Há tempos deixei de abastecer este Blog, mesmo assim ele continua ativo, servindo de inspiração para muitos professores. Se você chegou até aqui, saiba que os conteúdos aqui postados são aulas que preparei para mim. Eu não quis guardar minhas experiências, pois sei que a maioria dos professores não têm muito tempo. Aproveite. Blog criado em 18/09/2006

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25 de outubro de 2010

O lagarto está chorando



O lagarto está chorando
A lagarta está chorando

O lagarto e a lagarta
Com aventaizinhos brancos

Hão perdido sem querer
Seu anel de casamento

Ai! Seu anelzinho de chumbo,
Ai, seu anelzinho chumbado

Um céu grande e sem gente
Monta em seu globo aos pássaros

O sol, capitão redondo
Leva um colete de raso

Olhai que velhos são!
Que velhos são os lagartos!

Ai como choram e choram,
Ai! Ai! Como estão chorando!


Frederico Garcia Lorca
(Tradução de Maria Teresa Almeida Pina)

18 de outubro de 2010

Betinho


"Um país não se muda pela sua economia, sua política e nem mesmo sua ciência; muda sim pela sua cultura."

HERBERT JOSÉ DE SOUZA, o Betinho
(1935-1997), sociólogo mineiro

8 de outubro de 2010

O antes e o depois


Desenho feito durante Oficinas de Formação Continuada para Professores na cidade de Altonia, PR

Leitura



O motivo deste post não é político, mas suas duas possíbilidades de leitura: os discursos feitos antes e depois da posse dos candidatos

POLÍTICOS ANTES DA POSSE

Nosso partido cumpre o que promete.
Só os tolos podem crer que
não lutaremos contra a corrupção.
Porque, se há algo certo para nós, é que
a honestidade e a transparência são fundamentais.
para alcançar nossos ideais
Mostraremos que é grande estupidez crer que
as máfias continuarão no governo, como sempre.
Asseguramos sem dúvida que
a justiça social será o alvo de nossa ação.
Apesar disso, há idiotas que imaginam que
se possa governar com as manchas da velha política.
Quando assumirmos o poder, faremos tudo para que
se termine com os marajás e as negociatas.
Não permitiremos de nenhum modo que
nossas crianças morram de fome.
Cumpriremos nossos propósitos mesmo que
os recursos econômicos do país se esgotem.
Exerceremos o poder até que
Compreendam que
Somos a nova política.

(Autor desconhecido)

DEPOIS DA POSSE:

Basta ler o texto de baixo para cima, frase a frase


23 de setembro de 2010

Atividade de Ensino Religioso - Caça-palavras



gesto sagrado - simbolos religiosos - cálice -  altar - alva -  vela -  incenso - oração - rito -  momotaro -  mito da caverna - iemanjá - hinduísmo - catolicismo - cristianismo - judaísmo - sacerdote - pastor -   rabino - pai de santo - monge - mantra - stupa -  mausoléu - pirâmide                                              







18 de setembro de 2010

Ai! Se sêsse!



Se um dia nós se gostasse;
Se um dia nós se queresse;
Se nós dois se impariásse,
Se juntinho nós dois vivesse!
Se juntinho nós dois morasse
Se juntinho nós dois drumisse;
Se juntinho nós dois morresse!
Se pro céu nós assubisse?
Mas porém, se acontecesse
qui São Pêdo não abrisse
as portas do céu e fosse,
te dizê quarqué toulíce?
E se eu me arriminasse
e tu cum insistisse,
prá qui eu me arrezorvesse
e a minha faca puxasse,
e o buxo do céu furasse?…
Tarvez qui nós dois ficasse
tarvez qui nós dois caísse
e o céu furado arriasse
e as virge tôdas fugisse!!! 

Autor: Zé da Luz  



16 de setembro de 2010

Boneca de pano


 

Boneca
de pano
Gingando
Num cabaré
Poderia ser bonequinha
de louça
Tão moça
Mas não é

Um dia alguém a chamou de boneca
E ela sendo mulher
Acreditou
O tempo foi se passando
E ela se desmanchando
E hoje quem olha pra ela
Não diz quem é
Em vez de boneca de louça
Hoje é boneca de pano
Em um sombrio cabaré

Boneca

Composição de Assis Valente - Gravadora Continetal


 



 



