Há tempos deixei de abastecer este Blog, mesmo assim ele continua ativo, servindo de inspiração para muitos professores. Se você chegou até aqui, saiba que os conteúdos aqui postados são aulas que preparei para mim. Eu não quis guardar minhas experiências, pois sei que a maioria dos professores não têm muito tempo. Aproveite. Blog criado em 18/09/2006

TRANSLATE

Busque arquivos antigos

5 de julho de 2010

Gato

23 de junho de 2010

Carlos Drumond de Andrade








No meio do caminho


No meio do caminho tinha uma pedra
tinha uma pedra no meio do caminho
tinha uma pedra
no meio do caminho tinha uma pedra.
Nunca me esquecerei desse acontecimento
na vida de minhas retinas tão fatigadas.
Nunca me esquecerei que no meio do caminho
tinha uma pedra
tinha uma pedra no meio do caminho
no meio do caminho tinha uma pedra





Carlos Drummond de Andrade
En Revista de Antropofagia, 1928
Incluido en Alguma poesia (1930)





 


Sugestões:

Material:
  • Uma caixa pequena com a seguinte frase colada: "Deixe aqui as pedras que estão atrapalhando seu caminho";
  • Texto digitado;


O professor lê o texto e diz que ele pode ter muitas interpretações  e que muitas coisas podem ser pedras em nosso caminho. Quando nos deparamos com essas pedras podemos parar em sua frente e esperar que alguém resolva o problema tirando-as dali para nós. Corremos o risco de ser esmagados por elas. Também podemos nos desviar  delas,  construir uma nova rota e avançar. Outra saída é tirar proveito  das pedras que estão em nosso caminho: recolhê-las e lapidá-las, transformando-as em algo melhor. Podem ser considerados pedras no meio do caminho os medos, os conflitos internos, os problemas familiares, problemas financeiros ou de saúde, disputar uma vaga, necessitar de algo e não ter dinheiro, encontar pessoas que são verdadeiras muralhas, a preguiça, enfim, há inumeras situações.

Trabalhando em duplas:
  • Pense sobre os tipos de pedra uma pessoa pode encontrar no caminho e liste algumas delas;
  • Apresentação das respostas

Trabalhando individualmente:
  • Entregar cinco pedaços de papel para o aluno e pedir que, sem se indentificar, liste cinco pedras que gostaria de eliminar de seu caminho, uma em cada papel
  • Dobrar os papéis em quatro e depositá-los dentro da caixa de papelão. Eles não deverão ser lidos. O professor poderá lacrar a caixa.
  • Entregar cinco papéis com a o desenho de um diamante. O aluno deverá colorir as figuras e escrever cinco pedras que irá recolher no caminho e lapidar. Por exemplo: A patir de hoje vou estudar mais ou vou ajudar minha mãoe em casa...
  • Recortar os diamantes escritos e coloridos e colar no caderno.

Mensagem
  •  Copiar a frase: "Cuidemos para nao nos transformarmos em pedras que atrapalham a própria vida e a vida dos outros".


Encerramento:
  • Feito isto, todos sairão da sala e levarão a caixa lacrada para o depósito de recicláveis. O professor poderá dar outro destino para a caixa, por exemplo: queimá-la ou enterrá-la.

14 de junho de 2010

Site para crianças

http://iguinho.ig.com.br/

Neste site infantil há uma variedade muito grande
de brincadeiras educativas.

Albert Einstein



"A vida de um indivíduo só tem sentido na medida em que ajuda a tornar mais bela e nobre qualquer outra vida"

ALBERT EINSTEIN (1477-1511), diplomata francês

3 de junho de 2010

Mímico Everton Ferre


Esta semana, diversas escolas do município de Alto Piquiri receberam a visita de um ator mímico. Trata-se de Everton Ferre. A mímica é uma arte silenciosa muito poderosa. Em tempos de grande dificuldade para se trabalhalhar como professor, pois o comportamento de nossas crianças e jovens não tem correspondido às nossas expectativas, foi uma visita de imensurável contribuição.


O ator faz seu trabalho sozinho. Em sua trajetória artística, já se apresentou por todo o Brasil, e em diversos outros países, em praças públicas, empresas, teatros e escolas, mas escolheu alunos de escolas públicas para mostar seu talento artístico. Através de mímicas criativas e de palestras, intergindo, faz um excelente trabalho socil. Conscientiza crianças e jovens de sua capacidade de aprendizagem, incentiva à leitura, ao estudo, ao respeito a si próprio, à família e ao outro. Ensina ao aluno que deve valorizar o lugar onde vive e a ter perspectivas de futuro ali mesmo, dedicando-se ao estudo e aproveitando as oportunidades.







