Viola Spolin nasceu em Chicago, Illinois, EUA, em 1906 e
faleceu em Los Angeles ,
Califórnia, EUA. Foi uma importante professora de teatro no século XX por criar
jogos teatrais para auxiliar a concentração e o treinamento de atores. Escreveu
livros para teatro nos quais publicou técnicas de improvisação, hoje
considerados como importantes fontes de informação. Viola é tida como a mãe do
teatro de improviso. Seu trabalho influenciou a televisão, o teatro e o cinema
americanos, fornecendo técnicas que ainda hoje são usadas por diretores, atores
e escritores teatrais.
Durante sua vida, Spolin percebeu a necessidade de um
sistema de fácil treinamento teatral e desenvolveu jogos que desencadearam a
criatividade e ajudaram a desbloquear a capacidade do indivíduo para a
autoexpressão criativa. A sua técnica originou-se no período da Grande
Depressão, quando estudou com Neva Boyd. Além de professora, escreveu diversos
textos sobre improvisação. Seus escritos também são respeitados fora do círculo
teatral por diretores, educadores e psicólogos, afetando principalmente o
comportamento humano. O pai de Spolin era policial e fazia parte do esquadrão
vermelho, dessa forma prendia imigrantes que suspeitava de atitudes
antiamericanas. Spolin escolheu esses imigrantes para ajudar com seus jogos.
Essas pessoas precisavam aprender a se comunicar na nova língua e absorver os
costumes cultuais e étnicos do novo país.
Em 1946, Viola Spolin criou a Companhia de Jovens atores
de Hollywood, treinando crianças a partir do seis anos com jogos teatrais.
Exerceu este trabalho até 1955, quando retornou para Chicago e até 1969 exerceu
atividades variadas: dirigiu teatro, realizou oficinas de jogos, trabalhou com
seu filho, Paul Sills, publicou “Improvisações para Teatro” e foi co-fundadora
do teatro de Jogos. No teatro, buscou a participação do público, eliminou a
separação convencional entre atores e audiência. Não obtendo o sucesso
esperado, fechou o teatro após alguns meses. Entre 1970 e 1991 foi consultora
do teatro Sills Story em
Los Angeles , Nova York e na televisão. Também realizou
workshops para empresas e atuou como atriz no filme de Paul Mazursky Alex em
1970. Em 1975 publicou o jogo “Theater” abordando o ensino aprendizagem
exclusivo para professores que atuavam em sala de aula. Em 1976 criou o Spolin
Game Theater Center em Holywood onde foi diretora artística e professora. Em
1979 recebeu um doutorado honorário da Universidade de Michigan. Em 1985
publicou o livro “Manual de um diretor.
Os jogos teatrais escritos, ensinados e aplicados por
Viola Spolin eram simples e descomplicados, construídos em cima de um foco ou
problema técnico. Sua reprodução era natural e espontânea, com efeitos
libertadores. Havia jogos para libertar a tensão do ator, para limpá-lo de
preconceitos subjetivos, jogos de relacionamento, de concentração., que além de
proporcionarem prazer, aumentavam a sensibilidade, a auto-consciência e a
comunicação interpessoal. Considerados
uma técnica de auto-conhecimento e de comunicação não-verbal, esses jogos não eram
do tipo que se ganha ou se perde. Suas regras permitiam aos participantes
interagir igualmente uns com os outros. Eram democráticos, pois qualquer pessoa
podia participar, fossem jovens ou velhas, de qualquer etnia. Neles usavam-se a
linguagem, os gestos, a mímica, a imaginação, o contato físico. Eles tinham um
efeito libertador para os jogadores.
O currículo de Spolin tem uma lista extensa de palestras,
demonstrações, workshops para estudantes, profissionais de teatro, ensino
fundamental e médio, escolas para superdotados, com problemas de saúde mental ,
psicologia e centros de realbilitação de delinqüentes. A autora ensina que
esses jogos teatrais podem ser aplicados em qualquer campo, disciplina ou
assunto.
Viola Spolin não fez carreira como atriz, mas passou a
maior parte de seu tempo estudando como se fosse uma atriz. Não participou de
nenhum grupo teatral, mas foi atraída pela visão em conjunto. Sem
dúvida, Spolin transformou a teatro americano e universalizou a comunicação.
Seu pensamento escrito foi usado no teatro e na escola. Sem saber, ela
reinventou o teatro. Seu trabalho foi árduo. Não teve medo de inovar, de mudar,
de recomeçar, de assumir cargos, de ensinar. Foi arrojada, sempre tinha novos
projetos. Com seus jogos teatrais fez algo essencial para o desenvolvimento
humano: ajudou as pessoas a
desenvolverem habilidades e a cooperarem umas com as outras, além de
ensinar a se ouvirem mutuamente e a se imaginarem em circunstâncias semelhantes
às outras.. Seu grande legado foi não guardar para si o conhecimento, mas
ensinar, escrever e formar líderes, foi acreditar no potencial das pessoas,
acreditar que elas fariam o melhor trabalho,
foi também estimular essas
pessoas. Foi formadora de talentos notáveis do mundo do teatro e do
cinema, com sua genialidade se tornou conhecida internacionalmente.
Em suma, Viola Spolin foi uma educadora teatral que
sempre acreditou no ser humano e não mediu esforços para fazê-lo crescer como
pessoa. Spolin foi útil.
Referências
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