Há tempos deixei de abastecer este Blog, mesmo assim ele continua ativo, servindo de inspiração para muitos professores. Se você chegou até aqui, saiba que os conteúdos aqui postados são aulas que preparei para mim. Eu não quis guardar minhas experiências, pois sei que a maioria dos professores não têm muito tempo. Aproveite. Blog criado em 18/09/2006

TRANSLATE

Busque arquivos antigos

15 de agosto de 2014

Como ensinar diálogo

Muitos alunos têm dificuldade para entender como se escreve um diálogo, não sabem quando devem usar parágrafo e travessão. Ensine-os usando balões. A atividade a seguir é feita a partir de um desenho bem simples que contém dois personagens. É importante que o professor acompanhe a atividade e esclareça as dúvidas. 


1- Os alunos devem escrever as falas do policial e do presidiário dentro dos balões de forma bem simples, apenas uma frase por balão.



DIÁLOGO: ......................................................................

            Um tumulto no Presídio São José provocou a maior confusão. Um detento quase fugiu. Por sorte o Policial Militar correu atrás do preso. Entre eles aconteceu a seguinte conversa:

 
 
            E a situação piorou:
 
 
 
 

            O Policial Militar conseguiu dominar o homem e o devolveu ao presídio.


2- As falas escritas saem dos balões e são escritas no caderno. Cada vez que um dos personagens fala é necessário o uso de parágrafo e travessão. A fala do narrador é escrita com parágrafo, mas sem travessão. 

3- Exposição dos textos num mural, para que todos conheçam o trabalho coletivo.



4- Leitura do livro Chapeuzinho vermelho.

5- Faça dedoches do Lobo Mau e da Chapeuzinho Vermelho e peça para alguns alunos recontarem oralmente a estória.

6- Aplique o mesmo procedimento com balões. O alunos devem escrever algumas falas entre o Lobo Mau e a Chapeuzinho, mas oriente-os para que mudem as falas e dêem um desfecho diferente do tradicional.

7- Reescrita das falas dos balões no caderno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A humanidade é um oceano. Se algumas gotas estão sujas, isso não significa que ele todo ficará sujo. (Mahatma Gandhi)