Apresentação para os alunos da Escola Manuel Bandeira - Alto Piquiri - PR


Para saber mais acesse:

http://mimicoeverton.blogspot.com/
http://mimicoeverton.com.br/

1 de junho de 2010

Meio ambiente


Cada dia a natureza produz o suficiente para nossa carência. Se cada um tomasse o que lhe fosse necessário, não havia pobreza no mundo e ninguém morreria de fome.

Mahatma Gandh


Dia da ecologia

05 de junho,
dia da Ecologia e meio ambiente






Este simpático sapinho pode ser usado para:
colorir, fazer colagem, ampliar, produzir texto...


http://www.todabiologia.com/

Flor de lótus

A flor-de-lótus é uma planta da família das ninfáceas (a mesma família da vitória-régia) nativa do sudeste da Ásia (Japão, Filipinas e Índia).

Ela é venerada na Índia e no Japão, essa era a flor símbolo da espiritualidade; a mais admirada de todas, por suas qualidades. A semente de Lótus pode, por exemplo, ficar mais 5.000 anos sem água, somente esperando a condição ideal de umidade pra germinar. Ela nasce na lama e só se abre quando atinge a superfície, onde só então mostra suas luminosas e imaculadas pétalas, que são autolimpantes, isto é, têm a propriedade de repelir microrganismos e poeiras. É também a única planta que regula seu calor interno, mantendo-o por volta de 35º, a mesma temperatura do corpo humano. O botão da flor tem a forma de um coração, e suas pétalas não caem quando a flor morre, apenas secam.

Para os Chineses, o passado, o presente e o futuro estão simbolizados, respectivamente, pela flor seca, pela flor aberta e pela semente que irá germinar. Olhada com respeito e veneração pelos povos orientais, ela é associada a Buda, por representar a pureza surgindo limpa de águas lodosas.

No Japão, por exemplo, esta flor é tão admirada que, quando chega a primavera, o povo costuma ir aos lagos para ver o botão se transformando em flor.

A tradição budista nos relata que quando Buda tocou o solo e fez seus primeiros sete passos, sete flores de lótus cresceram.

Os Budas em meditação são represen-tados sentados sobre flores de lótus, Nas gravuras indianas, deuses costumam aparecer em pé ou sentado sobre a flor. Isto ocorre com:


Krishna têm a seus pés algumas flores de Lótus


O deus elefante (Ganesha)


Lakshmi (a deusa da prosperidade)


Shiva, (O destruidor)


COMPLETE O ACRÓSTICO ABAIXO:

1- Planta da família das ...

2- Era a flor … da espiritualidade.

3- O botão da flor tem a forma de um ...

4- É também a única planta que regula seu ... interno

5- Olhada com respeito e veneração pelos povos orientais, ela é associada a ...

6- Deus indiano representado na figura de um elefante …

7- Ela nasce na ... e só se abre quando atinge a superfície.

8- Pais onde é admirada quando chega a primavera

9- É da mesma família da … régia.

10-Para os Chineses, o passado, o presente e o ... estão simbolizados,

11- Deusa indiana da prosperidade: …





Tal como a flor do lótus cresce da escuridão do lodo para a superfície da água, abrindo sua flores; a mente humana, faz crescer suas verdadeiras qualidades.


1- Quais são suas verdadeira qualidades?


2- Desenhe de suas qualidades.



3- O que você pode fazer para melhorar o mundo?


4- Pinte a flor de lótus.

29 de maio de 2010

Feitos com legumes e frutas


Estas figuras estão no site http://prensesler67.blogcu.com . Além dessas, há outras que podem servir para teatros, aulas de Arte e Ciências, Produções de textos, Matemática, na decoração de festas infantis...


