Há tempos deixei de abastecer este Blog, mesmo assim ele continua ativo, servindo de inspiração para muitos professores. Se você chegou até aqui, saiba que os conteúdos aqui postados são aulas que preparei para mim. Eu não quis guardar minhas experiências, pois sei que a maioria dos professores não têm muito tempo. Aproveite. Blog criado em 18/09/2006

TRANSLATE

Busque arquivos antigos

27 de julho de 2010

Pensamentos filosóficos



Você pode descobrir mais sobre uma pessoa em uma hora de brincadeira do que em um ano de conversa.  
Platão
O sábio nunca diz tudo o que pensa, mas pensa sempre tudo o que diz.
Aristóteles

O ignorante afirma, o sábio duvida, o sensato reflete.
Aristóteles

A dúvida é o principio da sabedoria. 
Aristóteles

A coragem é a primeira das qualidades humanas porque garante todas as outras.
Aristóteles

Uma mulher bonita não é aquela de quem se elogiam as pernas ou os braços, mas aquela cuja inteira aparência é de tal beleza que não deixa possibilidades para admirar as partes isoladas. 
Sêneca
Exige muito de ti e espera pouco dos outros. Assim, evitarás muitos aborrecimentos.
Confúcio

Transportai um punhado de terra todos os dias e fareis uma montanha.
Confúcio

Torna-te aquilo que és.
Friedrich Nietzsche
Tudo é precioso para aquele que foi, por muito tempo, privado de tudo. 
Friedrich Nietzsche

26 de julho de 2010

O Besouro e o Gafanhoto

        Um livrinho feito por minha filha Marcia há aproximadamente treze anos, quando estudava o  Segundo Grau. O texto foi escrito por ela, mas a ilustração tem alguns dedinhos da mamãe aqui. Estava guardado, decidi publicá-lo como sugestão de trabalho para alunos das séries finais do Ensino Fundamental  e do Segundo Grau. 

        A ilustração foi feita com papéis recortados e montados conforme o desenrolar da trama.

        Este trabalho pode ser desenvolvido por professores de Língua Portuguesa e de Artes.  O professor de Língua Portuguesa orienta a produção de texto e o professor de Arte se encarrega das ilustrações.


        O BESOURO E O GAFANHOTO
         Aluna: Marcia Bordignon

       Em uma linda floresta morava o Sr. Besouro. Era elegante, rico e dizia-se feliz por ter tudo o que sempre quis.
        Um belo dia, tomando seu café da manhã, comentou com sua esposa que iria despejar seus inquilinos, para no lugar da casa, construir uma fonte de renda.
        Esse inquilino por acaso era o Sr. Gafanhoto. Pobre e humilde como era, ficaria em estado de choque ao receber a notícia.
        Realmente, quando o Sr. Gafanhoto recebeu pessoalmente a notícia dada pelo Sr. Besouro, quase caiu de costas. Naquela noite ninguém dormiu na casa do gafanhoto, eram lágrimas atrás de lágrimas. Mesmo assim eram felizes porque se amavam.
        O tempo passou e o gafanhoto tinha de entregar a casa ao dono. Como era um senhor muito bom, prestativo e humilde, os próprios companheiros, comandados por um bando de formigas resolveram ajudá-lo. Todos os bichinhos o ajudaram com as mínimas coisas, enquanto o João-de-barro construía a casa.
        Sr. Besouro, sentado em sua bela sala, ouviu a algazarra dos bichinhos. Sentiu uma pontinha de remorso em seu coração por ter despejado o gafanhoto, mas, orgulhoso como era, logo se esqueceu e continuou descansando.
        Certo dia, Sr. Gafanhoto chegando em casa ouviu um alvoroço e só se escutava gritar:
        -Fogo!
        -Fogo? - disse o gafanhoto, tentando saber o que estava acontecendo, mas ninguém o escutava. Aflito com a situação, correu em direção a sua casa vendo-a coberta por chamas e fumaça. Pediu por socorro. Ninguém o ajudava, pois também estavam tentando se salvar.
        Até que uma voz dominou a multidão:
        -Vamos ajudar o gafanhoto e sua família, eles estão em perigo.
        Era o besouro quem dizia.
        Depois de tudo passado, o besouro chorava abraçado ao gafanhoto falando:
        -Acabo de aprender uma grande lição: O amor vale mais do que todo o dinheiro do mundo, você sabe compreender e perdoar, por isso é feliz.
        Assim o besouro aprendeu como é lindo amar de verdade, ajudando com bondade a todos.









