Muitos alunos têm dificuldade para entender como se escreve um diálogo, não sabem quando devem usar parágrafo e travessão. Ensine-os usando balões. A atividade a seguir é feita a partir de um desenho bem simples que contém dois personagens. É importante que o professor acompanhe a atividade e esclareça as dúvidas.
1- Os alunos devem escrever as falas do policial e do presidiário dentro dos balões de forma bem simples, apenas uma frase por balão.
DIÁLOGO: ......................................................................
Um tumulto no Presídio São José provocou a maior confusão. Um detento quase fugiu. Por sorte o Policial Militar correu atrás do preso. Entre eles aconteceu a seguinte conversa:
E a situação piorou:
O Policial Militar conseguiu dominar o homem e o devolveu ao presídio.
2- As falas escritas saem dos balões e são escritas no caderno. Cada vez que um dos personagens fala é necessário o uso de parágrafo e travessão. A fala do narrador é escrita com parágrafo, mas sem travessão.
3- Exposição dos textos num mural, para que todos conheçam o trabalho coletivo.
4- Leitura do livro Chapeuzinho vermelho.
5- Faça dedoches do Lobo Mau e da Chapeuzinho Vermelho e peça para alguns alunos recontarem oralmente a estória.
6- Aplique o mesmo procedimento com balões. O alunos devem escrever algumas falas entre o Lobo Mau e a Chapeuzinho, mas oriente-os para que mudem as falas e dêem um desfecho diferente do tradicional.
7- Reescrita das falas dos balões no caderno.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
A humanidade é um oceano. Se algumas gotas estão sujas, isso não significa que ele todo ficará sujo. (Mahatma Gandhi)