Coelho feito com pimentões maduros

Porquinho-da-índia feito com batata doce


Esqueleto esculpido em pepino


Mulher grávida feito com laranja



Melancia com sede


Tartaruga feita de melão
http://linksno.blogspot.com

28 de maio de 2010

Abuso sexual contra crianças e adolescentes

Pode estar onde você menos imagina


  • Roupas rasgadas ou manchadas de sangue;
  • Erupções na pele, vômitos e dores de cabeça sem qualquer explicação médica;
  • Dificuldade em caminhar;
  • Dor, inchaço, lesão ou sangramento nas áreas genitais ou anais;
  • Infecção urinária;
  • Secreções vaginais ou penianas;
  • Doenças sexualmente transmissíveis;
  • Auto flagelação;
  • Distúrbio no sono (medo de escuro, suores, gritos ou agitação noturna, sonolência, pesadelos frequentes);
  • Dificuldade de aprendizagem;
  • Mudanças de comportamento, sem outros motivos aparentes (ex: passou a ser muito agressivo, apático ou isolado, com alternância de humor);
  • Enurese noturna (urinar na cama);
  • Falta de apetite;
  • Masturbação visível e contínua, brincadeiras sexuais agressivas;
  • Relutância em voltar para casa ou fugas da escola;
  • Não participar de atividades escolares e ter poucos amigos;
  • Não confiar em adultos, principalmente aqueles que lhe são próximos;
  • Idéias e tentativas de suicídios;
  • Dificuldades de concentração;
  • Hiperatividade;
  • Comportamento rebelde;
  • Alega ter sido molestada(o) sexualmente por parente ou responsável;
  • Tristeza e abatimento profundo;
  • Regressão a um comportamento muito infantil;
  • Comportamento sexual explicito (ao brincar ela demonstra conhecimentos impróprios para a idade);

Denuncie no Conselho Tutelar de sua cidade
"Crianças e adolescentes sabem mais do que imaginamos: resgatar suas vozes, ouvir suas queixas e investigá-las é o primeiro mandamento para assegurar proteção verdadeira à infância e adolescência".



Violência sexual contra crianças e adolescente




Aprendendo a participar

26 de maio de 2010

Palhacinho

Exercite seu cérebro



Para que lado a mulher está se movendo? Se você vê ela se movendo em sentido horário, você está usando o lado direito do seu cérebro; se você a vê se movendo em sentido ati-horário, você está usando o lado esquerdo do cérebro. Algumas pessoas podem vê-la se movendo para os dois lados, mas a maioria não consegue.
Tente vê-la se movendo nas duas direções. Se você conseguir fazer isso, já é uma vitória (não há números para o Brasil, mas estima-se que apenas 14% da população norte-americana consegue vê-la se movendo para os dois lados). E se conseguir fazer isso SEM TIRAR os olhos dela ou piscar (e voluntariamente), seu QI é acima de 160, segundo um teste da Universidade de Yale (que desenvolveu essa figura).

18 de maio de 2010

Desenhos Juninos











Questionamentos pessoais

1- O que eu espero para este ano?
2- Como posso aperfeiçoar minhas qualidades?
3- Quais são minhas dificuldades pessoais? (medos, angústias,
    fraquezas)
4- Como posso ajudar meus colegas durante este ano?
5- Como pretendo estar no final do ano?
6- Como posso conseguir um futuro de sucesso?
7- Que tipo de pessoa eu sou?
8- O que eu penso sobre a vida?
9- Desenho de uma qualidade minha.
10- Desenho do meu futuro.

Atividade baseada em sugestão do Jornal "O transcendente"

30 de abril de 2010

Trabalhando com tirinhas

SUGESTÃO:

1- Pesquise no dicionário o significado de covarde.

2- Você acha que os fortes e coajosos são os que falam grosso, mentem e brigam pelo poder?

3- Quando uma pessoa é forte e corajosa?

4- Ser amável, educado com as outras pessoas é uma atitude corajosa? Por quê?

5- O personagem do quadrinho se deixou influenciar pela opinião dos outros?

6- Os corajosos de acordo com o cartoom são uma minoria. Você acha que também é corajoso? Por quê?



7- Nem todas as opiniões são boas e verdadeiras. O que devemos fazer quando não concordamos com a opiniao de alguém?

8- Quando devemos mudar de opinião?



9- De acordo com o desenho da terceira tirinha, qual o significado de 'respeito'

10- Mesmo quando não gostamos de o trabalho de alguém devemos valorizá-lo. Por quê?





OBSERVE AS IMAGENS E ESCREVA DENTRO DOS BALÕES EXPRESSANDO UMA MENSAGEM :

Mensagem de paz


Mensagem de respeito pela opinião alheia


Mensagem de respeito valorização do trabalho



Pingu

23 de abril de 2010

Tabuada




22 de abril de 2010

Recriando um poema

O RABO DO TATU
O tatu cava um buraco
a procura de uma lebre,
quando sai pra se coçar,
já está em Porto Alegre.