1- LEIA O TEXTO ACIMA E ASSINALE A RESPOSTA CERTA COM UM “X”:
a- Este poema de Assis Valente tem como referência a mulher. Nos versos ela é citada como
(___) adolescente
(___) velha
(___) boneca
(___) criança

b- A característica que se refere à boneca de pano é
(___) desvalorizada
(___) rica
(___) moça de família
(___) moça orgulhosa

c- No verso “Poderia ser bonequinha”, a palavra “bonequinha” foi usada para definir:
(___) uma criança
(___) uma mulher de baixa estatura
(___) uma prostituta
(___) uma linda mulher
(___) uma boneca que se parecia com uma mulher.

d- O autor do texto deixou transparecer seu pensamento sobre a mulher no verso: “E ela sendo mulher acreditou”. Para ele:
(___) As mulheres são muito sensíveis
(___) Nenhuma mulher presta
(___) É fácil para um homem enganar uma mulher
(___) A mulher é inteligente demais para ser enganada


e- No poema, a expressão “boneca de louça” significa que a mulher:
(___) é valorizada
(___) tem má fama
(___) é muito pobre
(___) é desprezada


f- Dois tempos se opõem no poema: o passado e o presente. Releia o texto e numere as palavras escrevendo:
( 1 ) para idéia de passado
( 2 ) para idéia de presente
(___) velha 
(___) é
(___) conservada 
(___) um dia
(___) hoje 
(___) jovem
(___) usada 
(___) foi


g- “O tempo foi se passando e ela se desmanchando” isto prova que a mulher
(___) Foi ficando cada vez mais magra
(___) Foi adoecendo gravemente
(___) Foi envelhecendo e perdendo a beleza
(___) Passou a se vistir com roupas velhas e rasgadas


2- RESPONDA:
Que conclusões você pode tirar do fato de a “boneca” aparecer primeiramente dançando num “cabaré” e terminar “num sombrio cabaré”?


3- REESCRITA DO TEXTO EM PROSA:
a- Os rapazes escrevem o texto do ponto de vista da mulher.

b- As garotas o reescrevem do ponto de vista do homem.


4- ASSINALE A RESPOSTA CERTA COM UM “X”:
a- Indique a oração está na voz ativa:
(___) O jardineiro regava as plantas
(___) Paulo feriu-se com um martelo
(___) O melhor candidato foi eleito pelo povo.
(___) Paulo feriu-se no pé.


b- Identifique a oração que não tem agente da passiva.
(___) A casa será vendida pelo filho .
(___) Um novo modelo de carro foi comprado pelo empresário
(___) O bolo seria encomendado pela amiga
(___) O branco açúcar não foi feito por mim
(___) Os trabalhadores espalharão muitas sementes na lavoura


c- Qual oração tem o verbo transitivo direto
(___) Dois criminoso foram presos ontem
(___) Os policias reconheceram os criminosos
(___) Este açúcar veio da mercearia
(___) Vovó sujou-se com barro.


5- NUMERE AS VOZES DO VERBO:
( 1 ) voz passiva sintética
( 2 ) voz passiva analítica
( 3 ) voz ativa
( 4 ) voz reflexiva

(___) Cartas de amor foram encontradas no bolso de seu casaco
(___) O vento e a chuva destruíram as plantações de feijão
(___) Atingiu-se a Vovó
(___) Minha escola concorreria a um prêmio
(___) Os jornais eram lidos pelos alunos

  
6- CLASSIFIQUE AS ORAÇÕES SUBSTANTIVAS DESTACADAS:
Tive a impressão / de que houve desonestidade.
Peço-te uma coisa: / que mandes o disco.
Convém / que saibamos de tudo.
Ninguém sabe / se ela existiu.
Já me convenci / de que o crime não compensa.
O segredo sucesso foi / que tivemos calma.




3 de setembro de 2010

Patativa do Assaré

Rolando Boldrim

Boi Balaio

2 de setembro de 2010

Uma nova doença

 A finalidade desta atividade é produzir um texto e criar uma personagem que é cientista . Ela  descobre de uma nova doença e a fórmula para sua cura. Uma parte do texto já vem escrita.

CIENTISTA E PESQUISADOR DESCOBRE
UMA NOVA DOENÇA 
E A FÓRMULA PARA SUA CURA.



