colagem com papéis coloridos, pedaços de tecidos ou E.V.A.


Criar uma pintura para a xícara usando as característica de Pieter Mondrian.



Henrique Boese


Fazer uma releitura, pintando com cores diferentes.







21 de maio de 2014

Vinícius de Moraes e Toquinho



Música brasileira para o aluno ouvir, ler, declamar, interpretar, cantar,  desenhar, trabalhar movimentos e sons...


Berimbau
Vinicius de Moraes e Toquinho

Quem é homem de bem
Não trai!
O amor que lhe quer
Seu bem!
Quem diz muito que vai
Não vai!
Assim como não vai
Não vem!...

Quem de dentro de si
Não sai!
Vai morrer sem amar
Ninguém!
O dinheiro de quem
Não dá!
É o trabalho de quem
Não tem!
Capoeira que é bom
Não cai!
E se um dia ele cai
Cai bem!...

Capoeira me mandou
Dizer que já chegou
Chegou para lutar
Berimbau me confirmou
Vai ter briga de amor
Tristeza camará...

Se não tivesse o amor (2x)
Se não tivesse essa dor (2x)
E se não tivesse o sofrer (2x)
E se não tivesse o chorar (2x)
Melhor era tudo se acabar (2x)

Eu amei, amei demais
O que eu sofri por causa de amor ninguém sofreu
Eu chorei, perdi a paz
Mas o que eu sei é que ninguém nunca teve mais...
Mais do que eu

Capoeira me mandou
Dizer que já chegou
Chegou para lutar
Berimbau me confirmou
Vai ter briga de amor
Tristeza camará.



15 de maio de 2014

Trabalhos manuais


Garrafas decoradas com barbante ou lã. Fáceis de fazer. O importante é variar os modelos de garrafas e combinar as cores.  Encontradas em http://www.pinterest.com/pin/367747125794589625/ 


12 de maio de 2014

Pensamento

“A força da maternidade, é maior que as leis da natureza.”

Barbara Kingsolver

Por Terezinha Bordignon

7 de maio de 2014

Atividade para o dia das Mães


Desenvolvi a atividade abaixo com alunos de 6º . a 9º anos. Os alunos gostaram. Usei a figura de uma mulher encontrada na Web. Tirei os adereços, como roupa, cabelos e a adaptei para a atividade.  Por cima da figura desenhei roupa, cabelos ... e colori a imagem. Na sala de aula fiz assim:

1- Mostrei a imagem que criei por cima do modelo. Deixei que observassem e disse que aquela figura era um modelo para inspiração, mas que ela seria guardada para que cada aluno criasse a sua imagem.

2- Apresentei o modelo no qual eles  iriam desenhar e expliquei que se quisessem, poderiam criar a figura com as características da mãe (biológica ou da pessoa que desempenha o papel de mãe na vida deles, como por exemplo, uma irmã, uma tia, uma avó, uma mãe de criação...)

3- Guardei o desenho que fiz e distribui a segunda imagem.

4- O desenho do aluno foi recolhido. Colei num painel que foi exposto na escola para as mães que compareceram à homenagem. Foi muito bonito de ver, pois as mães se procuravam no mural. 









Alguns trabalhos feitos por alunos








6 de maio de 2014

Livro do Artista

Para produzir do “Livro do Artista”, o aluno deverá, durante uma semana, tomar nota dos acontecimentos bons ou ruins  que lhe chamaram a atenção. Depois disso, deve escolher um acontecimento por dia e fazer uma produção, pode ser uma colagem, um desenho ou uma pintura para fazer o Livro do Artista. Cada desenho deve receber uma breve explicação. Esta técnica é positiva, porque além de desenvolver o talento artístico do aluno, também desenvolve sua habilidade de escrever. Uma artista que utilizou esta técnica foi Frida Kahlo. Ela retratou seu sentimentos, substituindo o diário. Este trabalho influenciou as obras da artista. 