O tatu cava um buraco,
e fura a terra com gana,
quando sai pra respirar
já está em Copacabana.

O tatu cava um buraco
e retira a terra aos montes,
quando sai pra beber água
já está em Belo Horizonte.

O tatu cava um buraco,
dia e noite, noite e dia,
quando sai pra descansar,
já está lá na Bahia.

O tatu cava um buraco,
tira terra, muita terra,
quando sai por falta de ar,
já está na Inglaterra.

O tatu cava um buraco
e some dentro do chão,
quando sai pra respirar,
já está lá no Japão.

O tatu cava um buraco
com as garras muito fortes,
quando quer se refrescar
já está no Pólo Norte.

O tatu cava um buraco
um buraco muito fundo,
quando sai pra descansar
já está no fim do mundo.

O tatu cava um buraco
perde o fôlego, geme, sua,
quando quer voltar atrás,
leva um susto, está na lua.

Sérgio Capparelli



SUGESTÃO:
1- Leitura individual



2- RESPONDA:
a- Quantas estrofes tem o poema?

b- Quantos versos?
c- Onde há rima?
d- Quais as ações do Tatu?
e- Quais os locais visitados pelo Tatu?


3- PRODUÇÃO DE TEXTO EM DUPLAS:
a- Escrever novas quadras sobre a viagem do Tatu.
Manter sempre o 1º verso e parte do 3º. Assim



O tatu cava um buraco
.....................................
Quando sai pra ...................
.....................................

Expectativa

Mamãe Camila

O dia se aproxima.
Estamos felizes esperando a Laura
para a primeira semana de maio.

14 de abril de 2010

Dia do indígena - 19 de abril

KUARUP


O Kuarup é um ritual dos grupos indígenas do Parque do Xingu para homenagear os mortos. Os troncos feitos da madeira “Kuarup” são a representação concreta do espírito dos mortos ilustres. Corresponderia a cerimônia de finados dos brancos, entretanto, o Kuarup é uma festa alegre, afirmadora, exuberante, onde cada um coloca a sua melhor vestimenta na pele. Na visão dos índios, os mortos não querem ver os vivos tristes ou feios.1

A cerimônia é realizada no mês de maio de cada ano e sempre em uma noite de lua cheia. Os índios convidam as tribos amigas para evocarem juntas, as almas dos mortos ilustres. Ainda noite, trazem da floresta vários toros de madeira, conforme o número dos que morreram, que vão ficando em linha reta no centro do terreiro em frente às malocas onde são recortados na forma humana de cada um e pintam neles as funções que exerciam em vida: pajés, guerreiros, caçadores... Enquanto são executados estes trabalhos. Alguns homens com arco e flechas entoam hinos aos mortos.

Tudo pronto, vão os homens às malocas e de lá voltam acompanhados das mulheres e crianças. As mulheres, de cabelos soltos, trazendo algumas frutas e guloseimas, em largas folhas de palmeira, outras, ricos cocares, plumagem de coloridos vivos, braceletes e colares, aproximam-se em passos harmoniosos dos kuarupes e em voz baixa, travam com eles um pequeno diálogo, falando-lhes das saudades que deixaram, oferecendo-lhes ao mesmo tempo os frutos e guloseimas, e enfeitando-os com cocares, plumas e braceletes.

À noite, os homens trazem da floresta tochas de palha incendiados, cuja luz violenta faz luzir os corpos untados de urucum (colorau) em reflexos que desenham toda a beleza dos seus músculos. Começa a dança do fogo, em volta dos kuarupes, ao ritmo do chocalhar dos maracás e das canções místicas, até se fazer ouvir a voz do pajé, numa evocação a Tupã, implorando fazer voltar à vida aqueles mortos ilustres. Neste exato momento a lua cheia se encontra em seu máximo esplendor.

Terminando a evocação os homens se dispersam pelo terreno em pequenos grupos, enquanto só o pajé continua a entoar as suas canções até o alvorecer. De novo voltam as mulheres para ouvirem os cânticos que lhes anunciam ter o sol feito voltar à vida os mortos ilustres.

