TRANSLATE
Busque arquivos antigos
27 de julho de 2010
Pensamentos filosóficos
26 de julho de 2010
O Besouro e o Gafanhoto
O BESOURO E O GAFANHOTO
Aluna: Marcia Bordignon
15 de julho de 2010
13 de julho de 2010
Filosofia em quadrinhos
http://www.filosofiaemquadrinhos.com.br
8 de julho de 2010
Sujismundo
http://www.youtube.com
5 de julho de 2010
Desenhos de fábulas e livros clássicos
Para trabalhar Literatura Infantil, Mitologia, História, Ciências... Veja quantas imagens prontas para imprimir e colorir no site http://www.midisegni.it
23 de junho de 2010
Carlos Drumond de Andrade
tinha uma pedra no meio do caminho
tinha uma pedra
no meio do caminho tinha uma pedra.
na vida de minhas retinas tão fatigadas.
Nunca me esquecerei que no meio do caminho
tinha uma pedra
tinha uma pedra no meio do caminho
no meio do caminho tinha uma pedra
Sugestões:
Material:
- Uma caixa pequena com a seguinte frase colada: "Deixe aqui as pedras que estão atrapalhando seu caminho";
- Texto digitado;
- Pense sobre os tipos de pedra uma pessoa pode encontrar no caminho e liste algumas delas;
- Apresentação das respostas
- Entregar cinco pedaços de papel para o aluno e pedir que, sem se indentificar, liste cinco pedras que gostaria de eliminar de seu caminho, uma em cada papel
- Dobrar os papéis em quatro e depositá-los dentro da caixa de papelão. Eles não deverão ser lidos. O professor poderá lacrar a caixa.
- Entregar cinco papéis com a o desenho de um diamante. O aluno deverá colorir as figuras e escrever cinco pedras que irá recolher no caminho e lapidar. Por exemplo: A patir de hoje vou estudar mais ou vou ajudar minha mãoe em casa...
- Recortar os diamantes escritos e coloridos e colar no caderno.
- Copiar a frase: "Cuidemos para nao nos transformarmos em pedras que atrapalham a própria vida e a vida dos outros".
- Feito isto, todos sairão da sala e levarão a caixa lacrada para o depósito de recicláveis. O professor poderá dar outro destino para a caixa, por exemplo: queimá-la ou enterrá-la.
14 de junho de 2010
Site para crianças
Neste site infantil há uma variedade muito grande
de brincadeiras educativas.
Albert Einstein
3 de junho de 2010
Mímico Everton Ferre
Esta semana, diversas escolas do município de Alto Piquiri receberam a visita de um ator mímico. Trata-se de Everton Ferre. A mímica é uma arte silenciosa muito poderosa. Em tempos de grande dificuldade para se trabalhalhar como professor, pois o comportamento de nossas crianças e jovens não tem correspondido às nossas expectativas, foi uma visita de imensurável contribuição.
O ator faz seu trabalho sozinho. Em sua trajetória artística, já se apresentou por todo o Brasil, e em diversos outros países, em praças públicas, empresas, teatros e escolas, mas escolheu alunos de escolas públicas para mostar seu talento artístico. Através de mímicas criativas e de palestras, intergindo, faz um excelente trabalho socil. Conscientiza crianças e jovens de sua capacidade de aprendizagem, incentiva à leitura, ao estudo, ao respeito a si próprio, à família e ao outro. Ensina ao aluno que deve valorizar o lugar onde vive e a ter perspectivas de futuro ali mesmo, dedicando-se ao estudo e aproveitando as oportunidades.
Apresentação para os alunos da Escola Manuel Bandeira - Alto Piquiri - PR
Para saber mais acesse:
http://mimicoeverton.blogspot.com/
http://mimicoeverton.com.br/
1 de junho de 2010
Meio ambiente
Mahatma Gandh
Dia da ecologia
dia da Ecologia e meio ambiente
colorir, fazer colagem, ampliar, produzir texto...
http://www.todabiologia.com/
Flor de lótus
A flor-de-lótus é uma planta da família das ninfáceas (a mesma família da vitória-régia) nativa do sudeste da Ásia (Japão, Filipinas e Índia).
Ela é venerada na Índia e no Japão, essa era a flor símbolo da espiritualidade; a mais admirada de todas, por suas qualidades. A semente de Lótus pode, por exemplo, ficar mais 5.000 anos sem água, somente esperando a condição ideal de umidade pra germinar. Ela nasce na lama e só se abre quando atinge a superfície, onde só então mostra suas luminosas e imaculadas pétalas, que são autolimpantes, isto é, têm a propriedade de repelir microrganismos e poeiras. É também a única planta que regula seu calor interno, mantendo-o por volta de 35º, a mesma temperatura do corpo humano. O botão da flor tem a forma de um coração, e suas pétalas não caem quando a flor morre, apenas secam.