O Dr .....................  nasceu na cidade de  ....................  em (País) .....................  É cientista pesquisador formado pelo famoso Instituto ..................... Atualmente também é professor na Universidade ..................... Após seis anos de pesquisa sobre a cura do cancer de de cérebro, acidentalmente descobre uma nova doença. Ele a denominou de "Sindrome ....................." Ele descobriu que essa doença, na realidade não é nova, sua origem vem da Pré-História,  mas atualmente sofreu uma modificação genética, o que a tornou perigosa, pois se espalha rapidamente, principalmente em locais onde há maior número de pessoas concentradas. Pessoas de todas as idades podem ser contaminadas. 
Ela provoca dores na face, palidez, sede exagerada e crises de ataques de riso que chegam a durar três minutos. As pessoas contaminadas estão causando grandes transtornos rindo em lugares e horas que não deveriam: em igrejas, tribunais, hospitais e velórios e outros locais Antes da doença se manifestar ela dá sinais, se a pessoa for diagnosticada a tempo pode se livrar do mal. Os sinais são os seguintes:
_ Os dentes ficam amarelados;
_ As pupilas .....................
_ .....................
_ .....................
_ .....................
_ .....................
_ .....................


Enquanto pesquisava, o Dr. ..................... foi contaminado pela doeça. Como cientista e pesquisador, procurou a cura, aplicando em si uma fórmula inacabada de uma poção caseira. Ele quase conseguiu a cura, mas infelizmente não foi curado a tempo e ficou com algumas sequelas:
_ Os cabelos passaram a crescer exgeradamente, cerca de 5 centímetros por dia;
_ Desevolveu alergia a Coca-cola
_ .....................
_ .....................
_ .....................
_ .....................
_ .....................

A fórmula que trouxe a cura completa é muito estranha, mas fácil  de ser desenvolvida. O Cientista a publicou na Internet e em jornais e revistas de grande circulação. Também concedeu entrevistas em rádios e TVs. Depois disso qualquer pessoa pode se curar em casa mesmo. A fórmula mágica é a seguinte:


INGREDIENTES:
_ 1 caco de telha triturado
_ 2 folhas de maracujá do brejo
_ .....................
_ .....................
_ .....................
_ .....................
_ .....................
_ .....................
_ .....................

MODO DE FAZER:
_ Lavar o caco de telha com QBoa, deixar uma noite no sereno e triturá-lo com um martelo;
_ Picar as folhas de maracuja do brejo 
_ .....................
_ .....................
_ .....................
_ .....................
_ .....................
_ .....................
_ Adicionar todos os ingredientes num tacho de cobre e  .....................  por .....................
_ Em seguida, .....................


MODO DE TOMAR:
_ .....................
_ .....................
_ .....................

Atualmente o Dr  ..................... se dedica à pesquisa da cura das sequelas para reatar o casamento com sua esposa, que o abandonou virtudes das constantes crises de pânico que tinha todas as vezes que o via.

Dr. ...........................................


O aluno deve desenhar a foto do cientista
de acordo com as características descritas no texto que escreveu.

31 de agosto de 2010

Albert Einstein



"A sabedoria não é produto da escola, mas do esforço de uma vida inteira para adquiri-la"
ALBERT EINSTEIN (1879-1955), físico alemão naturalizado norte-americano.