 










    

15 de julho de 2010

Pergaminho


13 de julho de 2010

Filosofia em quadrinhos



Encontrei um site de Filosofia com histórias em quadrinhos. Gostei muito. O Texto da históris abaixo é uma síntese da Origem das desigualdades entre os homens, de Rousseau. Está prontinho, é só imprimir. Acesse:
http://www.filosofiaemquadrinhos.com.br




8 de julho de 2010

Sujismundo




Lembra Sujismundo? Um personagem sujo, cheio de maus hábitos, que apareceu em comerciais dos anos 70? Veja como continua atual. No You Tube há alguns que podem ser servir para trabalhar ecologia, higiene pessoal e outros temas educativos.

http://www.youtube.com


5 de julho de 2010

Preservação

Desenhos de fábulas e livros clássicos

O Patinho Feio

Para trabalhar Literatura Infantil, Mitologia, História, Ciências... Veja quantas imagens prontas para imprimir e colorir no site http://www.midisegni.it


O Pequeno Príncipe

Ícaro

Ilustração

Cerâmicas

Gato

23 de junho de 2010

Carlos Drumond de Andrade








No meio do caminho


No meio do caminho tinha uma pedra
tinha uma pedra no meio do caminho
tinha uma pedra
no meio do caminho tinha uma pedra.
Nunca me esquecerei desse acontecimento
na vida de minhas retinas tão fatigadas.
Nunca me esquecerei que no meio do caminho
tinha uma pedra
tinha uma pedra no meio do caminho
no meio do caminho tinha uma pedra





Carlos Drummond de Andrade
En Revista de Antropofagia, 1928
Incluido en Alguma poesia (1930)





 


Sugestões:

Material:
  • Uma caixa pequena com a seguinte frase colada: "Deixe aqui as pedras que estão atrapalhando seu caminho";
  • Texto digitado;


O professor lê o texto e diz que ele pode ter muitas interpretações  e que muitas coisas podem ser pedras em nosso caminho. Quando nos deparamos com essas pedras podemos parar em sua frente e esperar que alguém resolva o problema tirando-as dali para nós. Corremos o risco de ser esmagados por elas. Também podemos nos desviar  delas,  construir uma nova rota e avançar. Outra saída é tirar proveito  das pedras que estão em nosso caminho: recolhê-las e lapidá-las, transformando-as em algo melhor. Podem ser considerados pedras no meio do caminho os medos, os conflitos internos, os problemas familiares, problemas financeiros ou de saúde, disputar uma vaga, necessitar de algo e não ter dinheiro, encontar pessoas que são verdadeiras muralhas, a preguiça, enfim, há inumeras situações.

Trabalhando em duplas:
  • Pense sobre os tipos de pedra uma pessoa pode encontrar no caminho e liste algumas delas;
  • Apresentação das respostas

Trabalhando individualmente:
  • Entregar cinco pedaços de papel para o aluno e pedir que, sem se indentificar, liste cinco pedras que gostaria de eliminar de seu caminho, uma em cada papel
  • Dobrar os papéis em quatro e depositá-los dentro da caixa de papelão. Eles não deverão ser lidos. O professor poderá lacrar a caixa.
  • Entregar cinco papéis com a o desenho de um diamante. O aluno deverá colorir as figuras e escrever cinco pedras que irá recolher no caminho e lapidar. Por exemplo: A patir de hoje vou estudar mais ou vou ajudar minha mãoe em casa...
  • Recortar os diamantes escritos e coloridos e colar no caderno.

Mensagem
  •  Copiar a frase: "Cuidemos para nao nos transformarmos em pedras que atrapalham a própria vida e a vida dos outros".


Encerramento:
  • Feito isto, todos sairão da sala e levarão a caixa lacrada para o depósito de recicláveis. O professor poderá dar outro destino para a caixa, por exemplo: queimá-la ou enterrá-la.

14 de junho de 2010

Site para crianças

http://iguinho.ig.com.br/

Neste site infantil há uma variedade muito grande
de brincadeiras educativas.

Albert Einstein



"A vida de um indivíduo só tem sentido na medida em que ajuda a tornar mais bela e nobre qualquer outra vida"

ALBERT EINSTEIN (1477-1511), diplomata francês

3 de junho de 2010

Mímico Everton Ferre


Esta semana, diversas escolas do município de Alto Piquiri receberam a visita de um ator mímico. Trata-se de Everton Ferre. A mímica é uma arte silenciosa muito poderosa. Em tempos de grande dificuldade para se trabalhalhar como professor, pois o comportamento de nossas crianças e jovens não tem correspondido às nossas expectativas, foi uma visita de imensurável contribuição.