Para os Chineses, o passado, o presente e o futuro estão simbolizados, respectivamente, pela flor seca, pela flor aberta e pela semente que irá germinar. Olhada com respeito e veneração pelos povos orientais, ela é associada a Buda, por representar a pureza surgindo limpa de águas lodosas.
No Japão, por exemplo, esta flor é tão admirada que, quando chega a primavera, o povo costuma ir aos lagos para ver o botão se transformando em flor.
A tradição budista nos relata que quando Buda tocou o solo e fez seus primeiros sete passos, sete flores de lótus cresceram.
Os Budas em meditação são represen-tados sentados sobre flores de lótus, Nas gravuras indianas, deuses costumam aparecer em pé ou sentado sobre a flor. Isto ocorre com:
Krishna têm a seus pés algumas flores de Lótus
O deus elefante (Ganesha)
COMPLETE O ACRÓSTICO ABAIXO:
1- Planta da família das ...
2- Era a flor … da espiritualidade.
3- O botão da flor tem a forma de um ...
4- É também a única planta que regula seu ... interno
5- Olhada com respeito e veneração pelos povos orientais, ela é associada a ...
6- Deus indiano representado na figura de um elefante …
7- Ela nasce na ... e só se abre quando atinge a superfície.
8- Pais onde é admirada quando chega a primavera
9- É da mesma família da … régia.
10-Para os Chineses, o passado, o presente e o ... estão simbolizados,
11- Deusa indiana da prosperidade: …
Tal como a flor do lótus cresce da escuridão do lodo para a superfície da água, abrindo sua flores; a mente humana, faz crescer suas verdadeiras qualidades.
1- Quais são suas verdadeira qualidades?
2- Desenhe de suas qualidades.
3- O que você pode fazer para melhorar o mundo?
4- Pinte a flor de lótus.
29 de maio de 2010
Feitos com legumes e frutas
Coelho feito com pimentões maduros
28 de maio de 2010
Abuso sexual contra crianças e adolescentes
- Roupas rasgadas ou manchadas de sangue;
- Erupções na pele, vômitos e dores de cabeça sem qualquer explicação médica;
- Dificuldade em caminhar;
- Dor, inchaço, lesão ou sangramento nas áreas genitais ou anais;
- Infecção urinária;
- Secreções vaginais ou penianas;
- Doenças sexualmente transmissíveis;
- Auto flagelação;
- Distúrbio no sono (medo de escuro, suores, gritos ou agitação noturna, sonolência, pesadelos frequentes);
- Dificuldade de aprendizagem;
- Mudanças de comportamento, sem outros motivos aparentes (ex: passou a ser muito agressivo, apático ou isolado, com alternância de humor);
- Enurese noturna (urinar na cama);
- Falta de apetite;
- Masturbação visível e contínua, brincadeiras sexuais agressivas;
- Relutância em voltar para casa ou fugas da escola;
- Não participar de atividades escolares e ter poucos amigos;
- Não confiar em adultos, principalmente aqueles que lhe são próximos;
- Idéias e tentativas de suicídios;
- Dificuldades de concentração;
- Hiperatividade;
- Comportamento rebelde;
- Alega ter sido molestada(o) sexualmente por parente ou responsável;
- Tristeza e abatimento profundo;
- Regressão a um comportamento muito infantil;
- Comportamento sexual explicito (ao brincar ela demonstra conhecimentos impróprios para a idade);
26 de maio de 2010
Exercite seu cérebro
18 de maio de 2010
Questionamentos pessoais
fraquezas)
30 de abril de 2010
Trabalhando com tirinhas
1- Pesquise no dicionário o significado de covarde.
2- Você acha que os fortes e coajosos são os que falam grosso, mentem e brigam pelo poder?
3- Quando uma pessoa é forte e corajosa?
4- Ser amável, educado com as outras pessoas é uma atitude corajosa? Por quê?
5- O personagem do quadrinho se deixou influenciar pela opinião dos outros?
6- Os corajosos de acordo com o cartoom são uma minoria. Você acha que também é corajoso? Por quê?
7- Nem todas as opiniões são boas e verdadeiras. O que devemos fazer quando não concordamos com a opiniao de alguém?
8- Quando devemos mudar de opinião?
9- De acordo com o desenho da terceira tirinha, qual o significado de 'respeito'
10- Mesmo quando não gostamos de o trabalho de alguém devemos valorizá-lo. Por quê?
OBSERVE AS IMAGENS E ESCREVA DENTRO DOS BALÕES EXPRESSANDO UMA MENSAGEM :