25 de agosto de 2010

Casal é tudo igual


 Luís Fernando Veríssimo
Ele: - Alô?
Ela: - Pronto.
Ele: - Voz estranha… Gripada?
Ela: - Faringite.
Ele: - Deve ser o sereno. No mínimo tá saindo todas as noites pra badalar.
Ela: - E se estivesse? Algum problema?
Ele: - Não, imagina! Agora, você é uma mulher livre.
Ela: - E você? Sua voz também está diferente. Faringite?
Ele: - Constipado.
Ela: - Constipado? Você nunca usou esta palavra na vida.
Ele: - A gente aprende.
Ela: - Tá vendo? A separação serviu para alguma coisa.
Ele: - Viver sozinho é bom. A gente cresce.
Ela: - Você sempre viveu sozinho. Até quando casado só fez o que quis.
Ele: - Maldade sua, pois deixei de lado várias coisas quando a gente se casou.
Ela: - Evidente! Só faltava você continuar rebolando nas discotecas com as amigas.
Ele: - Já você não abriu mão de nada. Não deixou de ver novela, passear no shopping, comprar jóias, conversar ao telefone com as amigas durante horas…
… Silêncio ….
Ela: - Comprar jóias? De onde você tirou essa idéia? A única coisa que comprei em quinze anos de casamento foi um par de brincos.
Ele: - Quinze anos? Pensei que fosse bem menos.
Ela: - A memória dos homens é um caso de polícia!
Ele: - Mas conversar com as amigas no telefone…
Ela: - Solidão, meu caro, cansaço… Trabalhar fora, cuidar das crianças e ainda preparar o jantar para o HERÓI que chega à noite…Convenhamos, não chega a ser uma roda-gigante de emoções…
Ele: - Você nunca reclamou disso.
Ela: - E você me perguntou alguma vez?
Ele: - Lá vem você de novo… As poucas coisas que eu achava que estavam certas… Isso também era errado!?
Ela - Evidente, a gente não conversava nunca…
Ele: - Faltou diálogo, é isso? Na hora, ninguém fala nada. Aparece um impasse e as mulheres não reclamam. Depois, dizem que faltou diálogo. As mulheres são de Marte.
Ela: - E vocês são de Saturno!
…Silêncio…
Ele
: - E aí, como vai a vida?
Ela: - Nunca estive tão bem. Livre para pensar, ninguém pra me dizer o que devo fazer…
Ele: - E isso é bom?
Ela: - Pense o que quiser, mas quinze anos de jornada são de enlouquecer qualquer uma.
Ele: - Eu nunca fui autoritário!
Ela: - Também nunca foi compreensivo!
Ele: - Jamais dei a entender que era perfeito. Tenho minhas limitações como qualquer mortal..
Ela: - Limitado e omisso como qualquer mortal.
Ele: - Você nunca foi irônica.
Ela: - Isso a gente aprende também.
Ele: - Eu sempre te apoiei.
Ela: - Lógico. Se não me engano foi no segundo mês de casamento que você lavou a única louça da tua vida. Um apoio inestimável…
Sinceramente, eu não sei o que faria sem você. Ou você acha que fazer vinte caipirinhas numa tarde para um bando de marmanjos que assistem ao jogo da Copa do Mundo era realmente o meu grande objetivo na vida?
Ele: - Do que você está falando?
Ela: - Ah, não lembra?
Ele: - Ana, eu detesto futebol.
Ela: - Ana!? Esqueceu meu nome também? Alexandre, você ficou louco?
Ele: - Alexandre? Meu nome é Ronaldo! …Silêncio…
Ele: - De onde está falando?
Ela: - 578 9922
Ele: - Não é o 579 9222?
Ela: - Não.
Ele: - Ah, desculpe, foi engano.
Depois de um tempo ambos caem na gargalhada.
Ele: Quer dizer que você faz uma ótima caipirinha, hein?
Ela: - Modéstia à parte… Mas não gosto, prefiro vinho tinto.
Ele: - Mesmo? Vinho é a minha bebida preferida!
Ela: - E detesta futebol?
Ele: - Deus me livre… 22 caras correndo atrás de uma bola… Acho ridículo!
Ela: - Bem, você me dá licença, mas eu vou preparar o jantar.
Ele: - Que pena… O meu já está pronto. Risoto, minha especialidade!
Ela: - Mentira! É o meu prato predileto…
Ele: - Mesmo! Bem, a porção dá pra dois, e estou abrindo um Chianti também.Você não gostaria de…
Ela: - Adoraria!
….Ele dá o endereço.
Ela: - Nossa, tão pertinho! São dois quarteirões daqui.
Ele: - Então? É pegar ou largar.
Ela: - Tô passando aí, Ronaldo.
Ele: - Combinado, vizinha.

SUGESTÃO
1- Um homem e uma mulher conversam ao telefone.
a- Quem tomou a iniciativa de telefonar?
b- Pelo clima da conversa, como parece ser o relacionamento entre eles?
2- À medida que o casal conversa, eles começam a estranhar o comportamento um do outro.
a- Exemplifique esse comportamento estranho.
3- “Ele: - Deve ser o sereno. No mínimo tá saindo todas as noites pra badalar.”
a- Que sentimento ele demonstra quando usa faz essas afirmações?
4- A mulher pensava que o homem ao telefone era o seu ex-marido. Leia o diálogo
Ela: - Você sempre viveu sozinho. Até quando casado só fez o que quis.
Ele: - Maldade sua, pois deixei de lado várias coisas quando a gente se casou.”
a- Qual a diferença entre o homem ao telefone e ex-marido da mulher?
5- O homem ao telefone pensava que estava falando com sua ex-mulher:
Ele: - Já você não abriu mão de nada. Não deixou de ver novela, passear no shopping, comprar jóias
Ela: - Comprar jóias? De onde você tirou essa idéia? A única coisa que comprei em quinze anos de casamento foi um par de brincos”.
a- Compare as duas mulheres.
6- “Ele: - Você nunca reclamou disso.”
Ela: - E você me perguntou alguma vez?”
Baseando-se nesta conversa, podemos concluir que os dois casais se param pelo mesmo motivo:
a- Por qual motivo os casais se separaram?
7- Leia:
Se não me engano foi no segundo mês de casamento que você lavou a única louça da tua vida. Um apoio
inestimável… Sinceramente, eu não sei o que faria sem você”.
a- O que a mulher realmente quis dizer?:
8- A partir de qual momento eles começam a desconfiar que a pessoa do outro lado da linha não é aquela que
cada um pensava ser?
9- À medida em que a conversa evolui, eles descobrem alguma coisa que os une. Que gostos eles tem em comum?
10- Reescreva a frase usando o verbo corretamente, substituindo “a gente” por “nós”.
a- … a gente não conversava nunca.
b- Isso a gente aprende também.