O ator faz seu trabalho sozinho. Em sua trajetória artística, já se apresentou por todo o Brasil, e em diversos outros países, em praças públicas, empresas, teatros e escolas, mas escolheu alunos de escolas públicas para mostar seu talento artístico. Através de mímicas criativas e de palestras, intergindo, faz um excelente trabalho socil. Conscientiza crianças e jovens de sua capacidade de aprendizagem, incentiva à leitura, ao estudo, ao respeito a si próprio, à família e ao outro. Ensina ao aluno que deve valorizar o lugar onde vive e a ter perspectivas de futuro ali mesmo, dedicando-se ao estudo e aproveitando as oportunidades.







Apresentação para os alunos da Escola Manuel Bandeira - Alto Piquiri - PR


Para saber mais acesse:

http://mimicoeverton.blogspot.com/
http://mimicoeverton.com.br/

1 de junho de 2010

Meio ambiente


Cada dia a natureza produz o suficiente para nossa carência. Se cada um tomasse o que lhe fosse necessário, não havia pobreza no mundo e ninguém morreria de fome.

Mahatma Gandh


Dia da ecologia

05 de junho,
dia da Ecologia e meio ambiente






Este simpático sapinho pode ser usado para:
colorir, fazer colagem, ampliar, produzir texto...


http://www.todabiologia.com/

Flor de lótus

A flor-de-lótus é uma planta da família das ninfáceas (a mesma família da vitória-régia) nativa do sudeste da Ásia (Japão, Filipinas e Índia).

Ela é venerada na Índia e no Japão, essa era a flor símbolo da espiritualidade; a mais admirada de todas, por suas qualidades. A semente de Lótus pode, por exemplo, ficar mais 5.000 anos sem água, somente esperando a condição ideal de umidade pra germinar. Ela nasce na lama e só se abre quando atinge a superfície, onde só então mostra suas luminosas e imaculadas pétalas, que são autolimpantes, isto é, têm a propriedade de repelir microrganismos e poeiras. É também a única planta que regula seu calor interno, mantendo-o por volta de 35º, a mesma temperatura do corpo humano. O botão da flor tem a forma de um coração, e suas pétalas não caem quando a flor morre, apenas secam.

Para os Chineses, o passado, o presente e o futuro estão simbolizados, respectivamente, pela flor seca, pela flor aberta e pela semente que irá germinar. Olhada com respeito e veneração pelos povos orientais, ela é associada a Buda, por representar a pureza surgindo limpa de águas lodosas.

No Japão, por exemplo, esta flor é tão admirada que, quando chega a primavera, o povo costuma ir aos lagos para ver o botão se transformando em flor.

A tradição budista nos relata que quando Buda tocou o solo e fez seus primeiros sete passos, sete flores de lótus cresceram.

Os Budas em meditação são represen-tados sentados sobre flores de lótus, Nas gravuras indianas, deuses costumam aparecer em pé ou sentado sobre a flor. Isto ocorre com:


Krishna têm a seus pés algumas flores de Lótus


O deus elefante (Ganesha)


Lakshmi (a deusa da prosperidade)


Shiva, (O destruidor)


COMPLETE O ACRÓSTICO ABAIXO:

1- Planta da família das ...

2- Era a flor … da espiritualidade.

3- O botão da flor tem a forma de um ...

4- É também a única planta que regula seu ... interno

5- Olhada com respeito e veneração pelos povos orientais, ela é associada a ...

6- Deus indiano representado na figura de um elefante …

7- Ela nasce na ... e só se abre quando atinge a superfície.

8- Pais onde é admirada quando chega a primavera

9- É da mesma família da … régia.

10-Para os Chineses, o passado, o presente e o ... estão simbolizados,

11- Deusa indiana da prosperidade: …





Tal como a flor do lótus cresce da escuridão do lodo para a superfície da água, abrindo sua flores; a mente humana, faz crescer suas verdadeiras qualidades.


1- Quais são suas verdadeira qualidades?


2- Desenhe de suas qualidades.



3- O que você pode fazer para melhorar o mundo?


4- Pinte a flor de lótus.

29 de maio de 2010

Feitos com legumes e frutas


Estas figuras estão no site http://prensesler67.blogcu.com . Além dessas, há outras que podem servir para teatros, aulas de Arte e Ciências, Produções de textos, Matemática, na decoração de festas infantis...