Então começa a dança da vida e é executada pelos atletas da tribo, cada um trazendo ao ombro uma longa vara verdejante, símbolo dos últimos nascidos na comunidade. Os atletas formam um grande círculo correndo em volta dos kuarupes e em gestos e curvaturas os reverenciam. Depois o grande círculo se divide em dois e logo cada qual se dissolve em vários grupos representando a sua respectiva tribo.

Finda a homenagem aos últimos nascidos, as diversas tribos executam uma luta que denominam “Uka-uka*” uma espécie de luta romana. Encerram a cerimônia em que os Kuarupes são, em festiva procissão, levados para o rio, e lá, entregues às suas águas.


Salve a figura e cole-a no editor de textos


HORIZONTAL

1- No Kuarup os indígenas vestem a melhor ... de pele.
5- Ritual índígena para homenagear os mortos.
6- Os toros de madeira vão ficando em ... no centro do terreiro em frente às malocas.
7- Depois o grande círculo se divide em dois e logo cada qual se dissolve em vários grupos representando sua respectiva ...
8- Os toros de madeira são conforme o númeo dos que ...
9- Na visão dos indígenas, os mortos não querem ver os vivos ... ou feios.
10- Quando está tudo pronto, vão os homens às ...
11- A dança da ... é executada pelos atletas da tribo.
14- As toras são recortadas na ... de cada um e pintam neles as funções que exerciam em vida.
15- A cerimônia dos brancos que corresponde ao Kuarup é a de ...
17- Nome da luta executada pelas tribos.
19- As mulheres aproximam-se dos Kuarups e em voz baixa, travam com eles um pequeno diálogo, falando-lhes das ... que deixaram.
20- As mulheres voltam para ouvirem os cânticos que lhes anunciam ter o ... feito voltar à vida os mortos ilustres.
22- Os homens voltam às malocas acompanhados das ...
23- A cerimônia se encerra com uma festiva ... levando os Kuarups para as águas do rio.
24- Outras mulheres usam ricos cocares, ... de coloridos vivos, braceletes e colares.
26- Símbolo dos últimos nascidos na comunidade.
27- O pajé faz uma evocação a ...
28- Os homens trazem das florestasa noite ... de palhas ...
30- Os atletas formam um grande círculo correndo em volta dos Kuarups e em gestos e curvaturas os ...
31- Os homens passam no corpo ...


VERTICAL

2- Os troncos feitos da madeira "Kuarup" são a representação concreta do ... ilustre.
3- Os indígenas convidam as ... para evocarem juntas as almas dos mortos.
4- Mês em que ocorre o Kuarup.
12- Enquanto são executados estes trabalhos, alguns homens com arco e flechas entoam ...
13- A cerimônia acontece em noite de ...
16- As mulheres trazem guloseimas em folhas de ...
18- Os Kuarups são enfeitados com os ricos ... , ... e braceletes
21- As mulheres usam cabelos ...
25- Terminada a evocação, os homens se dispersam pelo terreno em pequenos ...
29- À noite em volta do fogo acontece a ... dos Kuarups.



RESPOSTAS:

1- VESTIMENTA
2- ESPIRITO DOS MORTOS
3- TRIBOS AMIGAS
4- MAIO
5- kUARUP
6- LINHA RETA
7- TRIBO
8- MORRERAM
9- TRISTES
10- MALOCAS
11- VIDA
12- HINOS AOS MORTOS
13- LUA CHEIA
14- FORMA HUMANA
15- FINADOS
16- PALMEIRA
17- UKA UKA
18- COCARES E LUMAS
19- SAUDADES
20- SOL
21- SOLTOS
22- MULHERES E CRIANÇAS
23- PROCISSÃO
24- PLUMAGEM
25- GRUPOS
26- VARA
27- TUPÃ
28- TOCHAS INCENDIADOS
29- DANÇA
30- HOMENAGEIAM
31- COLORAU



5 de abril de 2010

Festa do Kuarup

25 de março de 2010

Confúcio



"Não são as ervas más que afogam a boa semente,
e sim a negligência do lavrador.




" CONFÚCIO (551 a.C - 479 a.C), filósofo chinês

22 de março de 2010

Pintura de coelhinho

Se você quer celebrar a Páscoa com seus alunos e não deseja deixar de lado a crença no coelhinho, ou prefere encenar alguma peça teatral, veja estas sugestões de como pintar coelhos em rostos de crianças. São modelos de diversos sites da internet. Click nos links e acesse as páginas para ver outros modelos para outras ocasiões.