24 de agosto de 2010

O burro pede passagem


O mínimo que se pode dizer do burro é que ele é um injustiçado. A ele se atribuem a ignorância e a teimosia.. A fama acaba contagiando os sinônimos. Assim  como existe a burrice, existe o asno e a asneira. O máximo que lhe é concedido: o trabalho. Por vezes, as pessoas admitem: trabalhei como um burro. Trata-se de uma avaliação preconceituosa. Na realidade, o burro não é burro. E nada tem a ver com a burrice dos humanos.

Bernardino Leers, um frade franciscano holandês, que há cinquenta anos trabalhava no Brasil, escreveu um livro apontando as muitas qualidades do animal. Título do livro: A moral do burro. Vindo da Europa para as montanhas de Minas Gerais, o religioso começou a visitar as comunidades no lombo de um burro: "Fiel companheiro, era um burro manso, que teve muita paciência, ensinando o frade novato". O burro também foi elogiado no Prêmio Nobel de Literatura de 1956, o espanhol Juan Ramon Jiménez. É dele a obra prima: Platero e eu. Platero é um asno bom, que come flores com o pasto e bebe estrelas, refletidas no balde de água.

Algumas lições que o burro nos ensina: ele caminha com segurança, descendo ladeiras íngremes, escolhendo o melhor lugar para atravessar um rio, coisas que nem sempre o cavalo sabe fazer com segurança. Ele conhece o caminho para retornar à casa e não se deixa impressionar com a pressa de seu dono. O burro presta serviços de maneira digna, é manso com todos, sabendo ser compreensivo com as crianças e idosos. O burro não é vaidoso, não se assusta com foguetes ou grandes multidões. Come apenas o necessário e não escolhe o que comer. Qualquer coisa serve.

O burro ............, sabe onde pisa, usa sempre a calma, contorna obstáculos. Ele não tem pressa e não perde de vista seu destino. É leal ao seu dono, mesmo pobre, idoso ou doente. Não se queixa do trabalho e da fadiga. E todas as dificuldades não o fazem perder a ternura.

Ele poderia ser vaidos, mas não é. Muitas vezes tem ocupado lugares importantes na história do homem. No primeiro Natal, quando não havia lugar para o menino, o burro o acolheu em sua pobre casa, uma estrebaria. Foi ainda ele quem o ajudou na fuga para o Egito e que carregou Jesus na entrada triunfal em Jerusalém. O burro foi amigo de Santo Antônio, ........... E Francisco de Assis chamou-o com o doce nome de irmão.

Na realidade, o burro não é tão burro como imaginamos. Nem teimoso. Ele parece entender muito de amor, pois faz de sua vida um serviço. Não é vaidoso, não espera aplausos, não se irrita com críticas, mesmo injustas. Ele é competente e sabe o seu lugar. O mundo seria melhor se os homens imitassem suas atitudes, fazendo menos burrice.

Aldo Colombo
CORREIO RIOGRANDENSE, 11/08/2010



Burro para colorir e brincar - http://desenhos.kids.sapo.pt

11 de agosto de 2010

Aprendendo com os sábios


" Feliz daquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina"

Cora Coralina

Pensamento de Paulo Freire



"Ninguém ignora tudo.
Ninguém sabe tudo.
Todos nós sabemos alguma coisa.
Todos nós ignoramos alguma coisa.
Por isso aprendemos sempre.

Paulo Freire

4 de agosto de 2010

Ilustração de livro

Uma sugestão para você trabalhar em agosto, mês do Folclore.