Segunda-feira – 24/09/2012  - TERÇO DAS ROSAS
Escolhi fazer este desenho porque fui convidada para o Terço das Rosas e gostei. Todas as segundas-feiras às 19 horas vou ao Terço das Rosas. Ele é rezado assim:

Arruma-se um altar com a Bíblia, uma vela, algumas rosas e uma imagem de Nossa Senhora de Fátima. As pessoas que participam ficam em circulo, nas parte externa da casa, porque vão muitas pessoas, aproximadamente cem pessoas. Uma dirigente faz a uma oração e leva a imagem de Nossa Senhora para cada participante fazer o seu pedido secreto. Enquanto isso, são entoados hinos a Maria. A seguir, ela faz  outra oração e escolhe uma das rosas, um laço, uma marca a distingue como a rosa escolhida, depois distribui todas as rosas para os participantes do terço, inclusive a rosa escolhida. O terço é rezado coletivamente. Cada vez que se inicia uma Ave Maria, as rosas vão para as mãos da pessoa seguinte. No último Ave Maria, a pessoa que ficou com a rosa marcada pela dirigente, será a anfitriã do terço da semana seguinte.

Terça-feira – 25/09/2012  - ANIVERSÁRIO DA SOPHIA
            Esta é a Sophia. Nesta terça-feira ela completou um aninho e convidou os parentes e alguns coleguinhas para a festa. Como sua mãe é minha prima, fui convidada. O tema da festa foi “Joaninha”.


Quarta-feira – 26/09/2012  - PREVENÇÃO
            Esta é minha dentista. Na quarta-feira fui fazer uma limpeza nos dentes e ela encontrou uma cárie. Não tive escolha, tive que me submeter a uma anestesia para fazer a restauração. Como não foi muito agradável, escolhi o fato para fazer o desenho. A dentista do desenho dá medo, mas pessoalmente é uma pessoa muito delicada.


Quinta-feira – 26/09/2012  - HORÁRIO ELEITORAL GRATUITO
            Nesta quinta, eu passava roupas enquanto ouvia o horário eleitoral no rádio. O rádio estava um pouco distante e consequentemente o som ficava mais baixo. Fiquei curiosa com o resultado de um debate e me aproximei do rádio para erguer o volume. Eu fiquei ali mesmo ouvindo, até que senti um cheiro de queimado. Recordei-me do ferro de passar. Eu havia deixado ele em cima de uma blusa. O resultado mais ou menos este do desenho. A blusa ficou inutilizável.


Sexta-feira – 27/09/2012  - MADRUGADA

            Quanta dedicação! Mais uma noite indo dormir de madrugada, fazendo as atividades do curso. Tenho me dedicado aos estudos dia e noite, mas são tantas atividades e estou com medo de não dar conta até o dia 03 de novembro. Com tantos exercícios assim, é necessário um tempo maior.


Sábado – 28/09/2012  - UM PEDIDO
Marcelo foi meu aluno quando adolescente. Não era muito dedicado aos estudos, mas concluiu o segundo grau. O problema dele foi um vício. Em conseqüência, muito jovem ainda adoeceu e ficou com sequelas, de modo que agora trabalha e se aproveita da situação para sustenta este vício. Sábado, bateu palmas no meu portão e pediu cinco reais. Disse que tinha ficado seis meses internado numa clínica psiquiátrica e que precisava do dinheiro para comprar remédios. Não acreditei na história porque vi atualizações em sua página do Face Book. Fiquei com pena, mas não o ajudei.


Domingo – 30/09/2012  - ADEUS

Liguei a TV e naquele instante estava sendo transmitido o enterro da Hebe Camargo. Ela não é parente minha, mas senti uma tristeza. Afinal, muitas noites eu assisti seu programa e me distraí com suas gargalhadas. Sua alegria era contagiante. Eu também gostava de ver como estava vestida, suas jóias, seus sapatos. Fiquei surpresa ao ver como era querida, não era só eu que gostava da Hebe, milhares de pessoas também gostavam. Há pessoas que nascem e brilham. Hebe foi uma dessas pessoas. Fiquei com pena de ela ter partido, mas ao mesmo tempo pensei: Ela precisava ir para não sofrer mais. Adeus Hebe.