Coelho feito com pimentões maduros

Porquinho-da-índia feito com batata doce


Esqueleto esculpido em pepino


Mulher grávida feito com laranja



Melancia com sede


Tartaruga feita de melão
http://linksno.blogspot.com

28 de maio de 2010

Abuso sexual contra crianças e adolescentes

Pode estar onde você menos imagina


  • Roupas rasgadas ou manchadas de sangue;
  • Erupções na pele, vômitos e dores de cabeça sem qualquer explicação médica;
  • Dificuldade em caminhar;
  • Dor, inchaço, lesão ou sangramento nas áreas genitais ou anais;
  • Infecção urinária;
  • Secreções vaginais ou penianas;
  • Doenças sexualmente transmissíveis;
  • Auto flagelação;
  • Distúrbio no sono (medo de escuro, suores, gritos ou agitação noturna, sonolência, pesadelos frequentes);
  • Dificuldade de aprendizagem;
  • Mudanças de comportamento, sem outros motivos aparentes (ex: passou a ser muito agressivo, apático ou isolado, com alternância de humor);
  • Enurese noturna (urinar na cama);
  • Falta de apetite;
  • Masturbação visível e contínua, brincadeiras sexuais agressivas;
  • Relutância em voltar para casa ou fugas da escola;
  • Não participar de atividades escolares e ter poucos amigos;
  • Não confiar em adultos, principalmente aqueles que lhe são próximos;
  • Idéias e tentativas de suicídios;
  • Dificuldades de concentração;
  • Hiperatividade;
  • Comportamento rebelde;
  • Alega ter sido molestada(o) sexualmente por parente ou responsável;
  • Tristeza e abatimento profundo;
  • Regressão a um comportamento muito infantil;
  • Comportamento sexual explicito (ao brincar ela demonstra conhecimentos impróprios para a idade);

Denuncie no Conselho Tutelar de sua cidade
"Crianças e adolescentes sabem mais do que imaginamos: resgatar suas vozes, ouvir suas queixas e investigá-las é o primeiro mandamento para assegurar proteção verdadeira à infância e adolescência".



Violência sexual contra crianças e adolescente




Aprendendo a participar

26 de maio de 2010

Palhacinho

Exercite seu cérebro



Para que lado a mulher está se movendo? Se você vê ela se movendo em sentido horário, você está usando o lado direito do seu cérebro; se você a vê se movendo em sentido ati-horário, você está usando o lado esquerdo do cérebro. Algumas pessoas podem vê-la se movendo para os dois lados, mas a maioria não consegue.
Tente vê-la se movendo nas duas direções. Se você conseguir fazer isso, já é uma vitória (não há números para o Brasil, mas estima-se que apenas 14% da população norte-americana consegue vê-la se movendo para os dois lados). E se conseguir fazer isso SEM TIRAR os olhos dela ou piscar (e voluntariamente), seu QI é acima de 160, segundo um teste da Universidade de Yale (que desenvolveu essa figura).

18 de maio de 2010

Desenhos Juninos











Questionamentos pessoais

1- O que eu espero para este ano?
2- Como posso aperfeiçoar minhas qualidades?
3- Quais são minhas dificuldades pessoais? (medos, angústias,
    fraquezas)
4- Como posso ajudar meus colegas durante este ano?
5- Como pretendo estar no final do ano?
6- Como posso conseguir um futuro de sucesso?
7- Que tipo de pessoa eu sou?
8- O que eu penso sobre a vida?
9- Desenho de uma qualidade minha.
10- Desenho do meu futuro.

Atividade baseada em sugestão do Jornal "O transcendente"

30 de abril de 2010

Trabalhando com tirinhas

SUGESTÃO:

1- Pesquise no dicionário o significado de covarde.

2- Você acha que os fortes e coajosos são os que falam grosso, mentem e brigam pelo poder?

3- Quando uma pessoa é forte e corajosa?

4- Ser amável, educado com as outras pessoas é uma atitude corajosa? Por quê?

5- O personagem do quadrinho se deixou influenciar pela opinião dos outros?

6- Os corajosos de acordo com o cartoom são uma minoria. Você acha que também é corajoso? Por quê?



7- Nem todas as opiniões são boas e verdadeiras. O que devemos fazer quando não concordamos com a opiniao de alguém?

8- Quando devemos mudar de opinião?



9- De acordo com o desenho da terceira tirinha, qual o significado de 'respeito'

10- Mesmo quando não gostamos de o trabalho de alguém devemos valorizá-lo. Por quê?





OBSERVE AS IMAGENS E ESCREVA DENTRO DOS BALÕES EXPRESSANDO UMA MENSAGEM :

Mensagem de paz


Mensagem de respeito pela opinião alheia


Mensagem de respeito valorização do trabalho