Ilustre um conto folclórico com recortes de revistas. Complemente as cenas com lápis de cor, lápis cera ou outro material disponível. O importante é expressar o texto em imagens. Você não vai encontrar todas as imagens, então crie e improvise. Mostre para seus alunos e deixe que eles leiam e manuseiem seu trabalho, assim eles compreenderão melhor o seu objetivo. Depois disso, marque uma data para eles ilustrarem contos individualmente ou em equipe. Você pode pedir para que tragam revistas velhas, tecidos, tesoura, cola, régua...

No dia combinado, distribua alguns textos para eles criarem as ilustrações.
O trabalho pode ser exposto e mostrado para outras séries.


O exemplo abaixo foi feito por mim.



O CABOCLO D'ÁGUA
Mito do Folclore Brasileiro

Criatura fantástica que vive no fundo dos rios. Tem o domínio das águas e dos peixes. Ataca canoeiro e pescadores, virando barcos e criando ondas enormes. Para evitar seus ataques, quem viaja sozinho deve fincar uma faca no fundo da canoa. É bom também oferecer fumo a este monstrengo das águas.

Ficou assim:






















Agosto - mês do Folclore




OS TRÊS LADRÕES E A OVELHA

Três ladrões estavam descansando debaixo de uma árvore quando avistaram um homem que trazia uma marrã de ovelha nas costas. Pensaram em atacá-lo e tomar a ovelha, mas um deles teve uma idéia melhor e que foi aceita por todos. Saiu na estrada o primeiro ladrão e, saudando o homem da ovelha perguntou onde ele tinha comprado aquele cachorro tão bonito. O homem explicou que era uma ovelha e o ladrão esteve teimando que era um cachorro até que se despediu.

Mais para diante o segundo ladrão apareceu e gabou muito a beleza do cachorro, embora o homem dissesse que era uma ovelha, comprada na feira. Teimou e teimou e se despediu, deixando o dono da ovelha muito desconfiado. O terceiro ladrão fez o mesmo jogo, dando as belezas do cachorro e perguntando se o homem o queria vender. Discutiu mais tempo e foi-se embora.
O homem ficou olhando a ovelha e pareceu-lhe que era mesmo um cachorro. Jogou-a fora, zangando com a compra idiota que fizera.
Os três ladrões carregaram a ovelha e almoçaram muito bem neste dia.

Luís da Câmara Cascudo.

Fonte:http://www.jangadabrasil.com.br





TRÊS LADRÕES DE OVELHA
Mentira repetida vira verdade

Lá para as bandas do sertão da Paraíba, enfiados na caatinga, três cangaceiros descansavam, quando avistaram na estrada, ao longe, um homem que carregava uma ovelhinha nos ombros. Fazia dois dias que os três não comiam e, apesar de filhotinha, a ovelha daria uma bela refeição.

Mas os fora da lei também têm o seu orgulho e atacar um pobre diabo como aquele que ia pela estrada era até uma vergonha para três cangaceiros famosos e destemidos como eles. Foi quando o primeiro teve uma boa ideia, contou aos outros e eles resolveram pô-la em prática.

O primeiro cangaceiro foi até a estrada, disse bom-dia ao homem que lá vinha e perguntou:

– Onde é que vosmecê comprou esse cachorro tão bonito?

– Isso não é um cachorro, não. É uma ovelha, que eu comprei na feira – o homem explicou.

O cangaceiro teimou que era um cachorro, mas não disse mais nada e se despediu. Mais adiante, o segundo cangaceiro pareceu na estrada e foi logo elogiando o cachorrinho que o homem carregava nos ombros. Não adiantou o homem explicar que se tratava de uma ovelha, pois o cangaceiro continuou a insistir em chamá-la de cachorro.

Depois foi a vez do terceiro ladrão aparecer na estrada e fazer o mesmo jogo.

– Que cachorrinho bonito! Vosmecê não quer vender?

E os dois discutiram – é ovelha, é cachorro – até que o cangaceiro foi-se embora. A essa altura, o homem, muito aperreado, olhou devagarzinho a ovelha e acabou se convencendo de que ela era mesmo um cachorro. Largou-a ali mesmo na estrada e seguiu seu caminho, furioso consigo mesmo pela compra idiota que havia feito.

Os três cangaceiros, então, recolheram a ovelha na estrada e almoçaram muito bem naquele dia.


Luís da Câmara Cascudo.



