TEXTO I - SÃO FRANCISCO
Lá vai São Francisco
Pelo caminho
De pé descalço
Tão pobrezinho
Dormindo à noite
Junto ao moinho
Bebendo a água
Do ribeirinho.
Lá vai São Francisco
De pé no chão
Levando nada
No seu surrão
Dizendo ao vento
Bom-dia, amigo
Dizendo ao fogo
Saúde, irmão.
Lá vai São Francisco
Pelo caminho
Levando ao colo
Jesuscristinho
Fazendo festa
No menininho
Contando histórias
Pros passarinhos.
Vinícius de Moraes
SUGESTÕES DE TRABALHO:
1- Leitura oral
2- Declamação do poema
3- Reescrever os versos substituindo a palavra destacadas:
“Levando nada
No seu surrão”.
“Lá vai São Francisco pelo caminho
Contando histórias pros passarinhos”
4- Identificar os verbos que estão no gerúndio:
5- Identificar adjuntos adverbiais da primeira estrofe.
6- Encontrar dois vocativos na segunda estrofe:
7- Descobrir as funções sintáticas das palavras destacadas:
Lá vai São Francisco
Pelo caminho
Levando ao colo
Jesuscristinho
Fazendo festa
No menininho
Contando histórias
Pros passarinhos.
8- Identificar as rimas do poema:
9- Responder quantas são as estrofes e os versos.
10- Reescrever o poema sem usar o diminutivo.
11- Comparar o poema no diminutivo e no grau normal e dar opinião a respeito das diferenças.
12- Descobrir as características físicas e psicológicas de São Francisco.
13- Reescrever o poema em prosa usando o discurso direto e o discurso indireto.
14 Escrever uma paráfrase do texto. O início pode ser assim:
Lá vai o bóia-fria
Pelo caminho
15- Escrever uma paráfrase a partir do desenho abaixo.
16- Desenhar as três estrofes do poema e expor.
17- Esculpir São Francisco e animais em sabão ou fazer modelagem em argila, massa de biscuit ou massa de modelagem.
18- Desenhos para colorir:
19 Pesquisar sobre os temas:
A transposição do Rio São Francisco,
A Cidade de Assis na Itália,
Biografia de Francisco de Assis.
TEXTO II - ORAÇÃO DE SÃO FRANCISCO
Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz.
Onde houver ódio, que eu leve o amor;
Onde houver ofensa, que eu leve o perdão;
Onde houver discórdia, que eu leve a união;
Onde houver dúvida, que eu leve a fé;
Onde houver erro, que eu leve a verdade;
Onde houver desespero, que eu leve a esperança;
Onde houver tristeza, que eu leve a alegria;
Onde houver trevas, que eu leve a luz.
Ó Mestre, Fazei que eu procure mais
Consolar, que ser consolado;
compreender, que ser compreendido;
amar, que ser amado.
Pois, é dando que se recebe,
é perdoando que se é perdoado,
e é morrendo que se vive para a vida eterna.
São Francisco de Assis
SUGESTÕES DE ATIVIDADES:
1- Reescrever o texto na 2ª pessoa do singular, na 1ª e na 2ªp do plural do presente do subjuntivo.
2- Identificar as regras de acentuação gráfica das palavras acentuadas.
3- Grifar os verbos que estão no particípio
4- Identificar dois vocativos.
5- Usar o dicionário e definir as palavras perdão, união, fé, vaidade, esperança, alegria...
6- O primeiro texto fala de coisas que concretas e o segundo de coisas abstratas: Pedir para o aluno comparar os textos e descobrir quais as coisas concretas e quais as abstratas.
7- Cantar o texto. Os alunos que sabem tocar algum instrumentos poderão tocá-los nestas hora.
DESENHO PARA DESENVOLVER UM TEATRO
Professora,ficou muito lindo!Mais uma vez parabéns!Obrigado pelas sugestões.
ResponderExcluirProfessor Sérgio