Há tempos deixei de abastecer este Blog, mesmo assim ele continua ativo, servindo de inspiração para muitos professores. Se você chegou até aqui, saiba que os conteúdos aqui postados são aulas que preparei para mim. Eu não quis guardar minhas experiências, pois sei que a maioria dos professores não têm muito tempo. Aproveite. Blog criado em 18/09/2006

TRANSLATE

Busque arquivos antigos

17 de abril de 2008

São Francisco

TEXTO I - SÃO FRANCISCO



Lá vai São Francisco
Pelo caminho
De pé descalço
Tão pobrezinho
Dormindo à noite
Junto ao moinho
Bebendo a água
Do ribeirinho.


Lá vai São Francisco
De pé no chão
Levando nada
No seu surrão
Dizendo ao vento
Bom-dia, amigo
Dizendo ao fogo
Saúde, irmão.


Lá vai São Francisco
Pelo caminho
Levando ao colo
Jesuscristinho
Fazendo festa
No menininho
Contando histórias
Pros passarinhos.

Vinícius de Moraes

SUGESTÕES DE TRABALHO:

1- Leitura oral

2- Declamação do poema

3- Reescrever os versos substituindo a palavra destacadas:

“Levando nada

No seu surrão”.

“Lá vai São Francisco pelo caminho

Contando histórias pros passarinhos”

4- Identificar os verbos que estão no gerúndio:

5- Identificar adjuntos adverbiais da primeira estrofe.

6- Encontrar dois vocativos na segunda estrofe:

7- Descobrir as funções sintáticas das palavras destacadas:

Lá vai São Francisco
Pelo caminho
Levando ao colo
Jesuscristinho
Fazendo festa
No menininho
Contando histórias
Pros passarinhos.


8- Identificar as rimas do poema:

9- Responder quantas são as estrofes e os versos.

10- Reescrever o poema sem usar o diminutivo.

11- Comparar o poema no diminutivo e no grau normal e dar opinião a respeito das diferenças.

12- Descobrir as características físicas e psicológicas de São Francisco.

13- Reescrever o poema em prosa usando o discurso direto e o discurso indireto.

14 Escrever uma paráfrase do texto. O início pode ser assim:

Lá vai o bóia-fria

Pelo caminho

15- Escrever uma paráfrase a partir do desenho abaixo.

16- Desenhar as três estrofes do poema e expor.

17- Esculpir São Francisco e animais em sabão ou fazer modelagem em argila, massa de biscuit ou massa de modelagem.


RECEITA DE MASSA DE BISCUIT

18- Desenhos para colorir:

19 Pesquisar sobre os temas:

A transposição do Rio São Francisco,

A Cidade de Assis na Itália,

Biografia de Francisco de Assis.


TEXTO II - ORAÇÃO DE SÃO FRANCISCO

Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz.
Onde houver ódio, que eu leve o amor;
Onde houver ofensa, que eu leve o perdão;
Onde houver discórdia, que eu leve a união;
Onde houver dúvida, que eu leve a fé;
Onde houver erro, que eu leve a verdade;
Onde houver desespero, que eu leve a esperança;
Onde houver tristeza, que eu leve a alegria;
Onde houver trevas, que eu leve a luz.
Ó Mestre, Fazei que eu procure mais
Consolar, que ser consolado;
compreender, que ser compreendido;
amar, que ser amado.
Pois, é dando que se recebe,
é perdoando que se é perdoado,
e é morrendo que se vive para a vida eterna.

São Francisco de Assis


SUGESTÕES DE ATIVIDADES:

1- Reescrever o texto na 2ª pessoa do singular, na 1ª e na 2ªp do plural do presente do subjuntivo.

2- Identificar as regras de acentuação gráfica das palavras acentuadas.

3- Grifar os verbos que estão no particípio

4- Identificar dois vocativos.

5- Usar o dicionário e definir as palavras perdão, união, fé, vaidade, esperança, alegria...

6- O primeiro texto fala de coisas que concretas e o segundo de coisas abstratas: Pedir para o aluno comparar os textos e descobrir quais as coisas concretas e quais as abstratas.

7- Cantar o texto. Os alunos que sabem tocar algum instrumentos poderão tocá-los nestas hora.




DESENHO PARA DESENVOLVER UM TEATRO


ESCREVER UMA PARÁFRASE DA ESTÓRIA DA CHAPEUZINHO VERVELHO



Um comentário:

  1. Professora,ficou muito lindo!Mais uma vez parabéns!Obrigado pelas sugestões.
    Professor Sérgio

    ResponderExcluir

A humanidade é um oceano. Se algumas gotas estão sujas, isso não significa que ele todo ficará sujo. (Mahatma Gandhi)