Fonte: http://educacao.uol.com.br/


30 de julho de 2010

Aula Cronometrada - Carta Resposta


O Professor Luiz Rabelo enviou-me o texto abaixo pelo correio Eletrônico,  Trata-se de uma carta resposta escrita pela professora Andréa Pimpão, do Colégio Estadual Júlio Mesquita, Paraná,  à Revista Veja, que publicou uma reportagem escrita pela jornalista  Roberta  de Abreu  Lima sobre um  rigoroso método científico de avalição das aulas para medir o nível de ensino no Brasil. Segundo a jornalista, alguma escolas já foram avaliadas e constatou-se que as aulas são monótonas, baseadas na velha lousa, que um terço do tempo é desperdiçado com indisplina e desatenção dos alunos.

Para concluir, a jornalista Roberta  de Abreu  Lima afirmou: "Numa manifestação de flagrante corporativismo, os professores brasileiros chegaram a se insurgir contra a presença dos avaliadores dentro da sala de aula. Em Pernambuco, o sindicato rotulou a prática de "patrulhamento" e "repressão". Note-se que são os próprios professores que preferem passar ao largo daquilo que a experiência – e agora as pesquisas – prova ser crucial: conhecer a fundo a sala de aula. Treinados pelo Banco Mundial, os técnicos já se puseram a colher informações valiosas. Afirma a secretária de educação do Rio de Janeiro, Claudia Costin: "Pode-se dizer que o cruzamento das avaliações oficiais com um panorama tão detalhado da sala de aula revelará nossas fragilidades como nunca antes". Nesse sentido, os cronômetros são um necessário passo para o Brasil deixar a zona do mau ensino."



RESPOSTA À REVISTA VEJA
Andréa Pimpão
 
            Sou professora do Estado do Paraná e fiquei indignada com a reportagem da jornalista Roberta de Abreu Lima “Aula Cronometrada”. É com grande pesar que vejo quão distante estão seus argumentos sobre as causas do mau desempenho escolar com as VERDADEIRAS  razões que  geram este panorama desalentador. 
            Não há necessidade de cronômetros, nem de especialistas  para diagnosticar as falhas da educação. Há necessidade de todos os que pensam que: “os professores é que são incapazes de atrair a atenção de alunos repletos de estímulos e inseridos na era digital” entrem numa sala de aula e observem a realidade brasileira. Que alunos são esses “repletos de estímulos” que muitas vezes não têm o que comer em suas casas quanto mais inseridos na era digital? Em que  pais de famílias oriundas da pobreza  trabalham tanto que não têm como acompanhar os filhos  em suas atividades escolares, e pior em orientá-los para a vida? Isso sem falar nas famílias impregnadas pelas drogas e destruídas pela ignorância e violência, causas essas que infelizmente são trazidas para dentro da maioria das escolas brasileiras. Está na hora dos professores se rebelarem cont ra as acusações que lhes são impostas. Problemas da sociedade deverão ser resolvidos pela sociedade e não somente pela escola.
            Não gosto de comparar épocas, mas quando penso na minha infância, onde pai e mãe, tios e avós estavam presentes e onde era inadmissível faltar com o respeito aos mais velhos, quanto mais aos professores e não cumprir as obrigações fossem escolares ou simplesmente caseiras, faço comparações com os alunos de hoje “repletos de estímulos”. Estímulos de quê?  De passar o dia na rua, não fazer as tarefas, ficar em frente ao computador, alguns até altas horas da noite, (quando o têm), brincando no Orkut, ou o que é ainda pior envolvidos nas drogas. Sem disciplina seguem perdidos na vida. Realmente, nada está bom. Porque o que essas crianças e jovens procuram é amor, atenção, orientação e ...disciplina.    
 
            Rememorando, o que tínhamos nós, os mais velhos,  há uns anos atrás de estímulos? Simplesmente: responsabilidade, esperança, alegria. Esperança que se estudássemos teríamos uma profissão, seríamos realizados na vida. Hoje os jovens constatam que se venderem drogas vão ganhar mais. Para quê o estudo? Por que numa época com tantos estímulos não vemos olhos brilhantes nos jovens? Quem, dos mais velhos, não lembra a emoção de somente brincar com os amigos,  de ir aos piqueniques, subir em árvores? E, nas aulas, havia respeito, amor pela pátria.. Cantávamos o hino nacional diariamente, tínhamos aulas “chatas” só na lousa e sabíamos ler, escrever e fazer contas com fluência. Se não soubéssemos não iríamos para a 5ª. Série. Precisávamos passar pelo terrível, mas eficiente, exame de admissão. E tínhamos motivação para isso.
 
            Hoje, professores “incapazes” dão aulas na lousa, levam filmes, trabalham com tecnologia, trazem livros de literatura juvenil para leitura em sala-de-aula (o que às vezes resulta em uma revolução),  levam alunos à biblioteca e outros locais educativos (benza, Deus, só os mais corajosos!) e, algumas escolas públicas onde a renda dos pais comporta, até à passeios interessantes, planejados,  minuciosamente, como ir ao Beto Carrero. E, mesmo, assim, a indisciplina está presente, nada está bom.     Além disso, esses mesmos professores “incapazes” elaboram atividades escolares como provas, planejamentos, correções nos fins-de-semana, tudo sem remuneração;
 
            Todos os profissionais têm direito a um intervalo que não é cronometrado quando estão cansados. Professores têm 10 m. de intervalo, onde tem que se escolher entre ir ao banheiro ou tomar às pressas o cafezinho. Todos os profissionais têm direito ao vale alimentação, professor tem que se sujeitar a um lanchinho, pago do próprio bolso, mesmo que trabalhe 40 h.semanais. E a saúde? É a única profissão que conheço que embora apresente atestado médico tem que repor as aulas. Plano de saúde? Muito precário.    Há de se pensar, então, que  são bem remunerados... Mera ilusão! Por isso, cada vez vemos menos profissionais nessa área, só permanecem os que realmente gostam de ensinar, os que estão aposentando-se e estão perplexos com as mudanças havidas no ensino nos últimos tempos e os que aguardam uma cha nce de “cair fora”.Todos devem ter vocação para Madre Teresa de Calcutá, porque por mais que  esforcem-se em ministrar boas aulas, ainda ouvem alunos chamá-los de “vaca”,”puta”, “gordos “, “velhos” entre outras coisas. Como isso é motivante e temos ainda que ter forças para motivar. Mas, ainda não é tão grave. Temos notícias, dia-a-dia,  até de agressões a professores por alunos. Futuramente, esses mesmos alunos, talvez agridam seus pais e familiares.  

            Lembro de um artigo lido, na revista Veja, de Cláudio de Moura Castro, que dizia que um país sucumbe quando o grau de incivilidade de seus cidadãos ultrapassa um certo limite. E acho que esse grau já ultrapassou. Chega de passar alunos que não merecem. Assim, nunca vão saber porque devem estudar e comportar-se na sala de aula; se passam sem estudar mesmo, diante de tantas chances, e com indisciplina... E isso é um crime! Vão passando série após série, e não sabem escrever nem fazer contas simples. Depois a sociedade os exclui, porque não passa a mão na cabeça. Ela é cruel e eles já são adultos.  

            Por que os alunos do Japão estudam? Por que há cronômetros? Os professores são mais capacitados? Talvez, mas o mais importante é  porque há disciplina. E é isso que precisamos e não de cronômetros.  Lembrando: o professor estadual só percorre sua íngreme carreira mediante cursos, capacitações que são realizadas, preferencialmente aos sábados. Portanto, a grande maioria dos professores está constantemente estudando e aprimorando-se.  

            Em vez de cronômetros precisamos de carteiras escolares, livros, materiais, quadras-esportivas cobertas (um luxo para a grande maioria de nossas escolas), e de lousas, sim, em melhores condições e em maior quantidade. Existem muitos colégios nesse Brasil afora que nem cadeiras possuem para os alunos sentarem. E é essa a nossa realidade!  E, precisamos, também, urgentemente de educação para que tudo que for fornecido ao aluno não seja destruído por ele mesmo
 
            Em plena era digital, os professores ainda são obrigados a preencher os tais livros de chamada, à mão: sem erros, nem borrões  (ô, coisa arcaica!), e ainda assim ouve-se falar em cronômetros. Francamente!!!
 
            Passou da hora de todos abrirem os olhos  e fazerem algo para evitar uma calamidade no país, futuramente. Os professores não são culpados de uma sociedade incivilizada e de banditismo, e finalmente, se os professores  até agora  não responderam a todas as acusações de serem despreparados e  “incapazes” de prender a atenção do aluno com aulas motivadoras é porque não tiveram TEMPO. Responder a essa reportagem custou-me metade do meu domingo, e duas turmas sem as provas corrigidas.

Leia: Aula Cronometrada